terça-feira, março 31, 2009

Uma estratégia para o Monte da Madalena


O Monte da Madalena é um dos grandes espaços de lazer de Ponte de Lima. Sobranceiro, com uma perspectiva única sobre as vilas de Ponte de Lima e Arcozelo, com uma vista "a perder de vista", foi um dos espaços de excelência do concelho, ponto obrigatório de passagem de qualquer visitante, espaço de convívio e lazer para os limianos.
Hoje não é assim. Com uma gestão bi-partida, entre o Município e a Junta de Freguesia de Fornelos, o espaço está degradado, pese embora as obras realizadas, minimalistas e incapazes de esconder a degradação instalada. O restaurante está aberto para que o Monte da Madalena não feche. Não é necessário algo mais para que as coisas melhorem. É necessário muito mais, uma estratégia!
Uma estratégia que reveja o espaço, que o recupere, que o torne mais atractivo: ecovias, circuito de manutenção, alargar as competências do actual restaurante, quiçá para um bom hotel (e spa como está na moda...), um parque infantil, para atrair as famílias, transformar aquele parque na "varanda de Ponte de Lima".

segunda-feira, março 30, 2009

RTP em directo a partir de Ponte de Lima

A RTP estará hoje em directo a partir do Largo de Camões, com o programa "Especial Primavera", que no decorrer das férias escolares da Páscoa, substitui os programas "Praça da Alegria" e "Portugal no Coração". O aparato técnico é grande nas imediações da praça central da vila.
A emissão vai para o ar às 10h00 da manhã, terminando à hora do Jornal da Tarde (13h00). Durante a tarde, a partir das 16h11, o programa volta para se manter até às 18h00. São 5 horas de emissão em directo, a partir da nossa vila.

domingo, março 29, 2009

Resultados do domingo

Divisão de Honra AF Viana do Castelo: Neves, 3 - Valenciano, 1; Correlhã, 2 - Campos, 0

1ª Divisão AFVC: Moreira do Lima, 3 - Moledense, 2; Gandra, 1 - Darquense, 2; Águias de Souto, 1 - Castanheira, 1; Vitorino de Piães, 1 - Fachense, 0.

Iniciados AFVC: Courense, 0 - Limianos A, 9;
Futsal: Cidadelhe, 2 - Fontão, 3; Neiva, 3 - Anha, 2
Ofélia animou Ponte de Lima

O "Ofélia", festival de tunas femininas, animou o fim-de-semana limiano. Antes do espectáculo de sábado à noite, no Teatro Diogo Bernardes, as ruas encheram-se de tunas.

sábado, março 28, 2009

Física de Torres Vedras, 2 - "Os Limianos", 0

A equipa de hóquei em patins de "Os Limianos" foi eliminada da Taça de Portugal pela Física de Torres Vedras, ao perder por 2-0 no jogo hoje realizado. O resultado foi fixado na segunda parte do encontro, que teve momentos de brilhantismo por parte da equipa de Ponte de Lima. Como quem não marca, sofre, os dois golos sofridos ditaram a eliminação, mas este jogo confirmou "Os Limianos" como uma das grandes surpresas da prova.

Limianos batem Valenciano

A equipa de juvenis de "Os Limianos" bateu o Valenciano por 1-0, em jogo a contar para a fase final do Distrital da A. F. de Viana do Castelo. Com este resultado, os jovens limianos continuam a liderar destacados a classificação, colocando-se como grandes favoritos à vitória final.

Outros resultados

Escolas: Limianos A, 2 - Santa Marta, 3; Limianos B, 3 - Vianense, 1
Infantis: Limianos B, 2 - Vila Fria, 0; Limianos C, 0 - Lanheses, 3
Juniores: Neves, 2 - Limianos, 1
Campanha da ALAAR


Está em curso uma campanha de angariação de todo o tipo de donativos, produtos para venda, que permitam realizar fundos para a Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, tendo em vista a protecção e o bem-estar dos animais. Mais informações em http://www.alaar.com/ .

sexta-feira, março 27, 2009

Todos os olhos e ouvidos em Torres Vedras

Todas as atenções vão estar viradas, este fim-de-semana, para Torres Vedras, onde 2Os Limianos" defrontam a equipa da Física, em mais uma eliminatória da taça de Portugal de Hóquei em Partins. Caso a vitória sorria às nossas cores, como esperamos, Ponte de Lima receberá a ilustre visita do Benfica.
Por isso, resta-nos dizer: FORÇA LIMIANOS!

Associação de Futebol de Viana do Castelo

Com o nacional da 3ª divisão em pausa, antes do início da 2ª fase, as atenções viram-se para os distritais da A.F. de Viana doCastelo. na divisão maior, em que a Correlhã recebe o Raianos, num jogo onde se espera a vitória dos locais. nesta jornada temos também o "jogo do título" nas neves, onde a equipa local recebe o Valenciano.
Na 1ª Divisão, todas as atenções estão viradas para a carreira do Moreira do Lima, que ocupa os lugares de subida e pode, pela primeira vez, ascender ao escalão maior de Viana. os jogos são os seguintes: Moreira do Lima - Moledense; gandra - darquense; Águias de Souto - Castanheira; Vitorino de Piães - Fachense.

Juniores: Neves - Limianos
Juvenis: Limianos - Valenciano
Iniciados: Courense - Limianos A; Chafé - Limianos B
Infantis: Limianos B - Vila Fria; Limianos C - Lanheses
Escolas: Limianos B - Vianense; Limianos A - Santa Marta

Futsal: neiva - Anha; Cidadelhe - Fontão

quinta-feira, março 26, 2009

Indicador de Desenvolvimento Municipal


1. Potencial Demográfico, aferido através da Taxa de Crescimento da População, do Índice de Envelhecimento, da População com Ensino Superior, da Taxa de Analfabetismo e da População em Idade Activa.

1. Albufeira (916,8)
121. Ponte de Lima (140, 6)

No distrito de Viana do Castelo: 1. Viana do Castelo (263,4); 2. Caminha (215, 6); 3. Ponte de Lima (140,6); 4. Vila Nova de Cerveira (52,5); 5. Ponte da Barca (51,8); 6. Valença (36,9); 7. Monção (-56,3); 8. Arcos de Valdevez (-88,8); 9. Paredes de Coura (-91,6); 10. Melgaço (-99,5)

A presença no primeiro terço dos municípios portugueses e do distrito de Viana do Castelo, logo a seguir a Viana do Castelo e Caminha, dão alguns indicadores positivos para o concelho, num contexto de envelhecimento acelerado e dificuldades no combate ao analfabetismo e iliteracia, assim como no prosseguimento de estudos.

Escola Pública em Debate


No dia 28 de Março realiza-se no Teatro Diogo Bernardes um colóquio, denominado "Escola Pública: dilemas, tendências e expectativas". A organização está a cargo do CENFIPE, Centro de Formação das Escolas do Alto Lima e Paredes de Coura, e contará com a participação, entre outros, de David Justino, João Barroso e Nuno Crato.

quarta-feira, março 25, 2009

Pedro Saraiva novo presidente dos Bombeiros de Ponte de Lima


Pedro Saraiva, cabeça delista da única lista apresentada ao sufrágio hoje realizado, é o novo presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, assumindo os destinos da colectividade na próxima sexta-feira, dia 27 de Março, às 21h30, hora marcada para a apresentação das contas relativas a 2008 pela direcção cessante, e para a tomada de posse dos novos dirigentes.
Os resultados foram os seguintes: Lista A - 105 votos; 7 brancos; 9 nulos.
Indicador de Desenvolvimento Municipal

Vamos hoje iniciar um pequeno trabalho de divulgação e análise do Indicador de Desenvolvimento Municipal, disponível em http://www.guiadeportugal.pt/ que visa hierarquizar os 308 Municípios portugueses em termos de desenvolvimento, "tendo em conta critérios específicos", sendo considerados 7 indicadores sectoriais, aferidos com base nas informações disponibilizadas pelo Anuário estatístico do INE
A nossa análise vai ter em conta o concelho de Ponte de Lima e a sua localização no contexto do país e dos seus pares, ou seja, os municípios do distrito de Viana do Castelo.
Com os dados extraídos do estudo, segue também uma pequena explicação sobre os indicadores que serviram de base ao estudo e aos resultados obtidos.


