quarta-feira, dezembro 31, 2008


FELIZ 2009!
Entrar no novo ano na rua é o desafio lançado pelos bares da Zona Histórica de Ponte de Lima (Girabola, Klaustrofobia, Chusso e SA), prometendo muita animação até altas horas.
Na rua, com os amigos, festejar 2009 vai ter outro encanto.
"PARAR PARA PENSAR DESEJA UM FELIZ 2009!
Imagens de Inverno... (4)


terça-feira, dezembro 30, 2008

Imagens de Inverno... (3)


segunda-feira, dezembro 29, 2008

Ministro da Administração Interna inaugura carreira de tiro


Foi a primeira de um conjunto de sete a serem inauguradas um pouco por todo o país. Foi inaugurada no dia 22 a carreira de tiro de Ponte de Lima, situada na freguesia da Cabração, que dará melhores condições de treino às forças de segurança portuguesas. O custo desta infraestrutura ascendeu a 150 mil euros.
Imagens de Inverno...(2)


domingo, dezembro 28, 2008


Resultados do fim-de-semana

A. F. de Viana do Castelo
Juniores: Limianos, 4 - Neves, 0
"Os Limianos" alinharam com Fonseca, Pedro Lopes, Gama, João, Gueri, Manuel Pedro, Cucci (Duarte Nuno 85'), Jean, Diogo (Carlos 80'), Vasco e Flávio (Filipe 65'). Treinador: Jaime Matos.
Golos: Gama, Jean (2) e Vasco
Num jogo que opunha o primeiro e o segundo classificado do campeonato distrital da categoria, esperava-se maior equilíbrio de forças. No entanto, a superioridade da equipa da casa foi absoluta, tanto em termos colectivos como individuais. O domínio territorial foi sendo carimbado com golos, dois no primeiro tempo e dois no segundo, podendo-se mesmo concluir que a vantagem pecou por escassa.Desta forma, "Os Limianos" continuam a ocupar o lugar cimeiro da tabela, estando bem posicionados para aceder aos nacionais de juniores.

Juvenis: Valdevez, 2 - Limianos, 2
Um grande investimento para a região


A nova travessia do Rio Lima está em andamento. Constituirá uma importante mais valia para os Municípios do interior do distrito, designadamente Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Ponte de Lima. Ligará Lavradas a Padreiro, freguesias dos concelhos de Ponte da Barca e SArcos de Valdevez, mas bem chegada aos limites com o concelho de Ponte de Lima, tendo já sido lançado o respectivo concurso público.
Recorde-se que esta é ainda uma das alíneas das reivindicações de Daniel Campelo, que foram prometidas pelo Governo Socialista no âmbito do "Orçamento do Queijo", negociado pelo então Ministro José Sócrates, hoje Primeiro Ministro de Portugal. Enquanto se aguarda o cumprimento de outras medidas, designadamente a nova variante a Ponte de Lima, já entendemos que pelo menos uma delas nunca sairá do plano das intenções: a tal fábrica de queijo, que substituiria a Lacto Lima...
Imagens de Inverno...(I)


sábado, dezembro 27, 2008

EDL organiza XII Maratona Internacional de Basquetebol

Nos dias 27 e 28 de Dezembro, a Escola Desportiva Limiana organiza mais uma maratona de basquetebol no Pavilhão Municipal. Durante dois dias, evoluirão no recinto de jogo jovens dos escalões, masculino e feminino, de iniciados, cadetes e juniores, das equipas EDL, F. C. Porto, Académico FC, CB Porriño, CB Bayona, além dos jovens locais.
Um bom ponto para o programa de fim-de-semana desta época natalícia...

"Os Limianos" - Joane (momentos)

sexta-feira, dezembro 26, 2008

Natal com Circo em Ponte de Lima

A arte do circo está muito associada às crianças e estando as crianças intimamente associadas ao Natal, o Circo é uma das actividades com maior expressão nesta época. Ponte de Lima tem circo instalado na areal neste Natal. Mais um atractivo para vir até Ponte de Lima neste fim-de-semana...
Coro Jovens Vozes de Lisboa, dia 28 de Dezembro, 15h00, no Museu dos Terceiros.
Desporto para o fim-de-semana


Com os campeonatos nacionais parados nesta época natalícia, a atenção vira-se para os distritais da A. F. de Viana do Castelo.
No sábado, no Campo do Cruzeiro pelas 15h00, jogam os juniores de "Os Limianos" com a sua congénere do Neves, um jogo que opõe o primeiro e segundo da classificação, que poderá ajudar a definir ainda mais a liderança dos nossos jovens. Prevê-se, obviamente, um bom jogo e uma boa afluência de público para presenciar este encontro. Nesse mesmo dia e hora, mas nos Arcos de Valdevez, para o campeonato de juvenis defrontam-se a equipa local e "Os Limianos", também os dois primeiros da classificação, que é comandada pelo jovens de Ponte de Lima.
No domingo, Ponte de Lima vai ser palco da final da Taça de Honra da A. F. de Viana do Castelo, estando em confronto as equipas do Valenciano e Neves. O jogo tem início marcado para as 14h30.
Em jogos a contar para o distrital da 1ª Divisão, vão defrontar-se: Águias de Souto - Moreira do Lima; Vit. Piães - Moledense; Bertiandos - Vila Fria; Perre - Fachense.
Na sexta-feira, dia 26 de Dezembro, pelas 21h00, terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal, uma Assembleia Extraordinária da A. D. "Os Limianos", onde estará em discussão uma proposta de aquisição de uma nova viatura para o clube, além de outros assuntos de interesse para o clube.

