segunda-feira, agosto 31, 2009

Candidatos limianos às legislativas


Afinal são mais!
Além de Abel Baptista, pelo CDS/PP, há mais limianos em lugares de destaque nas listas concorrentes às próximas legislativas. Paula Marinho, advogada, é a cabeça de lista pela Frente Ecologia e Humanismo, que junta o Movimento Partido da Terra e o Partido Humanista. Nessa mesma lista o artista plástico Américo Carneiro ocupa o quarto lugar.
O Partido Portugal Pró-vida apresenta como cabeça de lista o professor limiano José Manuel Leitão Puga.
Petição contra a introdução de portagens na A28

domingo, agosto 30, 2009

Limianos fora da Taça

"Os Limianos" foram eliminados da Taça de Portugal, depois de terem perdido no desempate através de grandes penalidades por 4-3, com 1-1 no final do tempo regulamentar.
A lotaria dos penaltis acabou por ser madrasta para a equipa da casa, num jogo que foi bastante dividido. Os locais dominaram no primeiro tempo, durante o qual tiveram oportunidades para sentenciar a partida, enquanto que a equipa que viajou de Sintra conseguiu equilibrar as forças no segundo tempo.
O jogo realizou-se num dia extraordinariamente quente, factor que condicionou o desenrolar do encontro.
"Os Limianos" alinharam com: Litos, Patrício, Boris, César e Hugo Costa; André Pinto, Paulo Pereira, Dionísio, Ribeiro, Miguel e João Costa. Jogaram ainda Ribeira, Tiago e Hugo Soares.
Ao intervalo: 1-1
Golo: Paulo Pereira
Seis limianos no Campeonato do Mundo de Maratonas

O Clube Náutico de Ponte de Lima participou em Crestuma na Selectiva Nacional de Maratonas, que teve como objectivo seleccionar atletas para o Campeonato do Mundo de Maratonas tendo o Clube Náutico de Ponte de Lima participado com 8 atletas, seis dos quais venceram as suas categorias ficando apurados para representar Portugal naquela competição.
Em K1 Junior Diogo Lacerda, em K1 Damas Juniores, Joana Sousa, Duarte Lacerda em C1 Júnior. Este atleta, em conjunto com Bruno Vitória do Clube Náutico de Mértola, foram os vencedores ficando assim também apurados em C2.
Nuno Barros, atleta Sénior que já foi vice-campeão do Mundo de Maratonas em C2, venceu no sábado a prova em C1 e no domingo a prova em C2 Sénior com um colega do CN Prado Hélder Silva, ficando assim apurado para fazer as duas distancias.
Fernando Pimenta, aleta Campeão Europeu de Pista em Sub-23 foi também o vencedor no escalão de sub-23 ficando assim apurado para disputar em Setembro o Campeonato do Mundo de Maratonas.
Trata-se de mais um grande sucesso do clube limiano, que continua a coleccionar vitórias ao mais alto nível e que, seguramente, saberá honrar as cores nacionais no Mundial que se realiza em Portugal.

sábado, agosto 29, 2009

Captações em "Os Limianos"
Arrancaram na segunda-feira, dia 24 de Agosto os trabalhos das equipas de iniciados, infantis e escolas de "Os Limianos". Foi também dado o pontapé de saída para as captações para os escalões de escolas e infantis do clube.
Assim, os jovens nascidos em 1997, 1998, 1999 ou 2000, devem comparecer no Campo do Triunfo nos seguintes horários:
ESCOLAS (1999 e 2000) - 4ªs e 6ª feiras às 18h30. Sábados às 9h30
INFANTIS (1997 e 1998) - 2ª feiras às 18h30, 3ªs e 5ªs feiras às 19h00

As captações decorrerão até ao dia 12 de Setembro.

sexta-feira, agosto 28, 2009

Taça de Portugal

"Os Limianos" recebem domingo, pelas 16h00, a equipa do Sintrense, em jogo a contar para a primeira eliminatória da Taça de Portugal.
Aprovado projecto do Centro Educativo de Ponte de Lima

Foi aprovado o projecto do futuro Centro Educativo de Ponte de Lima, que ficará situado junto à Quinta do Cruzeiro, na freguesia de Arca. O valor global da obra estima-se em 3,9 milhões de euros e o edifício contará com 20 salas para os ensinos pré-primário e primário.

quinta-feira, agosto 27, 2009

Inauguração do Centro Educativo de Fornelos
Feiras Novas na web

Está já disponível a versão beta do site não oficial das Feiras Novas, que se pode constituir como o local de encontro virtual de todos aqueles que gostam das festas do concelho de Ponte de Lima e que as tonaram incontornáveis no roteiro festivo do Alto Minho.
Segundo o administrador do site o projecto "parte de uma iniciativa individual com o objectivo em ajudar a divulgar melhor o evento, tirando partido das melhoras práticas na construção de websites e de webmarketing social".
Seja bem vindo!
Manuel Pires Trigo sobre as candidaturas às autárquicas