Ordenamento global dos municípios portugueses, com base nos sete indicadores sectoriais previamente definidos: Potencial Demográfico; Serviços de Apoio às Populações; Ambiente e Qualidade de Vida; Dinamismo Económico; Capacidade de Influenciar o Exterior; Cidadania; Finanças Locais.

1. Lisboa; 2. Coimbra; 3. Sintra;

28º - PONTE DE LIMA

Ponte de Lima entra no "TOP 30", sendo o primeiro concelho do distrito de Viana com 161, 5 pontos, embora longe dos 593,9 do primeiro classificado, a capital Lisboa. Atrás de Ponte de Lima está Viana do Castelo (128, 5), Vila Nova de Cerveira (104,3), Paredes de Coura (103,9), Caminha (97,6), Ponte da Barca (88,1), Monção (73), Melgaço (69,4), Arcos de Valdevez (62,6) e Valença (53,2).Um posicionamento interessante de Ponte de Lima que, no conjunto dos sete indicadores, se coloca numa posição de destaque.

terça-feira, março 24, 2009


Festival de Verão com Daniela Mercury

O "Festival de Música de Verão", que terá Ponte de Lima como anfitrião promete. É que do cartaz fazem parte os Delfins (7 de Agosto), Xutos e Pontapés (8 de Agosto), Daniela Mercury (15 de Agosto) e Deolinda (16 de Agosto). Promete...
PSD propõe mudança do feriado para 4 de Março


O PSD de Ponte de Lima defende que o feriado municipal deveria ser a 4 de Março, tendo em conta o valor simbólico e histórico da mesma data, pois o dia 4 de Março, dia da outorga do primeiro foral de Ponte de Lima, é identificado pelos limianos como sendo o dia de Ponte de Lima. Este assunto já havia sido objecto de proposta apresentada em reunião do executivo camarário.
Recentemente, o PSD tornou pública a informação que teria sido apresentada nova proposta, recusada pela maioria, mas o Vereador do PSD Manuel Trigueiro veio a terreiro informar que apenas apresentou uma proposta de recomendação, que não é votada. Enfim, indesejados problemas de comunicação relativamente a uma questão que deve merecer o mais amplo consenso político e social.
A mudança do feriado municipal será, estamos em crer, uma realidade a curto prazo, não parece é que o venha a ser na sequência de uma proposta do PSD...

segunda-feira, março 23, 2009

O amadorismo no TGV

Colocar um corredor de TGV, com enorme impacto na paisagem, ao nível visiual e sonoro em plena zona urbana, deve ser trabalho de amadores, que enveredaram pelo caminho mais fácil e dispendioso, em detrimento da defesa dos mais elementares direitos das populações.
Isto é obra de amadores!
Inventar para quê?

domingo, março 22, 2009

Resultados de domingo

Divisão de Honra AFVC: Melgacense, 0 - Correlhã, 0
1ª Divisão AFVC: Neiva, 1 - Moreira do Lima, 3; Vila Fria, 0 - Grecudega, 0; Fachense, 2 - Águias de Souto, 0; Perre, 2 - Vitorino de Piães, 0; Bertiandos, 0 - Chafé, 5
Iniciados AFVC: Limianos A, 12 - Campos, 0
Festa apesar da derrota!
Vilaverdense, 2 - Limianos, 0 (2-0 ao intervalo)

"Os Limianos" alinharam com: Baía, Bruno (João Correia aos 72'), Boris, César, Hugo, André Pinto, Hugo Costa (Dionísio aos 65'), Tanela, Ribeira, Miguel (Davide aos 55') e Marcos

Entrada forte de "Os Limianos" que criaram ocasiões suficientes para se adiantarem no marcador. Como quem não marca, sofre, o Vilaverdense adiantaou-se no marcador e confirmou essa vantagem ainda no decorrer do primeiro tempo.
Na segunda parte, "Os Limianos" tudo tentaram para inverter o resultado negativo, mas não mais se viria a alterar.
Com os resultados desta jornada, designadamente a derrota do Fão, a equipa de Ponte de Lima entra na disputa pela subida de divisão, evitando os ingratos e imerecidos grupos que vão lutar pela manutenção.
Estão de parabéns todos os adeptos, jogadores, técnicos e dirigentes de "Os Limianos" que conseguem em Março, atingir o grande objectivo a que se propunham no início de época, a manutenção em ano de regresso aos nacionais.
Resultados do Sábado

Associação de Futebol de Viana do Castelo
Juvenis (Fase Final): Valdevez, 1 - Limianos, 1
Infantis: Limianos A, 5 - Courense, 0; Neiva, 0 - Limianos B, 7; Moreira do Lima, 2 - Limianos C, 2
Escolas: Limianos A, 20 - Ancorense B, 0; Darquense, 4 - Limianos B, 6

sábado, março 21, 2009

Hóquei em Patins

Limianos, 7 - Bom Sucesso, 4 (2-3 ao intervalo)

"Os Limianos" alinharam com: Jorge Correia, Helder, Tiago, João Pedro, Samuel, Diogo, Miguel, Pedro Conde, Bruno

Início desastroso da equipa da casa, que nos primeiros quinze minutos foi surpreendida pelos visitantes, que chegaram facilmente aos 3-0. Com o passar do tempo e as alterações introduzidas pelo técnico local, "Os Limianos" recompuseram-se e chegaram ao intervalo a perder pela margem mínima (2-3), graças a dois golos de Diogo.
A segunda parte foi muito diferente, para melhor, da primeira, com "Os Limianos" a dominarem por completo as operações, dando a volta ao marcador com dois belos golos de Samuel, aos 30 e 31 minutos de jogo. Infelizmente, na jogada seguinte o Bom Sucesso empatou e gelou um pavilhão que começava a aquecer.
Aos 33 minutos iniciou-se a arrancada final, com o 5-4 por intermédio de Diogo, em excelente forma, configurando-se o resultado final com duas belas jogadas: a primeira aos 38 minutos por Samuel, que deu o golo a Pedro Conde, que foi o autor da segunda retribuindo com um passe de morte para Samuel, que carimbou o 7-4 final.
Uma importante vitória para "Os Limianos" na sua luta pela fuga aos lugares do fundo da tabela.
Arcozelo campeão

O ACRA, Associação Cultural e Recreativa de Arcozelo, sagrou-se campeão distrital do INATEL, em futebol de 11. Trata-se de um regresso em grande do futebol à freguesia de Arcozelo, que no próximo ano deverá disputar as prorvas oficiais da AFVC.
Eleições nos Bombeiros de Ponte de Lima

Decorre este domingo, entre as 9h00 e as 14h00 o acto eleitoral que definirá os dirigentes dos Bombeiros para o triénio 2009/2011. Apresenta-se uma única lista, liderada pelo advogado Dr. Pedro saraiva, que assim substituirá o Dr. António Amorim que, nos últimos nove anos comandou os destinos da instituição.

sexta-feira, março 20, 2009

Desporto para o fim-de-semana

Vila Verde, vila e concelho vizinho de Ponte de Lima é o palco do jogo de todas as decisões: "os Limianos" podem confirmar a entrada no grupo dos seis primeiros, que vai disputar a subida, bastando-lhe para tal um empate. Mesmo a derrota pode manter a equipa de Ponte de Lima naquele grupo, neste caso dependendo de resultados de terceiros.
No sábado, no Pavilhão Municipal, "Os Limianos" voltam a jogar em casa, deste vez frente ao Bom Sucesso, esperando-se uma vitória e uma boa exibição, na sequência do que vem acontecendo nos últimos jogos.