quinta-feira, dezembro 25, 2008

Árvore de Natal

Quisera Senhor, neste Natal,
armar uma árvore dentro do meu coração
e nela pendurar em vez depresentes,
os nomes de todos os meus amigos.
Os amigos de longe e de perto.
Os antigos e os mais recentes.
Os que vejo a cada dia e os que raramente encontro.
Os sempre lembrados e os que às vezes ficam esquecidos.
Os constantes e os intermitentes.
Os das horas difíceis e nos das horas alegres,
os que sem querer, eu magoei, ou, sem querer me magoaram.
Aqueles a quem conheço profundamente
e aqueles de quem não me são conhecidos , a não ser as aparências.
Os que pouco me devem e aqueles a quem muito devo.
Meus amigos humildes a meus amigos importantes.
Os nomes de todos os que já passaram pela minha vida.
Uma árvorede muitas raízes muito profundas
para que seus nomes nunca mais sejam arrancados do meu coração.
De ramos muito extensos,
para que novos nomes vindos de todas as partes,
venham juntar-se aos existentes.
De sombras muito agradáveis para que nossa amizade,
seja um aumento de repouso nas lutas da vida.
Que o Natal esteja vivo dentro de nós em cada dia do ano que se inicia,
para que possamos viver sempre o amor e a fraternidade.
FELIZ NATAL!

quarta-feira, dezembro 24, 2008


FELIZ NATAL

Alterações no trânsito junto à Escola do 1º Ciclo

Foram aprovadas na reunião do executivo municipal de 2 de Dezembro e na Assembleia Municipal de 20 do mesmo mês, diversas alterações ao trânsito na envolvente este estabelecimento de ensino. As mais significativas visam que a circulação junto à entrada principal seja efectuada num só sentido, facilitando a entrada e saída de alunos e aumentando a segurança na zona. Para possibilitar esta alteração será dotada a Rua Reinaldo Varela de um piso ajustado às suas funções e será alargada, possibilitando uma maior fluidez ao trânsito.
Por estes dias ficou também a saber-se que a futura Escola do 1º Ciclo de Ponte de Lima será construída na Quinta do Cruzeiro, junto ao Campo de Jogos Municipal, abrindo caminho à libertação do actual espaço de implantação, onde provavelmente será eregida a nova Biblioteca Municipal, já consignada no plano e orçamento para 2009. Também em plano fica uma estrutura dedicada ao brinquedo, a instalar no edifício actualmente ocupado pelo Jardim de Infância de Ponte de Lima, que partilhará instalações com a escola do 1º Ciclo.
Um conjunto de boas notícias que, obviamente, se saúdam.
Limianos derrotado em Espinho

O Académico de Espinho bateu ontem "Os Limianos" por 8-6, em jogo a contar para a 11ª jornada do Nacional da 2ª Divisão - Zona Norte de Hóquei em Patins. Na próxima jornada, a disputar a 3 de Janeiro, a equipa de Ponte de Lima recebe o S. C. Tomar.

terça-feira, dezembro 23, 2008

Hóquei em Patins

A equipa sénior da A. D. "Os Limianos" desloca-se hoje ao recinto do Académico de Espinho, em mais um jogo a contar para o nacional da 2ª Divisão.
A língua afiada de Defensor


A língua destravada de Defensor Moura voltou a actuar no "Alto Minho" de 8 de Dezembro. Não é terminologia própria de um político, de alguém que quer afirmar a sua liderança e a sua capacidade. O trauliteirismo que exibe cada vez que abre a boca, retira-lhe argumentos e diminui-lhe a força.
Por outro lado, a imprópria linguagem, sobretudo quando se refere a Rui Solheiro, parece provar na prática que Viana fica fora da Comunidade por um desatino pessoal. E será um desatino pessoal capaz de arrastar todo um concelho?

segunda-feira, dezembro 22, 2008


Presépio Vivo

Nestes dias que precedem o Natal, muitas são as acções em curso na vila de Ponte de Lima. Hoje à noite, pelas 21h00, um Presépio Vivo poderá ser contemplado na Igreja Matriz, numa iniciativa da APPACDM, que contará ainda com a participação do Orfeão Limiano.

Na Torre da Cadeia Velha, numa iniciativa que leva já vários anos no terreno, terá lugar a exposição "O Natal e as Escolas", com trabalhos das escolas do concelho.

domingo, dezembro 21, 2008

Resultados do fim-de-semana

Futebol: Limianos inicia 2ª Volta com primeira derrota em casa

Limianos, 0 - Joane, 1 (0-0 ao intervalo)

Perante muitos adeptos locais, e também simpatizantes do Joane, "os Limianos" averbaram a primeira derrota caseira da época, em jogo que marcava também o início da 2ª volta do campeonato.