Feiras Novas móveis

As Feiras Novas de Ponte de Lima estão a ser publicitadas através das Táxis locais. Uma publicidade móvel...

quarta-feira, agosto 26, 2009

Ministra da Educação inaugura Centros Escolares de Fornelos e Arcozelo

A Ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, estará em Ponte de Lima na quinta-feira, dia 27 de Agosto, para inaugurar o Centros Educativo de Fornelos e visitar a nova Escola Básica de Arcozelo, que entrarão em funcionamento no início do ano-lectivo.
Município baixa Taxa do IMI

O Imposto Municipal sobre Imóveis volta a baixar em Ponte de Lima no próximo ano, na sequência da deliberação do executivo municipal, que deverá ser ratificada na próxima Assembleia Municipal. A redução diz respeito aos prédios avaliados no âmbito do CIMI, fixada aogora em 0,35%. A taxa dos restantes prédios será fixada em 0,7%. Na mesma reunião foi aprovada uma majoração de 30% da taxa para os prédios urbanos degradados.

A parcela municipal do IRS continuará a ser de 0%, uma boa notícia para os contribuintes locais.

terça-feira, agosto 25, 2009

Os candidatos do PSD à Câmara e Assembleia Municipal e os do CDS/PP à Assembleia Municipal e Câmara Municipal
As listas para as autárquicas

Sem grandes surpresas deram entrada no Tribunal de Ponte de Lima as listas concorrentes às autárquicas de 10 de Outubro próximo.
Para a presidência do Município concorrem Victor Mendes pelo CDS/PP, Filipe Viana pelo PSD, António Carlos Matos pelo PS e Acácio Pimenta pela CDU.
Para a Assembleia Municipal Abel Baptista pelo CDS/PP, Paulo Morais pelo PSD, Agostinho Freitas pelo PS e João Gomes pela CDU.
Para as Juntas de Freguesia, o CDS/PP e os aliados independentes apresentaram 45 listas, o PSD 31, o PS 10 e a CDU 7.

segunda-feira, agosto 24, 2009

Declaração de interesses

O administrador e autor dos textos inseridos neste blogue integra a lista do PSD candidata à Assembleia Municipal de Ponte de Lima.

O "Parar para Pensar" continuará a dar cobertura a toda a actualidade local assim como à informação veículada pelos diferentes partidos ou candidatos.

Táxi das Lagoas
Ao fim-de-semana no Largo de Camões...

Ecovia de Ponte de Lima na Visão

domingo, agosto 23, 2009

José Carlos Fernandes ao Diário do Minho (17/08/2009)

"Os nossos objectivos prendem-se em fazer algo semelhante ao que fizemos no ano passado"

"Os Limianos" é um clube que tem dado passos seguros, que não entra em loucuras e que tem mantido um orçamento dentro da realidade do clube"

"Temos um grupo mais experiente e penso que estamos mais fortes que o ano passado"

"A formação aparece no topo da hierarquia"

Termina hoje o "Street Basket"

sábado, agosto 22, 2009

Limianos continua a sua preparação


Na sexta-feira, dia 14 de Agosto, a equipa da A. D. "Os Limianos" recebeu o Famalicão e perdeu por 1-0, com um golo de grande penalidade marcado ainda na primeira parte.
Correlhã - Limianos na apresentação da equipa da casa

No domingo, dia 23 de Agosto realiza-se no novo relvado sintético da Correlhã o jogo de apresentação da equipa da casa, contra a A. D. "Os Limianos". O início da partida está marcado para as 18h00.
Será uma boa oportunidade para ver em acção as duas melhores equipas do concelho.
"Os Limianos" vêm de duas derrotas consecutivas, embora em jogos em que forneceram indicações muito positivas, designadamente contra o Famalicão (0-1) em casa, e o Vieira (1-2) fora.

sexta-feira, agosto 21, 2009

Sou do tempo em que os neons eram proibidos em Ponte de Lima

Feira de Stocks

Numa iniciativa da Associação Empresarial de Ponte de Lima, decorre sábado e domingo a "Feira de Stocks" na Expolima. No capítulo da animação, o destaque vai para a Noite de Fado, no sábado dia 22, com a presença da fadista Elsa Gomes.
Feiras Novas antecipadas e Feriado Municipal passa a ser movel

Na última reunião do Executivo Municipal de Ponte de Lima, foi deliberado por unanimidade antecipar numa semana a realização das Feiras Novas, para o segundo fim-de-semana de Setembro, e alterar o Feriado Municipal, passando de 20 de Setembro para a terça-feira seguinte às festas do concelho. Esta última decisão foi tomada por maioria, com um voto contra do Vereador do PSD. Estas alterações serão sujeitas a discussão e votação na próxima Assembleia Municipal de 4 se Setembro e terão efeitos práticos a partir de 2010.