Outros jogos:
Associação de Futebol de Viana do castelo
Divisão de Honra: Melgacense - Correlhã
1ª Divisão: Neiva - Moreira do Lima; Vila Fria - Grecudega; Fachense - Águias de Souto; Perre - Vitorino de Piães; Bertiandos - Chafé
Juvenis (Fase Final): Valdevez - Limianos
Iniciados: Limianos A - Campos
Infantis: Limianos A - Courense; Limianos B - Ancorense; Darquense - Limianos C
Escolas: Limianos A - Ancorense B; Darquense - Limianos B

quinta-feira, março 19, 2009


Mais antiga de Portugal ou mais antiga do que Portugal?

Os limianos são profundamente orgulhosos da sua Terra. Gostam que tudo esteja no devido lugar, gostam de a ver bonita e elogiada pelos forasteiros. Gostam da tradição e de preservar o património. Gostam de ler no passado o rumo para o seu futuro. Ser limiano é isto mesmo e o crescente limianismo, e o cada vez maior número de limianistas é bem prova disso.
Mas os limianos não gostam de mentir, nem de mentiras, não gostam de ser acusados de serem mentirosos ou de assentarem a promoção da sua terra em premissas falsas.
O slogan "Vila mais antiga de Portugal", é utilizado pelo Município como grande mensagem publicitária nos seus suportes promocionais. Não nos passa pela cabeça que esta expressão identificativa da nossa vila e concelho não tenha sido adoptada, depois de devidamente estudada a sua fundamentação.
Pessoalmente, confesso que sempre preferi o "Terra Rica da Humanidade", mais ajustada às gentes e à sua forma de ser, sem nunca descurar o património.
Mas também acreditamos que poderia chegar um dia em que alguém, baseado no rigor que esta, e todas as questões como esta, devem merecer, viria trazer à luz dados que colocassem em causa o "slogan", ora porque não correspondia em absoluto à verdade histórica, ou porque haveria outros dados que o poderiam contrariar, ou mesmo que não era fidedígno e assentava em premissas falsas.
Foi o que fez o semanário "Falcão do Minho", com o texto que pode aqui ser lido, chamando novamente à praça pública um artigo do limianista e especialista em história medieval, Dr. Matos Reis, publicado na edição de 1996 de "O Anunciador das Feiras Novas". Nesse texto, intitulado "A antiguidade e a importância histórica de Ponte de Lima", é referido que "O foral de Ponte de Lima é um dos mais antigos de Portugal. Antes de Ponte de Lima, treze localidades portuguesas receberam o foral, se nos ativermos apenas aqueles que foram outorgados pelo poder central".
Ora, isto significa que, pelo critério da atribuição do foral, Ponte de Lima não é a vila mais de antiga de Portugal. Por isso, o texto termina dizendo que "por mais bairristas que sejamos, não é correcto afirmar que o foral de Ponte de Lima é o mais antigo e nem sequer que Ponte de Lima é a mais antiga vila de Portugal".
Embora este simples facto não coloque desde já em causa o slogan, pois outros critérios podem ter sido seguidos para a sua escolha, pelo menos impõe-se uma explicação sobre a fundamentação da escolha da frase, em nome do rigor e da verdade, embora não se possa considerar esta uma questão nova, tendo em conta que já em 1996 foi levantada na Praça Pública, sem grandes reflexos e a expressão que está agora a ter na sequência do texto publicado no jornal "Falcão do Minho".
Um amigo, que muito estimo, sempre defendeu que o slogan apropriado para Ponte de Lima seria "Ponte de Lima, a vila mais antiga do que Portugal". E, francamente, tem toda a razão, ultrapassando assim as dúvidas históricas e as polémicas estéreis que de nada mais servirão do que lesar o bom nome de Ponte de Lima.
Breno Moroni andou por cá, mas...

Um actor com grande currículo, um pedagogo, Breno Moroni ainda andou por Ponte de Lima, mas por cá não tivemos arte e engenho para aproveitar as suas enormes capacidades.

Mas tivemos notícias dele...

quarta-feira, março 18, 2009


Teresa e a coroa do tempo

Numa edição do Município de Ponte de Lima, com texto de Sandra Rodrigues e ilustração de Raquel Santos, foi oferecido a todos os alunos do 1ª Ciclo do Ensino Básico do concelho, uma obra intitulada "Teresa e a coroa do tempo" que, numa linguagem acessível, pretende dar a conhecer um pouco da história de Ponte de Lima, desde a idade do ferro até à idade média, com a entrega do Foral por D. Teresa.

"Junto do Rio Lima, ou Lethes como lhe chamavam os romanos, Teresa assistia a um espectáculo surpreendente - muitos homens, vestidos de vermelho, faziam linhas no chão, muito direitas e orientadas no sentido dos pontos cardiais. Outros organizavam os carros, carregados de grandes blocos graníticos, puxados por animais". É assim que a bora se refere às obras de construção da ponte romana.
A casa do Sarrabulho

O Município acaba de adquirir o prédio onde em tempos este instalado o Restaurante "Clara Penha", na Rua General Nortonde Matos, um dos pioneiros do prato cimeiro da gastronomia local. Este poderá ser um bom espaço para a promoção do arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima e uma boa sede para as actividades da Confraria, que promove e procura preservar a melhor tradição.

terça-feira, março 17, 2009

Bicicleta Urbana Municipal


Chama-se "Lagoa" a nova bicicleta que em breve será colocada pelo Município em três locais estratégicos: Mercado Municipal, Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas e Quinta de Penteeiros.
A bicicleta poderá ser alugada e permitirá a quem o desejar usufruir do conjunto de ecopistas disponíveis na zona ribeirinha.
A "Xiquespertice" no TGV

A Secretária de Estado dos Transportes comprometeu-se com Daniel Campelo que o Município de Ponte de Lima seria ouvido quanto ao traçado do TGV. Marcou uma reunião com o Presidente mas, por indisponibilidade de agenda da RAVE a mesma não se realizou até à data. Enretante, são publicados em Diário da República os corredores pelos quais passará o TGV, com as devidas condicionantes.
Agora, quando o Presidente da Câmara de Ponte de Lima for ouvido, as alterações limitar-se-ão ao deslocamento da linha dentro do corredor, pois Ponte de Lima é confrontada com um facto consumado. A "xiquespertice" chegou ao TGV, em prejuízo de todos.

segunda-feira, março 16, 2009


Boletim Municipal regressou

Está já a ser distribuído o número 19 do Boletim Municipal, depois de alguns anos de ausência. Esta publicação semestral é coordenada pelo Gabinete Terra.