O jogo foi pouco interessante com as equipas a anularem-se mutuamente, não conseguindo criar lances de perigo junto das balizas adversárias. Com pouco futebol jogado, com muitas interrupções e prática sistemática de antijogo por parte do Joane, chegou-se ao intervalo. A segunda parte começou mais viva, mas foi o Joane a inaugurar o marcador aos 49', através de um golpe de cabeça que bnão deu qualquer hipótese de defesa a João. A partir desse momento, a equipa da casa procurou o empate, mas esbarrou na permissividade do árbitro da partida,que permitiu que grande parte do tempo o jogo estivesse interrompido para assistência aos jogadores do Joane. "Os Limianos" ainda criaram algumas oportunidades, mas ficarm limitados pela expulsão da Tanela, na sequência de um lance duvidoso dentro da área do Joane. Antes do final ainda ficou por marcar uma grande penalidade sobre João Batista.

"Os Limianos" alinharam com: João Pedro, César (cap), Bruno Graça, André Pinto, Rui Alves (João Costa), Hugo Costa, Ribeira (Miguel), Bruno, Marcos (Davide), Tanela e Vitor Hugo

A. F. Viana do Castelo

Divisão de Honra: Correlhã, 3 - Artur Rego, 1

1ª Divisão: Peladeiros, 1 - Gandra, 2; Moreira do Lima, 2 - Moreira, 0; Moledense, 1 - Águias de Souto, 1; Neiva, 2 - Vit. Piães, 4; Castanheira, 2 - Bertiandos, 1; Fachense, 3 - Torre, 1

Juvenis: Limianos, 14 - Neves, 0

Iniciados: Limianos B, 1 - Chafé, 2;


Hóquei em Patins: Limianos regressaram às vitórias

Em jogo realizado sexta-feira à noite, "Os Limianos" receberam e bateram o Mealhada por 4-2, regressando deste modo às vitórias, em busca de um lugar mais tranquilo na tabela classificativa.O jogo decorreu em toada de equilíbrio, não sendo de estranhar o nulo sem golos verificado ao intervalo. No entanto, a equipa local entrou muito frote no segundo tempo, conseguindo chegar à vantagem com dois golos de Helder, ainda não tinham decorrido cinco minutos. O ealhada conseguiu repor a igualdade, mercê de dois golos obtidos através de rápidos contra-ataques. Felizmente, na jogada seguinte, João Pedro voltou a colocar "Os Limianos" na posição de vencedores, vantagem que mantiveram até final, conseguindo mesmo ampliá-la nos últimos segundos por Diogo Sá.

Mais actividades para a Quinta de Penteeiros

Está pronto a arrancar um novo projecto para a Quinta de Penteeiros, desta feita a realização de actividades equestres naquele belo e multifacetado espaço.

sábado, dezembro 20, 2008

Assembleia Municipal

Realiza-se hoje a Assembleia Municipal de Ponte de Lima, reunião ordinária de Dezembro, onde serão votados o Orçamento e Plano para 2009. Além disso será apreciada uma proposta do PSD, sobre a temática do Desporto, sobre a qual emitiremos uma opinião na próxima semana.

sexta-feira, dezembro 19, 2008



V Campanha de solidariedade da JSD

A JSD Ponte de Lima vai realizar durante o mês de Dezembro a V Campanha de Solidariedade de Natal. Para tal, disporá de um stand localizado junto à Caixa Geral de Depósitos (Largo do Camões), nos fins-de-semana de 13, 14 e de 20 e 21 de Dezembro das 9h às 18 horas, onde os interessados podem entregar os seus donativos, que depois serão remetidos à Conferência de São Vicente de Paulo (Os Vicentinos) de Ponte de Lima, para distribuição pelos mais carenciados do nosso concelho.
Para o corrente ano, a prioridade serão alimentos (grão, arroz, massa, leite, feijão, farinha, açúcar, enlatados e similares) e vestuário (em especial a roupa de cama), embora toda a ajuda seja bem-vinda.
Desporto para o fim-de-semana

Ao contrário do que é habitual, o jogo da Associação Desportiva "Os Limianos", a contar para o Nacional da 2ª Divisão, Zona Norte, realiza-se hoje, sexta-feira, pelas 21h30 no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima. O adversário será o Mealhada.
Todo o apoio é necessário, esperando-se por isso uma boa casa!
Domingo, pelas 15h00 no Campo do Cruzeiro, realiza-se o jogo Limianos-Joane, a contar para a 14ª jornada do Nacional da 3ª Divisão, Série A. A realizar um excelente campeonato, onde ocupa actualmente o 3º lugar, é de crer que o Campo do Cruzeiro tenha uma boa assistência, neste arranque da 2ª volta.

quinta-feira, dezembro 18, 2008

Rota Valimar


A Valimar editouquatro novos folhetos promocionais do seu espaço: Centros Históricos; Castros e Fortes; Natureza e Cultura; O religioso. Os folhetos estão disponíveis nas Delegações de Turismo.
Comunidade Intermunicipal do Alto Minho