Tanto uma decisão como outra merecem a nossa concordância, tendo em conta os seguintes factores:

1. As Feiras Novas sempre foram um acontecimento de transição para todos os limianos, assinalando o final do Verão, das férias e o arranque de mais um ano de trabalho. Esse ponto psicológico de viragem tinha também tudo a ver com o início do ano escolar. No entanto este tem sido antecipado ano após ano, situando-se presentemente mais de uma semana antes das festas.
A antecipação das festas vem permitir que a marca da transição seja reposta e que alunos, pais, professores de todo o país possam vir às festas sem comprometer o seu trabalho ou os seus estudos.

2. Ao situar as festas na primeira quinzena de Setembro, é possível proporcionar a muitas pessoas ainda em gozo de férias a participação no evento. Por outro lado, quanto mais cedo forem realizadas, maiores probabilidades de bom tempo podem existir.

3. Quanto ao feriado, a decisão tomada vem colocar em prática um hábito muito enraízado nos limianos, sobretudo no tecido comercial. Depois de alguns dias de intenso trabalho, a terça-feira seguinte às festas era dedicada ao descanso, com muitos estabelecimentos encerrados.

4. No entanto, esta decisão vem desvalorizar o significado do Feriado Municipal, ao torná-lo móvel e associando-o apenas ao descanso pós-festas. Não deve ser este o verdadeiro sentido do feriado. Por isso da entendemos que a maioria camarária não devia ter ignorado a proposta do PSD de alteração do feriado municipal para 4 de Março, dia da fundação de Ponte de Lima.

Se, por um lado, se colocou no papel uma prática, por outro perdeu-se uma enorme oportunidade de discutir a alocação do feriado municipal a um momento chave da histórica local, e não será mentira se aqui afirmarmos que a maioria camarária apenas não o fez porque a proposta vinha do maior partido da oposição...

quinta-feira, agosto 20, 2009


Monumento às Feiras Novas e ao Folclore

É hoje inaugurado, pelas 21h00 no Passeio 25 de Abril, o Monumento às Feiras Novas e ao Folclore, o último de uma longa série de monumentos instalados na vila de Ponte de Lima e Arcozelo durante o corrente ano: Cardeal Saraiva, Amália, Lenda do Rio Lethes.
Paulo Morais ao Público

quarta-feira, agosto 19, 2009


Obras em pleno Agosto

A planificação é fundamental em qualquer obra. Não se compreende, por isso, que obras que vão condicionar significativamente o trânsito em zonas sensíveis sejam realizadas em pleno mês de Agosto. O facto de haver eleições em Setembro não pode justificar tudo...
Autárquicas na Web

Disponibizamos a partir de hoje os endereços web dos sites das diversas candidaturas às autárquicas em Ponte de Lima. Estarão disponíveis no menu da direita em lugar de destaque até à data das eleições.

(aqui são colocadas pela ordem em que foram disponibilizadas)

Filipe Viana e PSD

CDU e CDU Assembleia Municipal

Victor Mendes PP
Street Basket em Ponte de Lima


A secção de basquetebol da A. D. "Os Limianos" organiza mais uma vez o "Street Basket", que terá lugar no Largo de Camões entre os dias 19 e 23 de Agosto.

terça-feira, agosto 18, 2009

Clube Náutico limpou as margens do Lima

Encontraram um pouco de tudo. Embora menos do que no ano anterior, o que ficou bem evidente foi a continuação dos actos de falta de civismo por parte daqueles que teimam em usar o Rio Lima como caixote do seu lixo.
O registo maior vai para o Clube Náutico e para os jovens que aí praticam desporto, que procuram manter o "seu" espaço de trabalho nas melhores condições.
Uma proposta do JN para um passeio entre Ponte de Lima e as Lagoas