Ponte de Lima, Jardins, Arte e Inovação

Estão abertas até 30 de Abril as inscrições para o concurso "Ponte de Lima, Jardins, Arte e Inovação", promovido pelo Município local com o objectivo de incentivar e premiar a janela/varanda, canteiro e estabelecimento mais floridos da nossa vila. Informações complementares e o regulamento podem ser consultados aqui.

domingo, março 15, 2009

Clube Náutico de Ponte de Lima conquistou a Taça de Portugal de tripulações

O Clube Náutico de Ponte de Lima conquistou hoje a Taça de Portugal de tripulações, que reuniu mais de 700 atletas de 45 clubes no Rio Douro, em Melres, Gondomar.
Os minhotos, que não perdem uma prova colectiva de canoagem há 22 meses, somaram 958 pontos, com o pódio a ser completado pelo Liga Dura (652) e Gemeses (453).
Na prova visualmente mais espectacular entre as 35 regatas do programa, o CF Vilacondense triunfou em K4 masculino com a tripulação composta por José Ramalho, Nuno Santos, Fábio Cruz e Peter Ribe.
A AN Amorense triunfou em femininos com Ana Henriques, Sofia Coelho, Sara Paiva e Andreia Cardoso.
Em canoas, destaque para os triunfos do CN Ponte de Lima tanto em C2 como em C4.
Sábado, no nacional de fundo, que se disputou no mesmo local em prova única, o jovem Fernando Pimenta e a experiente olímpica Beatriz Gomes sagraram-se campeões nacionais.
Os atletas têm trabalhado a resistência, mas a partir de agora os candidatos à selecção de regatas em linha para Londres2012 (a canoagem atribui 12 medalhas de ouro em pista e quatro em slalom) começam a apurar a velocidade.
Os Campeonatos da Europa (25 a 28 de Junho em Brandenburgo, Alemanha) e os Mundiais (12 a 16 de Agosto em Dartmouth, Canadá) são os principais desafios da época.
No calendário internacional de regatas em linha destaca-se ainda o Campeonato da Europa júnior e sub-23 (16 a 19 de Julho em Poznan, Polónia) e os mundiais de juniores (31 de Julho a 02 de Agosto em Moscovo, Rússia).

(notícia de www.ojogo.pt)
Limianos batem Bragança e estão a um ponto do grupo dos primeiros


Limianos, 1 - Bragança, 0 (0-0 ao intervalo)
Num jogo amorfo, mas em que o ascendente foi sempre da equipa da casa, "Os Limianos" bateram pela margem mínima o segundo classificado da geral, o Desportivo de Bragança, estando agora a um pequeno passo de integrar o grupo dos primeiros, que disputará a subida de divisão, alcançando o grande objectivo para esta época, a manutenção no nacional da 3ª Divisão.
O golo da vitória foi obtido por André Pinto, à passagem dos 56 minutos, numa joga de insistência, culminada com um remate rasteiro cruzado, sem defesa para o guardião transmontano.
"Os Limianos alinharam com: Baía, Bruno, César, Boris, Hugo Costa (Zé Manel aos 85'), André Pinto, Tanela (Dionisio aos 75'), Ribeira (Davide aos 65'), Miguel, Marcos e Hugo.

Outros resultados do domingo:
Juvenis (Fase Final): Limianos, 2 - Valenciano, 0
Iniciados: Limianos B, 0 - Ponte da Barca, 3; Luciano Sousa, 0 - Limianos A, 4
Divisão de Honra AFVC: Correlhã, 1 - Valenciano, 2
1ª Divisão AFVC: Moreira do Lima, 3 - Darquense, 2; Grecudega, 0 - Castanheira, 2; Moreira, 1 - Fachense, 0; Águias de Souto, 2 - Perre, 3; Vitorino Piães, 3 - Torre, 1; Lanheses, 4 - Bertiandos, 0

Futsal: Alvarães, 1 - Neiva, 5; Fontão, 5 - ARA, 4

Taça Nacional de Tripulações


Decorreu hoje a Taça Nacional de Tripulações. Eis os resultados obtidos pelos atletas do Clube Náutico de Ponte de Lima:

K4 Cadetes Masculinos (1º)
K2 Infantil Masculino (2º)
C4 Cadetes Masculinos (1º)
K4 Iniciados Masculinos (4º)
K4 Cadetes Femininos (1º)
C2 Juniores Masculinos (1º)
K2 Infantil feminino (2º e 3º)
K4 Iniciados femininos (2º)
K2 Juniores Masculinos (2º)
K4 Juniores femininos (1º)
C2 Infantil Masculino (1º)
K4 Séniores Masculinos (2º)
C2 Séniores Masculinos (1º)

Actualização

K4 Infantil Masculino (2º)

C4 Junior Masculino (1º)

O domínio do CNPL é evidente e está em perspectiva uma nova vitória colectiva.

Hóquei em Patins
Limianos não conseguem ultrapassar Famalicense

Limianos, 2 - Famalicense, 2

Em jogo a contar para o Campeonato Nacionaol da 2ª Divisão, Zona Norte, "Os Limianos" não foram além de um empate a duas bolas frente ao Famalicense, uma das equipas do topo da tabela.
O jogo até começou de feição para os locais, que adiantaram no marcador à passagem dos conco minutos de jogo, através de Diogo. A partir desse momento, enveredaram por uma estratégia de contenção, lançando perigosos contra-ataques. No entanto, o resultado manteve-se inalterado até ao intervalo.
O segundo tempo começou na mesma toada mas o fatídico minuto 19 da segunda parte veio alterar os dados e as pretensões locais, já que o Famalicense, em duas jogadas consecutivas, deu a volta ao marcador. Foi a alma dos locais que lhes permitiu ainda chegar ao empate, por intermédio de Samuel , quando faltava três minutos para o final, cujops últimos minutos foram de forte pressão dos locais, que chegaram a dispor de um livre directo já no último minuto, que não foi concretizado por Helder.
"Os Limianos" alinharam com: Filipe Carneiro, Carlos Costa, Bruno Martins, Samuel Costa, João Araújo, Pedro Conde, Helder, Diogo Sá, Tiago Braga e Jorge Correia.
Primeiros campeões distritais da época!

A equipa júnior da A. D. "Os Limianos" é já a virtual campeã distrital de junio9res, conquistando o direito de disputar os nacionais na próxima época. A equipa liderada por Jaime Matos bateu no Campo do Cruzeiro, a sua congénere do Darquense por concludentes 7-1, enquanto que o seu mais directo perseguidor, o Neves, foi batido no terreno do vizinho Barroselas.
A três jornadas do termo do campeonato, os jovens limianos somam por vitórias os jogos realizados até ao momento, sendo os absolutos dominadores da competição.
Como é já tradição em Ponte de Lima, os campeões, ainda em pleno Inverno, mergulharam nas águas do chafariz do Largo de Camões e deram uma volta de honra pelas ruas da vila.