O VAZIO DOS FALSOS ARGUMENTOS
Ultimamente, os cidadãos vianenses têm sido flagelados por um conjunto de argumentos que, depois de passarem pelo crivo da realidade, levam sumiço. Ou, então, são reafirmados de forma enviesada e com uma notável ausência de urbanidade no tratamento dado aos outros, incluindo os nossos vizinhos mais próximos. O pano de fundo é o referendo de âmbito concelhio que se irá realizar em Viana, no próximo dia 25 de Janeiro.
A propósito da adesão de Viana do Castelo à Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho, os seus opositores agitaram o fantasma das despesas com pessoal da CIM: teriam de ser assumidas de forma proporcional ao número de eleitores dos municípios que a integram. Mas os estatutos da CIM são claros a este respeito, consagrando a equidade dos municípios nos encargos decorrentes de tal matéria. O argumento pulverizou-se.
No caso de dissolução futura da CIM, foram içadas as bandeiras do défice eventualmente existente nessa altura e o modo proporcional de repartição das obrigações daí decorrentes. Mas um detalhe foi propositadamente esquecido: a contracção de empréstimos (e os respectivos encargos financeiros) por parte da CIM necessita de ter o aval não só da Assembleia Intermunicipal (AI) como também de todas as Assembleia Municipais. Assim, existe um mecanismo, “a priori”, de controlo financeiro da CIM por parte de todos os municípios. O argumento dissolveu-se.
Mais recentemente, agitou-se a falta de proporcionalidade nos órgãos da CIM e o perigo dos “seis pequenos” municípios do Alto Minho possuírem a maioria dos assentos na AI, além do órgão executivo ser composto pelos presidentes dos municípios sem tomar em consideração a sua dimensão eleitoral. Estes argumentos têm pés de barro e basta tomar dois (dos inúmeros) exemplos. No âmbito da União Europeia, ao nível da sua Comissão, o “pequeno” Portugal (e o nosso primeiro-ministro) está, estranhamente, em pé de igualdade com a Alemanha (e a respectiva chanceler). A nível local, os presidentes de junta de freguesia da “pequena” Vilar de Murteda e de Santa Maria Maior têm, estranhamente, o mesmo voto na Assembleia Municipal de Viana e a sua proporção eleitoral é menor do que um para 37 (trinta e sete). Acrescente-se, ainda, que na extinta Valima e na Valimar, a equidade não constituiu obstáculo algum. O argumento esfumou-se.
A escassez de argumentação substantiva dos opositores à adesão natural de Viana do Castelo à CIM não permite esclarecer questões políticas muito mais importantes do que as aritméticas da representação. Os vianenses pretendem que o seu concelho tenha uma participação activa – e sublinha-se activa – na decisão das políticas de desenvolvimento e investimentos regionais? Querem olhar para Viana do Castelo como uma cidade média, competitiva e de referência crescente, numa região coesa e solidária? Pretendem o estabelecimento de parcerias e projectos supramunicipais que fortaleçam Viana e o Alto Minho? A resposta afirmativa a estas perguntas só será possível com a integração na comunidade. Caso contrário, estarão a contribuir para o isolamento progressivo de Viana do Castelo, para a formação de um enclave numa região desagregada, a transformar Viana num corpo estranho no seu próprio território.
Uma nota final, em abono do rigor e da verdade: a proposta da formação de uma associação de municípios no Alto Minho é anterior a 1994. Basta consultar documentação oriunda do PCP ou declarações dos seus representantes. E se quisermos ir mais atrás no tempo, como hipotética região administrativa, teremos de citar, além do PCP, o PPM ou um artigo de Carlos Branco Morais, publicado na revista nº 1 do Centro de Estudos Regionais (1984).
António Gonçalves

quarta-feira, dezembro 17, 2008

O Natal está a chegar...


A "Casa do Turismo", projecto do Arquitecto João Álvaro Rocha, foi publicada em livro, numa edição da Caleidoscópio, permitindo conhecer melhor um dos projectos mais controversos de Ponte de Lima.

terça-feira, dezembro 16, 2008

Não é bonito de se ver...

A Adega Cooperativa de Ponte de Lima é um dos grandes estandartes de Ponte de Lima, vive como pode em momentos de crise acentuada. Necessita de uma nova dinâmica e de uma imagem e produtos capazes de "dar a volta" ao mercado.
Mas, apesar de tudo, vive em ebulição interna, com a presidente a entrar em rota de colisão com o secretário e tesoureiro. Fruto deste braço de ferro, a presidente demite-se, assim como grande parte dos elementos da direcção. Por seu turno, secretário e tesoureiro também apresentam pedidos idênticos. A ebulição está para durar numa instituição que necessita, sobretudo, de paz. Não é nada bonito de se ver e dá actualidade à máxima: "casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão".
O Natal está a chegar...


segunda-feira, dezembro 15, 2008



Entre hoje e 19 de Dezembro, a antiga sede das "Feiras Novas" vai ser palco de uma "Feira do Livro" sui-géneris, com os livros limianos a beneficiarem de 30% de desconto.
Além de uma excelente prenda de Natal, para quem compra e para quem os virá a receber, trata-se também de um momento de limianismo, em que são colocados à disposição dos interessados os títulos de um dos concelhos que mais atenção dá à política editorial.

