sexta-feira, janeiro 29, 2010

Ode de Inverno

quarta-feira, janeiro 27, 2010


Com os pés na água

domingo, janeiro 24, 2010

quinta-feira, janeiro 21, 2010
















Mais edifícios degradados no Centro Histórico de Ponte de Lima

terça-feira, janeiro 19, 2010
















Edifícios degradados no Centro Histórico

O Nuno Matos no blogue Ponte de Lima chamou a atenção para um edifício, com alto valor patrimonial, profundamente degradado em pleno centro histórico de Ponte de Lima. A sua recuperação é urgente mas, pertence a um privado. No entanto nas Opções do Plano para 2010 verifica-se que está nos horizontes do Município a aquisição do edifício. A ver vamos se aí residirá a solução.

Entretanto, outros edifícios, situados na zona histórica de Ponte de Lima, carecem de intervenção urgente. Numa pequena amostragem, recolhemos os identificados nas fotografias.

sábado, janeiro 16, 2010

Uma comédia trágica!

Poderia, alguma vez, transformar-se uma tragédia numa comédia?
Nas artes cénicas talvez não, mas na política parece ser o pão nosso de cada dia.
Senão vejamos:
Em tempos idos Gomes da Silva, Ministro de Santana Lopes manifestou o seu desconforto pelo longo tempo de antena dado a Marcelo Rebelo de Sousa na TVI, aproveitado por este para "zurzir" fortemente no governo que integrava. Marcelo esteve pouco tempo mais naquela estação televisiva. Foi um clamor no país, porque era um atentado à liberdade de imprensa, porque os mais elementares direitos estavam em risco. Foi trágico!
Nos últimos tempos, Manuela Moura Guedes ficou sem o seu jornal, Moniz foi despachado da TVI, José Manuel Fernandes foi substituído na direcção do jornal "Público" e, agora, a RTP em nome da pluralidade põe um ponto final no programa de Marcelo. Tudo normal nesta país à beira mar plantado, que assiste impávido e sereno ao afastamento de todas as vozes incómodas ao Sr. Sócrates. Uma comédia!
Por cá terminou o inquérito público ao TGV. O Município detesta os dois traçados, os autarcas das freguesias atravessadas pelo traçado poente entendem que o melhor corredor é o nascente e, como não podia deixar de ser, os autarcas cujas freguesias são dizimadas pelo traçado nascente entendem que o "monstro" deve passar pelo traçado poente. Uma tragédia!
Só que esta história do Município assumir uma posição contrária aos dois corredores sem disfarçar a preferência pelo traçado nascente, tem contornos de uma verdadeira comédia.
Será possível, será aceitável que o Município adjudique uma obra emblemática, de grande significado para o concelho e para as freguesias que vai servir, como é o Centro Educativo das Lagoas, situado em pleno corredor poente do TGV, no preciso momento em que decorria o inquérito público e em que clamava aos sete ventos que ambos eram maus para o concelho e que não tinha preferência por nenhum?
Ou já sabe o Município que o corredor escolhido será o nascente?
A comédia tem todos os contornos de uma tragédia...

quinta-feira, janeiro 14, 2010


Uma exposição a não perder: "O Natal e as Escolas" até ao final do mês no Museu dos Terceiros

terça-feira, janeiro 12, 2010

domingo, janeiro 10, 2010

Por o dia na ordem...