Outros resultados do sábado

Escolas: Limianos B, 3 - Academia de Ponte de Lima, 5; Torre, 1 - Limianos A, 5
Infantis: Limianos B, 0 - Torre, 0; Limianos C, 6 - Academia de Ponte de Lima, 0; Valenciano, 1 - Limianos A, 4

sábado, março 14, 2009


Fernando Pimenta e Clube Náutico de Ponte de Lima Campeões Nacionais de Fundo

No sábado, dia 14 de Março realizou-se o campeonato Nacional de Fundo em Canoeagem, onde o Clube Náutico de Ponte de Lima conquistou o título por clubes, ao somar 3632 pontos, mais 1567 pontos que o segundo classificado o Náutico de Prado. A fechar o pódio ficou o Gemeses, com um total de 1884 pontos.
A nível individual, o destaque vai para o K1 Sénior Masculino, prova rainha deste campeonato de fundo, onde Fernando Pimenta do CN Ponte de Lima arrecadou o título, ao vencer José Ramalho do CF Vilacondense e Emanuel SIlva do Clube Náutico de Prado e até agora Campeão em título. Fernando Pimenta completou a prova com o tempo de 18m23s73m menos cinco segundos que José Ramalho.
No sector feminino, Beatriz Gomes do CF Coimbra foi a vencedora com o tempo de 21m22s.37m, deixando para trás Teresa Portela do Gemeses, que completou os 5000 metros num total de 21m30s38m. Na terceira posição ficou Helena Rodrigues do CN Funchal, com o tempo de 21m36,29m.
Nas Canoas Séniores, Nuno Barros do CN Ponte de Lima foi o vencedor da prova, com o tempo de 21m33s18m, seguido de Helder Silva do CN Prado e de José Sousa do Ligadura.
Lista dos campeões do Clube Náutico de Ponte de Lima:
K1 Cadete Feminino - Ana Pimenta
C1 Sénior Masculino - Nuno Barros
K1 Sénior Masculino - Fernando Pimenta
Resultados completos aqui
Os cromos de "Os Limianos"

Será apresentada amanhã, domingo, no intervalo do jogo Limianos-Bragança, a colecção de cromos da A. D. "Os Limianos", que integra todos os jogadores do clube, desde as escolas aos séniores, constituindo um documento histórico, tendo em conta que irá fixar o nome e a imagem daqueles que, durante a época 2008/2009, representaram o clube. As cadernetas e cromos estarão depois disponíveis nas livrarias e quiosques de Ponte de Lima.
Taça de Portugal: Limianos deslocam-se a Torres Vedras

Depois de terem eliminado a Oliveirense, "Os Limianos" deslocam-se ao terreno da Física de Torres Vedras, para disputarem os quartos de final da Taça de Portugal. O jogo terá lugar no próximo dia 28 de Março.
200 anos das invasões francesas

O Município de Ponte de Lima vai levar a cabo uma Conferência, a realizar na Biblioteca Municipal, no dia 17 de Abril, pelas 21.00h, subordinada ao tema “O Norte de Portugal na Restauração e guerra contra os franceses”, pelo Prof. Doutor Viriato Capela. Esta será uma boa oportunidade para podermos conhecer o papel importante desenvolvido pela população de Ponte de Lima na resistência à passagem dos franceses. Os combates deram-se durante vários dias, em 7 de Abril o mais sangrento.

sexta-feira, março 13, 2009

Desporto para o fim-de-semana

Muito desporto e emoção, vai trazer o calendário desportivo lmiano neste fim-de-semana.
O futebol leva, como habitualmente, a parte de leão, com mais um jogo decisivo para "Os Limianos". Depois da importante vitória em Macedo de Cavaleiros, recebem agora o Bragança, segundo da classificação geral, em jogo que estão obrigados a vencer, se quiserem manter intactas as esperanças de ocupar um dos seis primeiros lugares da classificação, que dão acesso à luta pela subida. Na Correlhã, os locais recebem o líder Valenciano e, em Moreira do Lima joga o Darquense, em mais um jogo importantíssimo para a carreira dos locais, que nestes momentos ocupam um lugar que dá cesso à subida de divisão.

No hóquei em patins, depois da gloriosa jornada da Taça de Portugal, em que "Os Limianos" eliminaram o primodivisionário Oliveirense, desloca-se a Ponte de Lima o Famalicense, em mais um jogo a contar para o Nacional da 2ª Divisão, Zona Norte. O apoio dos adeptos é fundamental, para que a equipa continue na senda das vitórias.

Outros jogos:
1ª Divisão AFVC: Grecudega - Castanheira; Moreira - Fachense; Águias de Souto Perre; Vit. Piães - Torre; Lanheses - Bertiandos
Juniores: Limianos - Darquense - Os locais podem sagrar-se desde já campeões da competição, caso consigam vencer o jogo.
Juvenis (Fase Final): Limianos - Cerveira
Inciados: Luciano Sousa - Limianos A; Limianos B - Ponte da Barca
Infantis: Valenciano - Limianos A; Limianos B - Torre; Limianos C - Academia de Ponte de Lima
Escolas: Torre - Limianos A; Limianos B - Academia de Ponte de Lima

Futsal: Alvarães - Neiva; Fontão - ARA
Fim-de-semana do Sarrabulho


Cerca de 50 restaurantes de Ponte de Lima aderiram ao fom-de-semana do Sarrabulho, que decorrerá nos dias 14 e 15 de Março.
Além do Sarrabulho "perfumar" as mesas dos restaurantes limianos, será promovido o seguinte programa de animação: Concerto pela Banda Sinfónica da PSP, na tarde de sábado, no Teatro Diogo Bernardes; Encontro Concelhio de Bombos, no domingo, a partir das 10h00; Na tarde de domingo, tem lugar o "Desfile da Tradição" com os 18 grupos folclóricos do concelho, que depois actuarão nas ruas e praças limianas. Ainda neste dia actuarão na Praça de Camões as Bandas de Música de Ponte de LIma e São Martinho da Gandra.
Como se pode verificar, razões de sobra para visitar Ponte de LIma a 14 e 15 de Março!

quinta-feira, março 12, 2009

Vitor Hugo lesionado

O médio de "Os Limianos" Vitor Hugo lesionou-se recentemente e estará ausente das convocatórias nas próximas semanas, sendo provável que tenha que ser operado a um joelho. Uma baixa importante para a equipa local, numa fase importante do campeonato.
Belos candeeiros clássicos na Rua Cardeal Saraiva, junto à Matriz.



A internet anda no ar...

São vários os pontos de acesso na vila de Ponte de Lima, desde as imediações do Espaço Internet e Posto de Turismo, até à Avenida dos Plátanos, Passeio 25 de Abril e Largo de Camões. A internet anda mesmo no ar com o Valimar Digital.

quarta-feira, março 11, 2009

O Mistério da Placa desaparecida...


Desaparecida e bem! A placa que chegou a estar no monumento ao Cardeal Saraiva foi retirada para que fosse corrigido o grosseiro erro ortográfico que continha. Desapareceu, e ainda bem!

Figuras Limianas


Tendo em conta o debate que se gerou em torno da obra "Figuras Limianas", pelo seu interesse e contributo para o conhecimento das figuras que honraram Ponte de Lima, tomamos a liberdade de transcrever algumas das mensagens que recebemos.
Como nota prévia, gostaríamos de deixar bem expresso o nosso reconhecimento relativamente à qualidade da obra, dos articulistas e da coordenação. Também ficou bem claro que nunca foi pretensão do seu Coordenador fazer um levantamento exaustivo de todas as figuras limianas, tratando-se de uma recolha daquelas que, na sua opinião, mais se tinham destacado. Tem, portanto, uma abordagem pessoal, que deve ser respeitada e um fio condutor que nos parece inegável, designadamente a obra publicada ou publicamente reconhecida.

Foi também sublinhado que uma obra deste tipo não pode ter início nem fim, estando por isso em constante actualização. Deve ser esse o sentido do debate que se gerou e ao qual queremos dar a maior expressão possível, em nome do engrandecimento de Ponte de Lima, eixo central dos objectivos deste espaço. A monumental obra "Figuras Limianas" é também um extraordinário ponto de partida para alargar o campo da investigação sobre esta terra, abrindo pistas fantásticas para o aprofundamento do conhecimento de personalidades e instituições de Ponte de Lima.