segunda-feira, agosto 17, 2009


Naturalidade e competência

A União Europeia esbateu as fronteiras do velho continente, promoveu a livre circulação de pessoas e caminhamos a passos largos para o aprofundamento do relacionamento entre os povos que integram a União. Nas eleições locais, podem eleger e ser eleitos cidadãos de outras nacionalidades integrantes do espaço da União. Muitos emigrantes portugueses em França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, entre outros, ocupam cargos políticos nas localidades onde residem. É o efeito da nova Europa que nunca ouvimos contestar, pois as políticas e desenvolvimento locais constroem-se com aqueles que melhor preparados estiverem para coporizar o sentimento e o desejo dos colectivos que servem.
Se tal se verifica entre cidadãos de nacionalidades diversas, o mesmo deve acontecer com os nossos concidadãos que, sendo naturais de outras localidades, querem servir a localidade que os adoptou, onde trabalham, casaram, se estabeleceram ou, simplesmente, pretendem servir. O que deve nortear uma escolha consciente nas eleições autárquicas não é a localidade de onde um candidato é natural, mas a identificação com a localidade que quer servir, a sua capacidade para o exercício dos cargos e as suas ideias para promover o desenvolvimento local.
Vem estas ideias a respeito de alguns comentários que lemos em blogues locais sobre o local de nascimento ou de habitação de candidatos às próximas autárquicas. São absolutamente descabidos, insensatos e desajustados no tempo. Numa Europa sem fronteiras não deveriam já existir opiniões tão radicais e que apenas pretendem distorcer a realidade.
O facto de Victor Mendes não ser natural de Ponte de Lima ou de António Carlos Matos morar num concelho vizinho nada belisca a sua capacidade para o exercício dos cargos para que são candidatos, nem pode comprometer uma apreciação isenta e objectiva do eleitorado.
Se assim não fosse, como poderia António Carvalho Martins, nascido e criado em Ponte de Lima, ser o candidato do PSD em Viana do Castelo?
Como poderia David Martins também natural de Ponte de Lima ser deputado por Faro e candidato ao Município de Albufeira?
Ou como poderia o Humberto Cerqueira, colega dos bancos de escola, ser candidato à Presidência do Município de Momdim de Basto pelo PS?
Se estas candidaturas nos honram, porque estes são limianos de sucesso, porque não haveremos de ficar honrados com o facto de pessoas com capacidade comprovada quererem servir as terras que escolheram para viver?
Entrega de candidaturas às autárquicas

Termina hoje o prazo para a entrega de candidaturas às eleições autárquicas, que se realizarão no dia 10 de Outubro.

domingo, agosto 16, 2009

Hóquei em Patins de "Os Limianos" arranca a 29 de Agosto


Os trabalhos com vista à próxima temporada da equipa de hóquei em patins da Associação Desportiva "Os Limianos" arrancam no dia 29 de Agosto. A equipa parte com a ambição de melhorar a classificação do ano anterior na 2ª Divisão Nacional, tendo-se reforçado com jogadores experientes e de qualidade.
Afastada está a hipótese da apresentação do plantel ser feita com o Benfica, devido à sua sobrecarregada agenda.
Festival Expolima encerra hoje com os Deoloinda, a revelação 2009 da música portuguesa

sábado, agosto 15, 2009

Contingente limiano alarga-se nos distritais de futebol

Mais uma equipa limiana vai disputar os distritais da A. F. de Viana do Castelo. Trata-se do Vitorino das Donas, que regressa após alguns anos de afastamento da competição, tendo mesmo o seu recinto de jogos sido utilizado pela equipa Artur Rego. O técnico que orientará a equipa será Fernando Alves.
Com o Vitorino das Donas estarãi a disputar a 1ª Divisão da A. F. de Viana do Castelo o Vitorino de Piães, Facha, Águias de Souto, Bertiandos, Grecudega e Arcozelo.
Na divisão maior o concelho de Ponte de Lima estará representado pela Correlhã e Moreira do Lima.
(destaque no suplemento GPS da revista "Sábado")
Hoje há Daniela Mercury no Festival Expolima







Limianos batem Vianense na apresentação

"Os Limianos" apresentaram-se aos seus adeptos com uma vitória sobre o Vianense, por concludentes 3-0, num jogo agradável de seguir, onde ficou patente a valia do plantel local e as boas perspectivas com que pode encarar a nova época, onde o objectivo passa por integrar o lote dos seis primeiros, que disputarão depois a subida de divisão.
Os golos locais foram obtidos pelo capitão César, ainda na primeira parte e, no tempo complementar, por Miguel, que desfeiteou o guardião contrário por duas vezes.
Este foi o terceiro jogo de preparação da equipa limiana, depois de um empate frente aos juniores do Varzim (1-1) e uma vitória sobre o Valenciano (2-0).

sexta-feira, agosto 14, 2009

Legislativas

Lista do PSD por Viana do Castelo sofre duas baixas e abre a porta ao líder da JSD limiana Filipe Lima, que entra como suplente. Por seu turno, Paula Marinho, advogada limiana é cabeça de lista da coligação MPT/PH (Partido da Terra e Partido Humanista).
Entretanto, sabe-se que Eduardo Teixeira, que chegou a ponderar abandonar a lista, integra a lista entregue no Tribunal de Viana do Castelo.
Futebol

Hoje, pelas 19h30, "Os Limianos" recebem no Campo do Cruzeiro o Famalicão, da Série B da 3ª Divisão, em mais um jogo de preparação com vista à próxima época. Refira-se que o Famalicão é treinado por Alberto Silva, técnico que já defendeu as cores dos Limianos.
À mesma hora, mas no relvado sintético da Correlhã, o clube local joga com a equipa junior de "Os Limianos".
Canal do Município de Ponte de Lima no Youtube

O Município de Ponte de Lima já tem um canal no site youtube, de acordo com notícia inserta no blogue Arquitectura e Ponte de Lima de André Rocha.
António Carlos Matos a "O Povo do Lima" de 31 de Julho


Apresento-me (...) como independente, encabeçando uma lista do Partido Socialista composta maioritariamente por um conjunto de jovens limianos, muito qualificados em áreas diferentes do saber, com profundo conhecimento das realidades do nosso concelho e muito motivados para trabalhar para o maior desenvolvimento do concelho e para a melhoria da qualidade de vida da população limiana(...)