A ordem de trabalhos para as reuniões do executivo municipal de Ponte de Lima são distribuídas pelos Vereadores na sexta-feira anterior ao dia da reunião, normalmente a segunda-feira em que não se realiza a feira quinzenal na sede do concelho. Pelo meio fica o fim-de-semana, período em que os serviços municipais estão encerrados.
Acontece que em todas as reuniões aparecem assuntos que, considerada a sua urgência, são discutidos sem estarem consignados na ordem de trabalhos, distribuída no dia útil anterior.
Pela análise dos pontos incluídos não parece haver grande critério de selecção nem, em muitos dos casos, urgência que justificasse a sua discussão com duas semanas de antecedência.
O Vereador do PSD tem optado pela abstenção nestes pontos. Ora, numa das reuniões de Dezembro, foi ao abrigo da urgência que foi integrado na ordem de trabalhos a definição da percentagem de IRS que seria cobrado aos Munícipes limianos, novamente fixado em 0%. Trata-se de uma boa notícia, potenciadora da fixação da população e da atractividade do concelho.
O Vereador do PSD, em coerência com atitudes anteriores, absteve-se, o que levantou alguma celeuma, pois tratava-se de uma medida positiva para o concelho.
Entendo que o Vereador Filipe Viana agiu correctamente, em coerência com o que tinha feito até aqui.
O que era importante aferir, neste momento, é que critério deve presidir à difinição da urgência de um assunto: São os processos de loteamento? São os apoios financeiros às Juntas de Freguesia? São os apoios às associações? São os esquecimentos de quem tem que elaborar a agenda? São efectivamente assuntos que pela sua urgência e impossibilidade de atempadamente serem inscritos devem ser discutidos?
Esta questão é demasiado séria para ser tratada com leviandade, como as reuniões do executivo e respectiva ordem de trabalhos são demasiado sérias para estarem sujeitas a falhas de critério na sua elaboração.
O que a atitude de Filipe Viana deve gerar é uma cultura de maior responsabilização de quem gere a agenda das reuniões do executivo, para que não exista uma agenda oficial e uma outra oculta, onde tudo cabe, potenciando a transparência e o respeito por aqueles que, não tendo pelouros atribuídos, têm o direito à informação total e atempada dos assuntos a discutir. Porque ninguém acredita que a definição da taxa de IRS para 2010 apenas tenha sido lembrada durante um fim-de-semana e reconhecida como importante na segunda-feira de manhã...


Pela positiva - A equipa sénior de hóquei em patins da A. D. "Os Limianos" foi empatar na passada quinta-feira ao terreno do Infante Sagres, líder da classificação, cimentando a série de resultados positivos que iniciou em Dezembro. Os sinais que tem vindo a dar aos adeptos são de uma maior consistência, bom jogo e capacidade para ultrapassar os adversários, mesmo os mais difícieis e melhor apetrechados. Em Janeiro arranca a segunda volta, sendo um mês decisivo para que os pupilos de Pedro Mendes possam afirmar as suas pretensões aos lugares cimeiros da tabela. Os adeptos assim o esperam, sendo certo que capacidade não falta à equipa limiana.

sexta-feira, janeiro 08, 2010

terça-feira, janeiro 05, 2010

sábado, janeiro 02, 2010

MUDAR...

Nos largos anos de permanência na blogosfera, "O Parar Para Pensar" tem evoluído, tanto ao nível gráfico como de conteúdos.
A década que acaba de arrancar vai também trazer alguma mudança a este blogue, que se habituou a, diariamente, contactar com os seus inúmeros leitores, através de "post's" meramente informativos, textos de opinião ou foto-legenda. O rítmo de trabalho diário é extraordinariamente exigente, desgastante e requer muito tempo de permanência junto do computador, com a exclusiva finalidade de pesquisar informação, fazer o seu tratamento e posterior publicação.
É este o tempo que, a partir do início deste ano, vai fazer falta ao autor do blogue para arrancar com novos projectos e dar um novo impulso a outros que, estando iniciados, carecem de tempo para serem finalizados.
Por isso, o caro leitor notará algumas alterações no "Parar Para Pensar" a partir do início do ano:
1. A cadência de publicação deixará de ser diária, passando a ter uma periodicidade semanal, sob a forma de um texto de opinião sobre um tema, ou temas, que polarizaram a atenção dos limianos durante os sete dias anteriores;
2. A par do texto de opinião poderão ser publicadas foto-legendas de assuntos diversos;
3. Continuará a ser dada publicidade às primeiras páginas das publicações periódicas limianas e dos livros que surgirem nos escaparates, relacionados com a nossa terra ou da autoria de limianos.
4. As grande causas e grandes temas terão sempre um espaço no nosso/vosso blogue.
5. Alguns acertos serão introduzidos no grafismo, trabalho que começou já a ser efectuado.

Resta-nos desejar a todos os leitores um feliz e bom ano 2010.

sexta-feira, janeiro 01, 2010

FELIZ 2010 !!!!!!!!!!!!