Concordo com tudo aquilo que escreveu sobre o lançamento deste livro,ainda bem que chamam de figuras limianas, pois de filhos da terra faltam muitos, tanto ou mais ilustres doque alguns daqueles aqui biografados. Vou citar algumas personalidades (séc. XX)que foram ignoradas nesta obra, quiça pela sua forma de pensar,.O Américo Carneiro, ilustre prof. de Português e Latim; Joaquim Manuel de Lima, o famoso ''santeiro'' entalhador que se notabilizou em Lisboa, António Amorim (António Baldrufa), publicista e politico exilado no Brasil, António Mimoso (da Casa de Sá), Aníbal Marinho, publicista e poeta, Adelino Sampaio, António Morgado Morais, José Valente Fiúza, David da Rocha Braga, jornalista e poeta, Diogo Peixoto de Oliveira, Maestro, Joaquim de Azevedo Medeiros Lima, etc, e tantos outros que podiam ser enumerados noutros séculos.

António da Ponte Silva e Lima



Parece-me que esta obra não tinha a pretensão de abarcar todas as figuras limianas. Na minha modesta opinião, muitas foram as que não foram objecto de atenção, designadamente as dezenas que tiveram um papel importantíssimo no associativismo local. Uma obra deste tipo nunca ficará fechada. Mas o debate será muito interessante...

João Carlos Gonçalves



(...) não pondo em causa o excelente trabalho feito, que a escolha recai mais na "classe" e na família que outra coisa. Se fizermos uma contabilização dos retratados chegaremos à conclusão que, embora aparecem muitas figuras, existem poucas famílias retratadas. Na verdade a maior parte dos retratados são irmãos, primos, familiares ou descendentes, o que não se compreende quando outros ficaram de fora.Se deixaram de fora outros por que não os da mesma família optando por retratar o mais importante desta.Com isto, este livro parece mais uma demonstração vaidosa de famílias "bem" que actualmente até já pouca ou nenhuma relação têm com Ponte de Lima.



(...) continuo a não perceber os critérios de exclusão. Já repararam que a maior parte dos retratados são parentes, primos, irmãos, filhos... A deixar de fora porque não deixar os que são da mesma família apenas figurando os mais importantes? Pires Trigo tem razão quando diz que "Deixar uma referência no túmulo seja no Brasil ou na Índia parece-me de pouco significado." neste livro parece que desde que se tenha o apelido x ou y e tenha escrito algum livro ou tenha sido quadro do Estado já tem direito a figurar no livro.Tantos e tantas que fizeram Ponte de Lima e ficaram de fora.

José Carlos Lima

terça-feira, março 10, 2009

Dito...

"TGV é das piores coisas que vamos ter que enfrentar"

Daniel Campelo
Boletim Municipal reaparece

Após alguns anos de interrupção, parece que o Boletim Municipal vai reaparecer. Em ano eleitoral...

segunda-feira, março 09, 2009

A novela do Mercado

Não parece haver grandes dúvidas. Das obras realizadas, o Mercado Municipal foi o grande logro de Daniel Campelo à frente do Município de Ponte de Lima.
Antes, o Mercado Municipal de Ponte de Lima era um espaço vivo, com dinâmica mas a necessitar obras de remodelação que o tornassem mais jovem, atraente e capaz de fazer face aos desafios da época e do futuro.
Fizeram-se as obras, optando-se por um misto de recuperação do existente e do lançamento de uma nova imagem, apostando-se numa arquitectura arrojada e de ruptura com o passado.
Se o resultado em termos arquitectónicos pode ter sido aceitável, o mesmo não se pode dizer da funcionalidade do espaço. As lojas do lado nascente não têm qualquer funcionalidade nem condições de trabalho, não se ajustando à maior parte dos ramos comerciais aí instalados. A nave central, espaço aberto que pretendia albergar também outras actividades, designadamente espectáculos, revelou-se inapropriada. Finalmente, a cobertura, quase nunca o foi, pois as infiltrações eram mais do que muitas. O mercado nunca foi um verdadeiro mercado e todos aqueles que acreditaram que poderiam garantir a sua sobrevivência naquele espaço, foram defraudados, apesar das críticas e reparos que iam chegando ao Município.
Em breve, vão ser realizadas algumas obras para procurar minimizar os danos. Mais de dez anos depois, fora da garantia da obra, à custa dos cofres do Município. É o reconhecimento tardio de um erro que não terá mais remédio. O Mercado acabou!

domingo, março 08, 2009

Baía inundou Macedo!

Macedo de Cavaleiros, 1 - Limianos, 2 (0-1 ao intervalo)

"Os Limianos" deslocaram-se até Trás-os-Montes obrigados a vencer, para conseguirem manter algumas aspirações aos seis primeiros lugares da classificação, que dão acesso à disputa da subida. O jogo começou em toada de equilíbrio, com ligeiro ascendente dos locais, apenas perturbado pelo golo de Miguel, à passagem da mei hora, e que colocava os forasteiros em vantagem. Os locais tentaram então reagir, dispondo de uma grande oportunidade aos 36 minutos, na sequência de uma grande penalidade, que significou também a expulsão de Graça, ficando "Os Limianos" reduzidos a dez unidades. Aqui, o Mecedo de Cavaleiros começou a entender que iria ter um grande obstáculo para as suas pretensões, o guardião Baía que se opôs com eficácia ao remate desde a marca fatídica.
Na segunda parte,a toada foi de ataque dos locais e resistência tranquila dos homens de Ponte de Lima que, em contra-ataques rapidíssimos conseguiam levar grande perigo à baliza local. E foi com des elementos em campo que "Os Limianos" fizeram o 2-0 por Ribeira, gelando as bancadas. O Macedo fez o 2-1 a dez minutos do final e teve a oportunidade de empatar sobre o minuto 90, na sequência de mais um penalti mais que duvidoso, mas que mereceu, uma vez mais, a oposição de Baía.
Foi um jogo de grande sacrifício e firmação de um conjunto forte e coeso, a quem as coisas não vinham a correr bem nos últimos jogos.

DIA DA MULHER

Joana Sousa e Cristiana Pona, do Clube Náutico de Ponte de Lima, vencedoras da Taça de Portugal de Maratonas em K2 Damas Junior.

sábado, março 07, 2009


LIMIANOS "TOMBA GIGANTES" da Taça de Portugal de Hóquei em Patins


Uma vitória sublime, onde o querer, a garra, o espírito de sacrifício e a qualidade da equipa de "Os Limianos" foram determinantes para levar de vencida a "super-equipa" da Oliveirense, onde pontificam grandes nomes do hóquei patinado nacional, como são os casos de Tó Neves, Vitor Furtunado e Nuno Felix.
O jogo até começou mal para a equipa de Ponte de Lima, que sofreu o primeiro golo de grande penalidade, numa falta pouco clara. No entanto, de uma forma brilhante, "Os Limianos" conseguiram dar a volta ao marcador, com golos da autoria de Rui Costa e Diogo Sá. A Oliveirense, surpreendida, tentou tudo para bater a defesa local, muito bem posicionada e coesa, comandada por um irrepreeensível Jorge Correia, que mantiveram a vantagem até ao intervalo.
A pressão dos primodivisionários acentuou-se no segundo tempo, mas o enorme espírito de sacrifício e determinação dos locais, permitiram guardar a preciosa vantagem, que podia ter sido ampliada na sequência de diversos contra-ataques e de um livre-directo, em que os avançados de "Os Limianos" falharam cara-a-cara com Domingos Pinho, guardião forasteiro.
O jogo terminou com o Pavilhão Municipal em delírio, perante um grande feito do hóquei limiano, o resultado de maior destaque dos dezasseis avos de final da Taça de Portugal.
"Os Limianos" alinharam com: Filipe Carneiro, Carlos Costa, Bruno Martins, Rui Costa, João Araújo, Pedro Conde, Paulo Morais, Diogo Sá, Tiago Braga e Jorge Correia.