domingo, dezembro 14, 2008

Resultados do fim-de-semana

Campeonato Nacional da 3ª Divisão

Limianos, 2- Vilaverdense, 1 (1-0 ao intervalo) - O jogo começou com ligeiro ascendente dos locais que conseguiram aproximar-se com maior facilidade da baliza adversária. No entanto, com o passar do tempo, o jogo começou a ficar frio como a temperatura que se fazia sentir no Campo do Cruzeiro. O jogo aqueceu apenas à passagem do minuto 35 quando Ribeira, com um cruzamento/remate, fez o primeiro golo do encontro, vantagem que "Os Limianos" conservaram até ao intervalo.
Ño reatamento o Vilaverdense entrou melhor e, beneficiando de uma falha da defensiva local, fez o golo do empate. O golo sofrido e a entrada de dois elementos para reforçar o meio campo, espevitaram "Os Limianos" que assumiram o controlo do jogo e melhoraram muito o seu desempenho, domínio coroado com o segundo golo, também por Ribeira, quando passavam 70 minutos.
A vitória de "Os Limianos" foi justa e premeia uma primeira volta fantástica dos comandados de José Carlos Fernandes que, em 13 jogos, conquistaram 24 pontos e o direito ao pódio, ocupando o terceiro lugar da geral.
"Os Limianos" alinharam com: João Pedro, César (Cap.), Boris (André Pinto aos 60'), Bruno Graça, Rui Alves (Hugo aos 60'), Hugo Costa, Ribeira (Davide aos 85'), Bruno, Marcos, Tabela, Vitor Hugo.

Campeonato Divisão de Honra da A. F. de Viana do Castelo: Raianos, 0 - Correlhã, 3

Campeonato Distrital 1ª Divisão A. F. Viana do Castelo, 12ª jornada: Grecudega, 2 – Moreira do Lima, 3; Águias de Souto, 2 – Neiva, 0; Vitorino Piães, 0 – Darquense, 0; Bertiandos, 1 – Fachense, 1

Futebol Juvenil Distrital
Escolas: Vianense, 6 – Limianos B, 0; Santa Marta, 3 – Limianos A, 4
Infantis: Lanheses, 1 – Limianos C, 2; Vila Fria, 5 - Limianos B, 5; Academia de Ponte de Lima, 1 - Paçô, 4
Iniciados: Limianos A, 1 - Luciano Sousa, 0
Juvenis: Limianos, 8 – Darquense, 1
Juniores: Darquense, 0 – Limianos, 3

Hóquei em Patins

Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Zona Norte: Turquel, 6 - Limianos, 3
Hino d’ “Os Limianos”

REFRÃO
Joga LIMIANOS joga e põe à prova o teu valor,
Joga com energia, com valentia és o melhor,
Joga LIMIANOS joga e põe à prova o teu valor,
Joga LIMIANOS joga és Campeão serás sempre o maior!


Ó LIMIANOS, que és amigo,
Escuta bem o que eu te digo,
Joga com fé, com devoção,
E ó LIMIANOS e ó LIMIANOS serás Campeão!

(REFRÃO)

Ó LIMIANOS, que és memória,
Não esqueças nunca, a tua história,
Joga com garra e com amor,
E ó LIMIANOS e ó LIMIANOS serás Vencedor!

(REFRÃO)

Ó LIMIANOS, que és escola,
Teu lema é honrar, a camisola,
Joga com brio e sê verdadeiro,
E ó LIMIANOS e ó LIMIANOS serás o Primeiro!

(REFRÃO)

sábado, dezembro 13, 2008


Vá ao Museu...

Nesta quadra natalícia o Museu dos Terceiros em Ponte de Lima apresenta uma programação especial – dois concertos musicais, estão agendados para os dias 14 e 28 de Dezembro, respectivamente, o Coral Gospel e o Coro de Jovens Vozes de Lisboa e no dia 22 teremos um Presépio Vivo, na Igreja Matriz pelas 21H00, com alunos da APPACDM.
O Coral Gospel é um Coral que tem como estilo as músicas religiosas. O Concerto agendado para a tarde de domingo, dia 14, às 15 horas, apresentará um concerto único a não perder. Esta será também uma oportunidade para visitar o Museu, que estará de portas abertas a toda a população.
O Museu dos Terceiros já recebeu mais de 3 000 visitantes, que tiveram a oportunidade de observar a Exposição temporária “Santeiros de Ponte de Lima”, patente ao público até 31 de Dezembro. O tema aqui retratado pretende expressar duas vertentes do trabalho da pedra, nomeadamente do granito, tão predominante no concelho de Ponte de Lima. A primeira a realçar é o uso do granito como matéria-prima desde a Pré-história até aos nossos dias. A segunda vertente, aquela que está exposta nos “Santeiros de Ponte de Lima”, está mais relacionada com a “arte do saber” trabalhar a pedra.
“Santeiros de Ponte de Lima” pretende dar a conhecer alguns dos artesãos que ainda guardam o segredo de transformar o material rochoso numa peça de arte inigualável, única e singular e alertar para a necessidade de o mantermos vivo e com expressão.
Na tarde do próximo dia 14, a partir das 15 horas, visite o Museu e assista ao Concerto do Coral Gospel. A entrada é grátis.


Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta

Está já em funcionamento o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta de Ponte de Lima, instalado no edifício da antiga escola primária de Ponte de Lima, onde funciona também o Espaço Internet e a Loja Ponto Já. Esta estrutura servirá os estudantes de todo o distrito de Viana do Castelo e alguns concelhos de Braga. Os exames realizar-se-ão no edifício do Jardim de Infância de Ponte de Lima.

sexta-feira, dezembro 12, 2008

Desporto para o fim-de-semana


"Os Limianos" recebem no domingo o Vilaverdense, em jogo a contar para a 13ª jornada da Série A do Campeonato Nacional da 3ª Divisão, jornada que marca o termo da 1ª volta. A equipa de Ponte de Lima ocupa actualmente o 3º lugar da geral, estando a fazer um excelente campeonato, factor que deve levar até ao Campo do Cuzeiro muitos adeptos.

Em hóquei em patins, "Os Limianos" deslocam-se ao recinto do Turquel, em jogo a contar para a 9ª jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Zona Norte.


Mais um galardão para o Clube Náutico de Ponte de Lima

Numa cerimónia realizada no dia 02 de Dezembro, em Braga, o Instituto do Desporto de Portugal distinguiu o trabalho desenvolvido pelos treinadores e clubes que se dedicam à causa da formação dos jovens praticantes desportivos, nas diferentes modalidades desportivas. Entre os premiados destacou-se o Clube Náutico de Ponte de Lima, constituindo o prémio mais um reconhecimento público pelo esforço realizado por este clube no desenvolvimento da modalidade de canoagem.
O Clube Náutico de Ponte de Lima tem nos últimos anos exercido um domínio quer em número de atletas participantes quer em termos competitivos, na canoagem nacional mais jovem. Esse domínio tem crescido e vindo a ser alargado ao longo das ultimas épocas, culminando com uma época 100% vitoriosa em todos os escalões e especialidades da canoagem nacional, onde participou. Estes resultados são o corolário de um projecto de formação desportiva que se tem vindo a implementar, contando já com várias presenças nas selecções juniores e seniores.
Se existe Clube desportivo no panorama nacional que melhor interpreta a filosofia do “mérito desportivo”, de acordo com as normas do IDP, esse clube é o Náutico limiano.

quinta-feira, dezembro 11, 2008

O Bar do Arnado

O desastre que se abateu sobre o Bar do Arnado deixou abalados todos aqueles que viam naquele espaço um local aprazível, perfeito para as soleadas tardes de sábado ou domingo, no Inverno, e para as noites quentes de Verão. Hoje está reduzido a um monte de escombros, bem visíveis a quem do espaço de aproxima. Num país um pouco mais civilizado do que o nosso, o espaço teria já sido vedado e protegido de olhares curiosos, protegendo-os inclusivamente de uma qualquer derrocada que possa causar danos pessoais. Mas não, encontra-se livre o acesso ao seu interior e à curiosidade alheia. Feio!
Esperamos, agora que seja rapidamente reposto no local, pois faz já parte da paisagem e dos bons hábitos dos limianos.

Monumento ao Cardeal Saraiva

Está já em marcha a merecida homenagem ao Cardeal Saraiva (1727-1806), um dos mais insígnes limianos. Um monumento vai ser eregido, provavelmente junto à Igreja Matriz, na rua que ostenta o seu nome. Trata-se de um local nobre e ajustado à grandeza da sua personalidade.
Outros grandes vultos desta terra vão "caminhando" através da história perto do anonimato. Recordamos António de Azevedo, Conde da Barca (1754-1817) e Manuel de Lima Bezerra (1727-1806), nomes que juntamente com o do Cardeal Saraiva, constavam de uma proposta de recomendação apresentada à Câmara Municipal, pelo elemento da Assembleia Manuel Barros em Fevereiro de 2008.
Embora tardiamente, trata-se somente, de fazer justiça.
O amigo Manuel Barros escreveu a corrigir um erro do post supra. A autoria da proposta não é de José António Silva, mas sim do Manuel Barros. Fica a emenda e, obviamente, o pedido de desculpas.


quarta-feira, dezembro 10, 2008

Aniversário da Associação Cultura Musical de Ponte de Lima

A Banda de Ponte de Lima pode ter mais do que duzentos anos de história. Dirigentes confideciaram-nos que foram recentemente encontrados documentos que podem atestar que uma das maiores instituições culturais do concelho pode já ser bi-centenária. Enquanto as dúvidas não são ultrapassadas, domingo dia 7 de Dezembro, a Banda desceu à rua para celebrar com os limianos, pelo menos, cento e oitenta Primaveras, embora com as naturais turbulências e omissões que se lhe atravessaram no caminho.
O certo é que hoje está bem viva no seio dos limianos, com dinamismo, muita juventude e, o que é sempre nom e importante ressalvar, uma qualidade acima da média.
Muitos, bons e profícuos anos à Cultura Musical de Ponte de Lima!
O Natal está a chegar...


terça-feira, dezembro 09, 2008


Revista Limiana
Já está nas bancas o nº 12 da Revista Limiana, relativa ao mês de Dezembro, que tem como tema de fundo o "Museu dos Terceiros".
O não referendo de Viana do Castelo

Depois de constituída a nova comunidade intermunicipal que agrupa quase todos os municípios do distrito de Viana do Castelo, a troca de "galhardetes" entre o novo presidente, Rui Solheiro, e o líder do Município capital de distrito, Defensor Moura, não tem parado.
Da lamentável troca de argumentos e acusações pessoais, ficou evidente que Defensor Moura fica de fora por razões políticas, exactamente as razões que o separam de Rui Solheiro enquanto Presidente da Federação Distrital do Partido Socialista. Esta é, portanto, uma questão do foro interno do partido, facto que ficou bem evidente no Congresso realizado em Ponte de Lima este mês.