A internet deve sobretudo transformar-se num espaço por excelência de comunicação aos limianos, num instrumento para conseguir a total transparência e isenção dos serviços municipais e a simplificação dos procedimentos (...)


(...) Há um enorme espaço por preencher pela autarquia no apoio à agricultura e à nossa verdadeira ruralidade (...)


(...) Haverá que libertar o areal do estacionamento automóvel, mas para isso é necessária uma verdadeira alternativa estruturante para a vida do Centro Histórico de Ponte de Lima (...)


Os atletas do Clube Náutico não têm o mínimo de condições para treinar no nosso Rio, em virtude do assoreamento e da proliferação de flora subaquática. Faça-se de Ponte de Lima uma verdadeira "Capital da Canoagem".


Ponte de Lima, como não se cansa de apregoar o Município e o seu Presidente, tem uma disponibilidade financeira de 22 milhões de euros, o que não deixa de ser chocante face às dificuldades económicas que constatamos em grande parte da sua população.


(...) O nosso objectivo é o de aumentar o número de votos e de representantes nos diversos órgãos autárquicos relativamente à Eleição de 2005.

quinta-feira, agosto 13, 2009


Volta a Portugal em Ponte de Lima
As equipas (Actualização)


PSD
Câmara Municipal: 1- Filipe Viana
Assembleia Municipal: 1- Paulo Morais

PS
Câmara Municipal: 1- António Carlos Matos; 2- Jorge Silva; 3-Helena Pereira
Assembleia Municipal: 1- Agostinho Freitas; 2- Diamantino Armada; 3- Fátima Gandarela

PP
Câmara Municipal: 1- Victor Mendes; 2- Gaspar Martins; 3- Estela (?); 4- Franclim Sousa; 5- Miguel Pires da Silva
Assembleia Municipal: 1- Abel Baptista

CDU
Câmara Municipal: 1- Acácio Pimenta
Assembleia Municipal: 1-João Francisco Gomes

BE
Assembleia Municipal: 1- Manuel Pires Trigo

quarta-feira, agosto 12, 2009

Dia da Juventude


O dia 12 de Agosto foi consagrado pela ONU como Dia da Juventude. Este ano o tema deste dia é "Sustentabilidade, o nosso desafio, o nosso futuro".

É vulgar, um pouco por toda a parte, assinalar este dia com actividades de cariz juvenil, procurando desta forma chamar a atenção para os problemas com que se debatem os jovens um pouco por todo o mundo e, por outro lado, chamar os jovens para uma participação activa na vida das comunidades e dos seus países.
Ter um órgão consultivo de juventude é importante para qualquer município, mas muito mais importante é fazer desse órgão um espaço vivo de debate e participação; dar borlas nos serviços municipais neste dia pode ter um significado simbólico mas não é o mais importante; ter uma população jovem é importante, mas muito mais importante é trabalhar no sentido de lhes proporcionar oportunidades de trabalho e lazer. Ser um concelho jovem de pouco serve quando os jovens têm que demandar outras paragens para desbravar o seu futuro...



PSD faz balanço positivo das visitas às associações e instituições concelhias

O candidato do PSD à Câmara Municipal de Ponte de Lima tem efectuado visitas a diversas instituições e associações do concelho. É uma iniciativa que pretende contribuir para um melhor conhecimento da realidade dessas entidades.
Filípe Viana faz um balanço muito positivo das acções desenvolvidas pela sua candidatura, considerando que tem sido possível recolher informação útil e de grande interesse para a elaboração de um programa eleitoral ambicioso, mas realista, direccionado objectivamente para as necessidades básicas dos limianos.
Das visitas efectuadas destaca-se o contacto com os comerciantes do Centro Histórico de Ponte de Lima, tendo-se constatado o seu enorme descontentamento com os problemas existentes no sector. A falta de apoio do Município foi muitas vezes referida, principalmente a ausência de medidas de recuperação dos prédios degradados, de incentivos à modernização dos estabelecimentos comerciais e de promoção de actividades lúdicas na zona histórica.
Segundo Filípe Viana a revitalização do comércio tradicional é uma das prioridades do seu programa eleitoral, estando previstas medidas concretas direccionadas para a dinamização do Centro Histórico, que passam pela maior funcionalidade e valorização paisagística da margem do rio Lima entre pontes e pela criação de incentivos aos comerciantes que apostem na modernização dos seus espaços comerciais. É dever do Município ouvir os comerciantes e apresentar soluções para os seus problemas, refere Filípe Viana.
Em dia de passagem da Volta a Portugal em Ponte de Lima, publicamos o texto "Grandes provas velocipédicas em Ponte de Lima" de Américo Gonçalves e João Carlos Gonçalves.
Futebol