Notícia de "A Bola" e "O Jogo"



Resultados do fim-de-semana

Divisão de Honra AFVC: Campos, 0 - Correlhã, 1
1ª Divisão AFVC: Vila Fria, 1 - Moreira do Lima, 1; Fachense, 3 - Grecudega, 1; Torre, 1 - Águias de Souto, 1; Bertiandos, 3 - Vitorino Piães, 4
Juniores: Ponte da Barca, 0 - Limianos, 7
Juvenis (Fase Final): Limianos, 2 - Castanheira, 0
Iniciados: Cerveira, 0 - Limianos A, 5; Barroselas, 1 - Limianos B, 2
Infantis: Limianos A, 0 - Vianense, 2; Chafé, 1 - Limianos B, 1; ADECAS, 2 - Limianos C, 4
Escolas: Limianos A, 8 - ADECAS B, 0; Ponte da Barca, 3 - Limianos B, 4
Futsal: Neiva, 6 - Peladeiros, 1; Cais Novo, 2 - Fontão, 2
Carlos Cunha técnico do Atlético Valdevez

O limiano Carlos Cunha é o técnico que substituiu no Atlético Valdevez (2ª Divisão B) Micael Cerqueira. Antes, Carlos Cunha havia já comandado equipas do distrito, como são o caso de "Os Limianos" e Ponte da Barca, e encontrava-se na presente época a treinar os juniores do Valdevez e a coordenar todo o futebol juvenil.
Carlos Cunha faz parte de um conjunto de técnicos limianos que têm assumido lugares de destaque no futebol distrital e nacional, como é o caso de José Carlos Fernandes ("Os Limianos"), Alberto Fernandes (Valenciano), Márcio Lima (Correlhã) e Adriano (Vila Franca).

sexta-feira, março 06, 2009

Desporto parra o fim-de-semana

O fim-de-semana será marcado pelo jogo Limianos-Oliveirense, a contar para a Taça de Portugal. A equipa de Oliveira de Azeméis está recheada de grandes nomes do hóquei patinado nacional, caso do campeão do Mundo Tó Neves. O jogo tem início às 18h00 no pavilhão Municipal de Ponte de Lima.
Por seu turno, "Os Limianos" deslocam-se no domingo a Macedo de Cavaleiros, onde disputarão um encontro decisivo para as suas aspirações, já que uma derrota os afastará da luta pelos seis primeiros lugares da classificação.
Outros encontros:
Divisão de Honra AFVC: campos - Correlhã
1ª Divisão AFVC: Vila Fria - Moreira do Lima; Fachense - Grecudega; Torre - Águias de Souto; Bertiandos - Vitorino Piães
Juniores: Ponte da Barca - Limianos
Juvenis (Fase Final): Limianos - Castanheira
Iniciados: Cerveira - Limianos A; Barroselas - Limianos B
Infantis: Limianos A - Vianense; Chafé - Limianos B; ADECAS - Limianos C
Escolas: Limianos A - ADECAS B; Ponte da Barca - Limianos B

Futsal
Neiva - Peladeiros; Cais Novo - Fontão

Clube Náutico vence I Taça de Portugal de Maratonas

A Federação Portuguesa de Canoagem, em cooperação com a Associação de Canoagem Regional do Algarve e Municipio de Lagoa, promoveu no dia 1 de Março a primeira prova da Taça de Portugal de Maratona.Competiram no rio Arade perto de 400 atletas em representação de 41 clubes de todo o País e Ilhas, numa prova bastante disputada.A nível colectivo, o clube Náutico de Ponte de Lima venceu a prova, com um total de 306 pontos. O segundo lugar foi ocupado pelo Liga-Dura com 186 pontos. O terceiro e último lugar do´pódio foi ocupado pelo Clube Náutico de Crestuma com um total de 163 pontos.~
A nível individual, o destaque vai para o K2 Sénior de Márcio Pinto e Pedro Gomes do CN Crestuma, que terminou a prova no 1º lugar com o tempo de 1h37m57s. Nuno Henriques e Artur Tomaz do AN Amorense e ainda Nuno Silva e Luciano Gonçalves do KCCArade fecharam o pódio com o segundo e terceiro lugar.Em K1 sénior, José Ramalho do CF Vilacondense foi o vencedor da prova, com o tempo de 1h39m33s, seguido por Fernando Pimenta do CN Ponte de Lima e Nuno Brandão do CN Milfontes.
No sector feminino, Sandra Silva do Rio Neiva foi a vencedora, seguida por Ana Silva do KCCArade em 2º e Sara Paiva do AN Amorense.Nuno Barros do CN Ponte de Lima venceu a competição em C1 Sénior, com o tempo de 1h26m39s, seguido de José Sousa do Liga-Dura e Luis Capitolina,também do CN Ponte de Lima

(Site da FP Canoagem)
Ver resultados aqui

quinta-feira, março 05, 2009

Dia de Ponte de Lima

Notícia do JN

Será por causa do sinal que a tubaria foi parar ao passeio e os peões à via? Alguém pensou na segurança das crianças que todos os dias circulam naquele espaço?

Primodivisionário visita Ponte de Lima

A Oliveirense, clube do escalão maior do hóquei português, será o adversário de "Os Limianos" na próxima eliminatória da Taça de Portugal, que terá lugar no dia 7 de Março, sábado, no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima. Uma boa oportunidade de ver bom hóquei, contra uma equipa recheda de nomes grandes do hóquei patinado nacional e interrnacional, e ver a nossa equipa a ombrear com o segundo classificado do campeonato maior de Portugal.

quarta-feira, março 04, 2009



Dia de Ponte de Lima em imagens

CARDEAL SARAIVA

Dom Frei Francisco de São Luís Saraiva (Ponte de Lima, 26 de Janeiro de 1766 - Lisboa, 7 de Maio de 1845), mais conhecido como o Cardeal Saraiva, foi o oitavo Patriarca de Lisboa.
Nascido Francisco Manuel Justiniano Saraiva, entrou para o
Mosteiro de São Martinho de Tibães, da Ordem de São Bento, em 6 de Abril de 1780, com apenas 14 anos, alterando o seu nome para Francisco de São Luís Saraiva. Professou em 28 de Janeiro de 1782; saiu de Tibães para o Mosteiro de Santo André de Rendufe e daí para a Faculdade de Teologia da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em 3 de Julho de 1792, tendo-se tornado aí professor, e sócio correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.
Fora entretanto ordenado padre em
7 de Março de 1789. Adepto dos ideais liberais, tornou-se mação (adoptando o pseudónimo de Condorcet); não obstante, viria a combater o invasor francês, entre 1808 e 1810. Anos mais tarde, faria parte da associação secreta portuense Sinédrio, que tinha por objectivo a restauração e regresso do governo do Rei D. João VI, ao tempo no Brasil, o fim da governação dirigida pelos ingleses e a instauração de um regime constitucional, tendo sido um dos membros da Junta Provisional do Supremo Governo do Reino, saída da revolução liberal do Porto de 24 de Agosto de 1820 e, depois, do Conselho de Regência nomeado pelas Cortes Constituintes em 26 de Janeiro de 1821.
Em
19 de Abril de 1822, foi nomeado bispo de Coimbra; entretanto fora também designado reitor da Universidade daquela cidade e deputado às Cortes (1823). Resignou ao episcopado em 30 de Abril de 1824.
Em
1826, com a aprovação da Carta Constitucional de 1826, tornou-se Presidente da Câmara dos Deputados. Com a restauração miguelista em 1828, desterrou-se para o mosteiro da Serra de Ossa, de onde só saiu após a entrada das tropas liberais na cidade de Lisboa, a 24 de Junho de 1833.
Após a
guerra civil de 1832-1834 - na sequência da qual foram retirados inúmeros privilégios à Igreja - foi parte activa no processo de reatamento das relações diplomáticas entre o governo de Lisboa e a Santa Sé.
O governo liberal, então chefiado por
Pedro de Sousa Holstein (então Marquês de Palmela), convidou-o a integrar o gabinete, como Ministro do Reino, cargo que desempenhou entre 24 de Setembro de 1834 e 16 de Fevereiro de 1835.
Em
1840, por pressão de D. Maria II, foi feito Patriarca de Lisboa, título em que foi confirmado em 3 de Abril de 1843. Mais tarde nesse ano, em 19 de Junho de 1843, o Papa Gregório XVI elevou-o ao cardinalato (no vigésimo primeiro consistório do seu pontificado), sem que, contudo, jamais tivesse recebido pessoalmente o título e o barrete cardinalício.