O que podem agora dizer os altominhotos desta lamentável questão? Por exemplo, poderão questionar porque é que motivos de natureza interna, apenas da responsabilidade do Partido Socialista, podem arrastar todo um concelho, uma capital de distrito, para o isolamento, para o "orgulhosamente sós", para o perigo de alguns milhões de euros deixarem de ser investidos no seu território. Não pode ser, como não se pode entender que o umbigo de Defensor Moura seja maior do que os interesses do seu concelho, fugindo à afirmação de Viana pela via democrática, preferindo a fachada de um referendo que nada vai decidir, a não ser o aprofundamento das clivagens entre o Presidente do Município e, por arrastamento, dos vianenses, e o resto do distrito. Os custos desta decisão serão enormes, dificilmente quantificáveis e quase impossíveis de pagar nos tempos mais próximos.
O referendo vai dizer NÃO à adesão de Viana do Castelo, vai ter poucos votantes, menos do que os 50% necessários, vai mobilizar apenas os que se deixarem cacicar pela máquina autárquica do Partido Socialista vianense. Este vai ser um NÃO que soará a falso e que em nada contribuirá para um melhor futuro para este pobre distrito que, continuando à beira mar plantado, sofre as mesmas penas daqueles que estão a centenas de quilómetros dele.
Imagem de Outono

segunda-feira, dezembro 08, 2008


Povo do Lima nas bancas

Está já nas bancas o número 1 da 2ª Série do quinzenário "O Povo do Lima", dois anos após ter suspenso a sua publicação. Está, assim, reposto o espectro da infromação local. O Director da publicação é, agora, Paulo Emanuel Martins Dias.

domingo, dezembro 07, 2008

Resultados do fim-de-semana
Futebol

Limianos vence em Bragança!

Um resultado excelente para a equipa de Ponte de Lima que lutando e correndo muito, levou de vencido um dos grande candidatos à subida de divisão, tendo que combater, além do adversário, o estado do terreno em muito más condições. Ao intervalo o resultado cifrava-se num empate a uma bola (golo de Tanela), surgindo o golo da vitória já perto do final por intermédio do médio Hugo, através de um forte remate de fora da área. "Os Limianos" impuseram a sua capacidade física num terreno difícil e perante um adversário que colocou grandes dificuldades.

“Os Limianos” alinharam com João Pedro, César (cap.), Boris (André Pinto aos 72’), Bruno Graça, Rui Alves, Hugo Costa, Ribeira (Miguel aos 77’), Bruno, Marcos, Tanela e Victor Hugo (Hugo aos 80’).

Correlhã bate lider

No Campo de Jogos da Boa Morte, a A. D. C. da Correlhã conseguiu levar de vencido o líder do Campeonato da Divisão de Honra da A. F. de Viana do Castelo, o Melgacense, por 2-0. Com este resultado, a equipa limiana ascendeu ao sexto lugar da geral.

1ª Divisão A. F. Viana do Castelo: Vila Fria, 3 - Vit. Piães, 0; Fachense, 0 - Chafé, 2; Noreira do Lima, 2 - Peladeiros, 2; Moledense, 3 - Gandra, 2; Darquense, 0 - Águias de Souto, 0; Perre, 1 - Bertiandos, 1

Escolas: Limianos B, 5 – Darquense, 4; Âncora Praia, 0 – Limianos A, 8; Luciano Sousa, 10 – Academia de Ponte de Lima, 0.
Infantis: Courense, 3 – Limianos A, 5; Limianos B, 9 – Neiva, 0; Limianos C, 1 – Moreira do Lima, 1.
Juvenis: Chafé, 0 – Limianos, 6
Juniores: Limianos, 7 – Ponte da Barca, 0

Hóquei em Patins
Limianos, 4 – Infante Sagres, 4 (2-1 ao intervalo)
Com uma entrada de qualidade, “Os Limianos” cedo chegaram à vantagem por 2-0, que os visitantes reduziriam ainda antes do intervalo. A segunda parte foi menos vistosa e mais quezilenta, mas sempre muito disputada entre duas equipas que se equivaleram. O Infante Sagres deu a volta ao marcador a 9 minutos do fim, mas a alma dos locais permitiu-lhes ainda chegar ao empate quando faltavam 5 minutos para o termo do encontro. Infelizmente, a jogada seguinte parecia que colocava ponto final nas aspirações locais, quando os portuenses se colocaram novamente na posição de vencedores, por 4-3, resultado que apenas foi alterado a trinta segundos do final, com o tento de “os Limianos” que veio colocar justiça no marcador.
Sem atingir o nível exibicional da segunda volta da época anterior, é notória uma subida de forma de “Os Limianos” , que tem todas as possibilidades de frequentar lugares mais confortáveis da tabela.