Hoje às 19h30, no Campo do Cruzeiro realiza-se mais um jogo de preparação da A. D. "Os Limianos", que recebe o Vieira da 2ª Divisão.

terça-feira, agosto 11, 2009

(Passagem do pelotão por Mondim de Basto, no domingo dia 9 de Agosto)
Volta a Portugal passa em Ponte de Lima


Na quarta-feira, dia 12 de Agosto, a 7ª etapa que liga Barcelos a Santo Tirso passa no concelho de Ponte de Lima, estando prevista a presença do pelotão da Volta na rotunda de S. Gonçalo cerca das 14h23, na perspectiva da melhor média horária. Os ciclistas encaminham-se depois para os Arcos de Valdevez, pela margem direita do Lima.
Para os adeptos do ciclismo, e há muitos em Ponte de Lima, trata-se de uma excelente oportunidade para contactarem com o pelotão e a caravana da Volta a Portugal.
Para a edição do próximo ano perspectiva-se um final de etapa na cidade de Valença do Minho. Entretanto, esperam os adeptos limianos do ciclismo, que o ano de 1986 seja reeditado por estas paragens, momento em que pela primeira e última vez se assistiu a um final de etapa em Ponte de Lima.
Boas notícias também surgiram recentemente, com o anúncio do regresso às estradas, em 2010, do Grande Prémio do Minho, a mais importante prova por etapas realizada em terras minhotas.
Entrevista de Daniel Campelo ao JN de 10 de Agosto
Limianos recebem Sintrense

"Os Limianos" recebem o Sintrense em jogo a contar para a primeira eliminatória da Taça de Portugal, que se realizará no dia 30 de Agosto, de acordo com o sorteio ontem realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebol.

segunda-feira, agosto 10, 2009

ESCÂNDALO


Fernando Pimenta afastado da selecção nacional de canoagem para o mundial!

O atleta do Clube Náutico de Ponte de Lima, Fernando Pimenta foi afastado da selecção nacional de canoagem que disputará o Mundial, por não ter comparecido a um estágio para o qual havia sido convocado. No entanto, o atleta esperava uma resposta do presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, a uma solicitação por ele formulada, no sentido de poder treinar com o seu técnico, Hélio Lucas, um dos grandes responsáveis pelo sucesso do jovem atleta, que recentemente se sagrou campeão da Europa de Sub 23.
Esta atitude federativa vem na sequência de outras que provam uma absoluta incapacidade dos seus dirigentes para lidarem com esta situação, impedindo o técnico de Fernando Pimenta de o acompanhar nos treinos e nas competições internacionais (para onde se tem deslocado a expensas próprias ou do clube), não facilitando o contacto entre atleta e técnico, ignorando mesmo a presença deste. A prepotência dos dirigentes federativos tem prejudicado o rendimento do atleta, obrigando-o a comparecer em estágios longos e pouco produtivos, que apenas servem para perder a forma ideal.
Será que os dirigentes federativos, a começar pelo seu presidente, desejam o melhor para a canoagem nacional e desejam mesmo que os atletas nacionais obtenham os melhores resultados?
Trata-se de um verdadeiro escândalo, uma vergonha para a canoagem nacional e uma afronta a Ponte de Lima e ao Clube Náutico.

General Decimus Brutus decapitado
Vandalismo, falta de civismo....

domingo, agosto 09, 2009


Limianos no Nacional da 2ª Divisão de Juniores

Arrancaram já os trabalhos de preparação da equipa junior da A.D. "Os Limianos" com vista à sua participação no Nacional da 2ª Divisão de juniores. O responsável técnico continua a ser Jaime Matos. Na primeira jornada os jovens limianos deslocam-se a Fafe.
Calendário de jogos


Diogo Lacerda atinge top 10 no Mundial de Juniores

Decorreu entre os dias 31 de Julho e 02 de Agosto o Campeonato do Mundo de juniores em canoagem competição que reuniu em Moscovo a nata das esperanças da canoagem mundial. Uma vez mais Ponte de Lima marcou presença com a participação do atleta Diogo Lacerda do Clube Náutico de Ponte de Lima, que competiu em K2 1000m e 500m formando dupla com Tiago Moreira. Esta dupla lusa conseguiu o brilhante feito de atingir duas finais A, onde foram 8º nos 500m e 9º na final dos 1000m.
Mais um jovem limiano que se destaca a nível internacional.
O Diogo Lacerda tem vindo a evoluir ano após ano demonstrando neste momento ser um valor seguro da canoagem nacional, já conta com vários títulos nacionais no seu curriculum e com várias participações internacionais de muito bom nível. É desde a categoria de cadete uma presença assídua nas selecções nacionais.