DIA DE PONTE DE LIMA

884 anos volvidos sobre a outorga do Foral a Ponte de Lima, por D. Teresa, estamos hoje a celebrar o DIA DE PONTE DE LIMA com a inauguração da estátua de um dos maiores limianos de sempre, o Cardeal Saraiva. Neste mesmo dia é prestada pública homenagem a limianos que se distinguem ou distinguiram nos mais variados aspectos. Um deles é o Dr. Amadeu Pimenta, distinto médico no Hospital de S. João, onde dirige o Serviço de Cirurgia. Aproveitamos uma página inteira, recentemente publicada na revista "Sábado" (18/12/2008) para, também aqui, o podermos homenagear.
Ausente das comemorações, António Feijó deve também ser recordado no presente ano, na passsagem do 150º aniversário natalício, por tudo o que fez e continua a fazer pelo nosso concelho, autor da letra do Hino de Ponte de Lima que consegue traduzir como ninguém o sentimento de todos aqueles que amam esta terra.
Hoje é dia do limianismo e desde a "Terra de Ponte" saudamos, por isso, todos os que a querem bem!

terça-feira, março 03, 2009


Comemorações do DIA DE PONTE DE LIMA

Amanhã, quarta-feira, dia em que o município limiano comemora a outorga do foral à vila de Ponte de Lima. Um dos momentos altos vai ser a inauguração de uma estátua ao Cardeal Saraiva, filho ilustre desta terra, que ficará situada junto à Igreja Matriz, precisamente na Rua Cardeal Saraiva. A cerimónia terá o seu início às 15h00.
As cerimónias oficiais serão presididas por Jaime Gama, presidente da Assembleia da República. Pelas 15h30, no Teatro Diogo Bernardes. terá lugar a evocação ao Cardeal Saraiva que será efectuada por Oliveira Ramos. Na mesma cerimónia, o Município de Ponte de Lima irá também entregar as 12 medalhas de mérito a doze personalidades, que o município limiano distinguiu como forma de reconhecer e louvar os seus actos.
Clube Náutico em acção: Grandes resultados no controlo nacional!

Montemor-o-Velho, recebeu no passado sábado, 21 de Fevereiro, mais um controlo Nacional, numa competição de 2000 e 1000 metros.No escalão Sénior K1, Emanuel Silva do CN PRado foi o vencedor da prova ao terminar ambas as distâncias com um tempo de 11:38s39m, seguido de João Ribeiro do Gemeses e de José Ramalho do CF Vilacondense. De destacar a participação do atleta Fernando Pimenta do CN Ponte de Lima, que embora tenha obtido o melhor resultado desta competição foi desclassificado da mesma por não ter pesado a sua embarcação.
Em K1 Júnior, a vitória foi de Diogo Lacerda do CN Ponte de Lima com o tempo de 12.18s46m, seguido de Rui Silva e Márcios Mesquita, ambos do CRP Arnelas.Em K1 Cadete, o vencedor da prova foi João Silva do CN Ponte de Lima, com o tempo total de 13:01s.75m. manuel Macias do CN Mertoia e Paulo tavares do SaavedraGuedes, terminaram na 2º e 3º posição, respectivamente.
Em C1, Nuno Barros do CN Ponte de Lima venceu no escalão de Séniores, com o tempo de 13:41s93m. Helder Silva do CN Prado e Luis Capitolina do CN Ponte de Lima terminaram na segunda e terceira posição.No escalão Junior, o vencedor foi Rui Lacerda do CN Ponte de Lima com tempo de 14:47s67m. A segunda posição foi ocupada por Bruno Vitória do CN Mertola e Tiago Ferreira do Gemeses terminou no terceiro posto.No escalão de Cadetes, Tiago Tavares da ARCOR venceu a competição com o tempo de 15:16s.72m. Bruno Cruz e Nuno do Silva terminaram na segunda e terceira posição, respectivamente.
No sector feminino, Beatriz Gomes do CF Coimbra venceu no escalão sénior, como tempo de 13.41s72m, seguida de Teresa Portela e Joana Sousa do Gemeses e CN Crestuma respectivamente. No escalão Junior, a vencedora foi Joana Vasconcelos do CN Crestuma com o tempo de 13:41s.09m, a melhor prestação feminina no geral da competição. Cristiana Pona do CN Ponte de Lima e Mafalda Ribeiro do SaavedraGuedes, terminaram na segunda e terceira posições.Finalmente no escalão de cadetes, a vencedora foi Christina Pedroso do KCCArade com o tempo de 14:55s.81m seguida de Ana Pimenta do CN Ponte de Lima e Joana Barbosa do CN Prado.

segunda-feira, março 02, 2009


Figuras Limianas

Perante numeroso público, foi apresentada no sábado a obra "Figuras Limianas", coordenada pelo Eng. Abreu Lima e a última obra da série que integrou o Projecto "Ponte de Lima Terra Rica da Humanidade". Trata-se de um compendio que reúne a biografia de 150 figuras que se destacaram no passado de Ponte de Lima, tendo para tal o coordenador convidado cerca de 50 personalidades para redigirem os respectivos textos.
Pela leitura que já fizemos de algumas partes da obra, estamos na presença de uma referência para a história de Ponte de Lima.
Nesta sessão, ficamos também a saber que o Projecto Terra Rica da Humanidade terá continuidade.

domingo, março 01, 2009

Resultados do fim-de-semana


Futebol

Campeonato Nacional da 3ª Divisão: Limianos, 2 - Mondinense, 2

Divisão de Honra AFVC: Correlhã, 1 - Neves, 3

1ª Divisão AFVC: Moreira do Lima, 3 - Castanheira, 0; Peladeiros, 0 - Fachense, 2; Gandra, 0 - Perre, 0; Águias de Souto, 0 - Bertiandos, 0; Vitorino de Piães, 1 - Chafé, 1
Escolas: Limianos, 11 - Barroselas, 4; Ponte da Barca, 1 - Limianos A, 1
Infantis: Limianos B, 3 - Barroselas, 4; Monção, 1 - Limianos A, 1; Limianos C, 1 - Ponte da Barca, 0
Iniciados: Limianos A, 11 - Vianense, 0; Limianos B, 0 - Correlhã, 0
Juvenis: Ponte da Barca, 1 - Limianos, 2
Juniores: Lanheses, 3 - Limianos, 4

Futsal

Fontão, 2 - Neiva, 2

Hóquei em Patins

Juventude Ouriense, 2 - Limianos, 2


Perspectiva de Diana Isabel Leite