sábado, agosto 08, 2009


Guilherme Lima Vice-campeão nacional de natação

A Natação da Escola Desportiva Limiana subiu ao pódio no Campeonato Nacional de Infantis 2009 em natação, com Guilherme Lima, na prova de 100 metros bruços, a sagrar-se Vice-Campeão Nacional, apenas superado por um atleta do Sporting Clube de Portugal.
A Equipa da EDL era constituída por cinco elementos: Margarida Monteiro, Bruno Sousa, João Pereira, Guilherme Lima e Matheus Gonçalves.
Para além do excelente resultado de Guilherme Lima, também outros elementos obtiveram classificações de destaque, designadamente Margarida Monteiro que se classificou em 9º lugar na prova de 100 metros costas e João Pereira com um 17º lugar nos 400 metros livres.
Xutos hoje em Ponte de Lima


Site Oficial

sexta-feira, agosto 07, 2009


Sábado cheio de Adrenalina e festa

O próximo sábado terá inúmero aliciantes em Ponte de Lima. Enquanto que á noite os "Chutos e Pontapés" actuarão no festivalo Expolima, de manhã, pelaqs 10h00, começam os treinos do III Dowton, organizado pelo Batotas, que terá da parte da tarde as descidas cronometradas, que passarão pelos principais arruamentos do centro histórico, terminando bem no centro da vila, junto à Torre da Cadeia Velha.
De manhã terá ainda lugar a I Fase Zonal dos Torneios Abertos em canoagem, que animará fortemente a zona ribeirinha, uma organização do Clube Náutico de Ponte de Lima.

Homenagem ao campeão da Europa Fernando Pimenta

Este evento de canoagem para os mais jovens vai servir também para prestar uma homenagem ao recém coroado campeão europeu de sub 23, Fernando Pimenta. Um momento de reconhecimento público pelo trabalho realizado por este atleta, que já conta com dois títulos europeus, para além de brilhantes participações em taças do mundo. Uma das jovens certezas da canoagem nacional e mundial que vê assim o apoio de quem acredita nas suas capacidades e o pretende catapultar para continuar na senda do sucesso e atingir objectivos maiores com a presença em Londres 2012.
A direcção do Clube Náutico de Ponte de Lima convida todos os limianos demais simpatizantes para se associarem-se a este momento.
Delfins hoje na Expolima



No Myspace

quinta-feira, agosto 06, 2009


FESTIVAL EXPOLIMA

Não tem nome de festival, mas tem um cartaz atractivo, capaz de corresponder às expectativas do todos os tipos de público, a preços atractivos.

Eis o programa:
7 de Agosto - Delfins
8 de Agosto - Xutos e Pontapés
15 de Agosto - Daniela Mercury
16 de Agosto - Deolinda


JN de 24 de Julho de 2009
Uma questão a ter em atenção


Ponte de Lima era, a par da capital de distrito, um dos concelhos que tinha uma evolução positiva, apo nível do crecimento populacional. Os dados do INE relativos a 2008 concolidaram uma evolução negativa que se começou a verificar em 2007. Esta é, sem qualquer dúvida, uma problemática a ter em atenção pelos responsáveis locais, e que deve ter alguma ponderação e discussão já na próxima campanha eleitoral.

quarta-feira, agosto 05, 2009

Lista de deputados do PSD por Viana do Castelo

Actualização:

1. José Eduardo Martins; 2- Luís Campos Ferreira; 3- Ivone Rocha; 4- Eduardo Teixeira; 5 - José Arieiro; 6- Rosa Maria Santos.
Suplentes: Rui Alves, Rosa Arezes, João Cruz, Francisco Lima, Maria Augusta Fernandes.

Nota: Ponte de Lima não está representado na lista de deputados do PSD.

Lista de deputados do PS por Viana do Castelo

1 - Rosalina Maria Barbosa Martins; 2 - Defensor de Oliveira Moura; 3 - Jorge Manuel Capela Gonçalves Fão; 4 - Maria da Conceição Cunha Aragão Soares; 5 - Anabela Rodrigues; 6 - Paulo Jorge Peixoto Pimenta
Suplentes: Maria de Fátima Gandarela, Dora Maria Abreu Brandão Machado Cruz, José Pedro Amaral, Manuela Maria Lourenço Ferreira, Maria Luísa Dias Gomes

Nota: Ponte de Lima está representado pelo primeiro suplente, Fátima Gandarela

Abel Baptista cabeça de lista do PP pelo distrito de Viana do Castelo

O limiano Abel Baptista encabeça a lista de Viana do Castelo do PP às próximas legislativas, sendo o único natural de Ponte de Lima posicionado em lugar efectivo nas listas concorrentes e, por isso, o único com possibilidades de vir a ser eleito deputado.

O Mundo a Dançar

Na sequência do que tem acontecido nos anos anteriores, no dia 6 de Agosto grupos folclóricos dos quatro cantos do Mundo vão estar em Ponte de Lima, na Expolima. Esta iniciativa insere-se no âmbito de uma parceria com o "Festival Internacional de Folclore de Ponte do Mouro e Alvarinho", de Monção.
Francisco Louçã esteve em Ponte de Lima

O líder do Bloco de Esquerda Freancisco Louçã esteve no passado sábado em Ponte de Lima onde protagonizou uma Sessão de Esclarecimento no Largo de Camões, abordando as questões mais quentes da actualidade nacional.
Durante esta visita deve ter sido concretizado o convite a Manuel Pires Trigo para encabeçar a lista do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Ponte de LIma, nas próximas autárquicas.

Ver notícia sobre este evento

terça-feira, agosto 04, 2009

De multiusos a Centro de Congressos


O famigerado Multiusos que chegou a ter projecto aprovado para a vila de Arcozelo, parece ter mudado de nome para Centro de Congressos, de acordo com declarações recentes do Presidente do Município, e parece já ter novo local proposto: junto ao Teatro Diogo Bernardes, em terreno recentemente adquirido pela autarquia, a confinar com a Santa Casa da Misericórdia a a Villa Moraes.

segunda-feira, agosto 03, 2009

O programa "Pontos Cardeais" do Porto Canal esteve em Ponte de Lima e produziu o programa que aqui podemos visionar

Link: Pontos cardeais - Porto canal

PSD volta a tentar entendimento relativamente ao TGV

OS cadidatos do PSD à Câmara Municipal e Assembleia Municipal, Filipe Viana e Paulo Morais respectivamente, voltaram a tentar, através de comunicado, a concertação de esforços entre os partidos locais, com vista a uma rejeição da passagem do TGV pelo concelho. Eis o teor do comunicado:

Há cerca de um mês, os candidatos pelo Partido Social-Democrata aos órgãos autárquicos de Ponte de Lima propuseram aos restantes partidos um pacto, visando rejeitar liminarmente a passagem do TGV em terras limianas.Como até agora não recebemos qualquer resposta, vimos apelar publicamente a todas as forças políticas para que juntem a sua voz ao PSD na rejeição da linha de TGV no concelho de Ponte de Lima, projecto que se apresenta como uma terrível ameaça para a nossa terra e suas gentes.Reafirmamos que, em nossa opinião, o traçado do TGV virá infligir danos irreversíveis ao território, dividindo lugares, separando aldeias, destruindo terrenos e demolindo habitações. Deixará cicatrizes definitivas na nossa terra e uma tristeza profunda aos limianos.Reiteramos a necessidade de unirmos esforços para evitar, a todo o custo, este atentado a Ponte de Lima e aos limianos. Para além de eventuais divergências políticas, entendemos que, nesta matéria, as forças vivas de Ponte de Lima devem falar a uma só voz. É este o desafio que lançamos.
Linha de TGV a rasgar Ponte de Lima? Não Obrigado
.

sábado, agosto 01, 2009


Michelle Brandão

Uma limiana na alta roda do basquetebol nacional

Quem não se lembra de Cristina Carvalhosa, uma limiana que deu cartas no basquetebol nacional?
Pois bem, a Cristina tem uma seguidora, que está a passear toda a sua classe na divisão principal do basquetebol feminino nacional. Nasceu nos Estadois Unidos mas cedo veio para Portugal. Com nove meses estava na freguesia de Freixo. Começou a sua carreira com dez anos na equipa da Casa do Povo de Freixo, integrando mais tarde os quadros da Escola Desportiva Limiana, clube que representou até aos 15. Cedo começou a dar nas vistas como uma predestinada para o basquetebol, teve uma carreira em constante ascensão, o que provocou a cobiça de outros clubes, com maiores ambições na modalidade. Representa o Olivais de Coimbra, onde deu nas vistas na final da Taça de Portugal. Apesar da idade de junior, é já uma das estrelas da equipa sénior.
É já internacional, tendo recentemente representado a selecção nacional, nos Campeonatos da Europa de Sub 18.

Palmarés:
Ao longo das últimas épocas foi conquistando diversos campeonatos distritais pela EDL, foi Vice-Campeã da Taça Nacional de Sub-16 na época 2005/06, Campeã Nacional de Sub-16 em 2006/07, Campeã Taça Nacional Sub-18 em 2007/08. Fez parte das selecções distritais de Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, integrou o CNT do Calvão na época 2006/2007 e o CNT Jamor na época 2007/2008. Para além disso, participou, através das Selecções Nacionais, em três Europeus: Sub-16 em 2006 e 2007, Sub-18 em 2008.
Venceu a Taça de Portugal 2008/2009, tendo sido considerada a MVP Jovem da competição, onde marcou 11 pontos.
Representa actualmente o Olivais de Coimbra.






Na selecção que disputou o Europeu Sub 18 em 2009. Michelle é a número 7