Comentário
Os pés bem assentes na Terra

"Os Limianos" são um clube de expressão nacional, mercê de uma presença assídua no nacional da 3ª divisão, com especial realce para as décadas de 70 e 80, e do título nacional da 3ª diivisão e presença na 2ª divisão B, na década de 90. Pelo meio também se conta muita instabilidade directiva e, como consequência, instabilidade desportiva, com muitas descidas aos distritais.
Na época transacta, culminando um dos mais equilibrados campeonatos distritais de sempre, "Os Limianos" sagraram-se campeões e venceram a Taça A. F. de Viana, título este que nunca haviam conquistado. Garantiram, assim, o direito de regressar aos nacionais, disputando a 3ª divisão nacional. A equipa era meioritariamente integrada por jogadores oriundos de Ponte de Lima, tal como a equipa técnica era 100% limiana.
Para a presente época, as aspirações eram, logicamente, modestas: a manuetnção nos nacionais. Para atingir esse objectivo, a direcção manteve os princípios da época anterior e reforçou-se dentro das possibilidades do clube, com elementos jovens e ambiciosos, na sequência de uma planificação cuidada reslizada durante a época anterior. A média de idades desceu, mas a ambição cresceu. O "traço" limiano manteve-se, pois cerca de 60% dos elementos do plantel são oriundos do concelho.
Apesar de um arranque periclitante, os resultados e as exibições começaram a aparecer e estão, até à data, a demonstrar que a aposta foi acertada e que estamos perante uma equipa capaz de ombrear com os melhores da sua série. Vai daí, as expectativas dos adeptos subiram em flecha, apesar das da direcção, equipa técnica e atletas se manterem intactas. Os objectivos não se alteraram, apesar das contrariedades que se foram atravessando no caminho: um jogo repetido desde o início quando "Os Limianos" estavam em vantagem por 2-0, arbitragens que prejudicaram o clube, muitas lesões em elementos chave do plantel, golos sofridos nos últimos minutos.
Mas, apesar de tudo, a equipa de Ponte de Lima encontra-se nos lugares cimeiros da tabela, numa época interessante de seguir, cuja grande novidade tem sido o facto de "os Limianos" terem deixado de ser olhados como clube candidato à descida. E não é pouco...

sábado, dezembro 06, 2008

NATURALMENTE CIM

Não custa nada assumir uma posição clara e inequívoca sobre esta questão. Não votaremos no referendo do dia 25 em Viana do Castelo, mas gostaríamos muito de ver a capital de distrito unida ao resto dos concelhos na nova comunidade intermunicipal. Viana faz falta, Viana é imprescindível à comunidade, Viana não pode ficar sujeita a caprichos de ordem pessoal.
Por isso, o "Parar para Pensar" apoiará incondicionalmente o SIM.

sexta-feira, dezembro 05, 2008

Desporto para o fim-de-semana


No sábado, em jogo a contar para o nacional da 2ª Divisão, Zona Norte, de hóquei em patins, "Os Limianos" recebem o Infante Sagres, num jogo onde se espera sejam visíveis os sinais de recuperação dados na jornada anterior.
No domingo, em jogo a contar para o Campeonato Nacional da 3ª Divisão, "Os Limianos" deslocam-se ao dificil terreno do Bragança, um dos líderes da competição. Apesar das dificuldades, espera-se um resultado positivo da equipa de Ponte de Lima.
Nos distritais da A. F. de Viana do Castelo, a Correlhã recebe o Melgacense, um dos favoritos à vitória final na Divisão de Honra.

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Trovoada, Neve, frio, agora chuva - Que Outono!

Fortes trovões abalaram Ponte de Lima na sexta-feira, a que se seguiram dias de frio intenso frio, com a neve a cair nos pontos mais elevados do concelho, como é o caso da Boalhosa, e um frio intenso que obrigou os limianos a baterem o dente. Ao frio sucedeu a chuva intensa.
É caso para dizer que o Outono está com cara de Inverno...

Greve dos Professores
As escolas de Ponte de Lima aderiram em massa à Greve dos Professores hoje realizada. Durante a manhã decorreu uma concentração dos docentes no Largo de Camões.

quarta-feira, dezembro 03, 2008

Agenda para Dezembro

Já está disponível a agenda do Município de Ponte de Lima para Dezembro.

Bar do Arnado arde durante a noite

Na madrugada do dia 2 de Dezembro ardeu o Bar do Arnado, uma estrutura em madeira que foi construída na década de 90 do século passado para apoio à Praia Fluvial do Arnado, na freguesia de Arcozelo. Segundo o Comandante dos Bombeiros de Ponte de Lima, Carlos Lima, tendo em conta o estado em que ficou a estrutura, o que resta do bar terá que ser demolido.
Trata-se de uma grande perda para a zona onde estava instalado, um espaço incontornável do Verão limiano.
Este é o segundo bar em madeira, de apoio a praias fluviais limianas que arde por completo, após ter acontecido o mesmo ao bar da praia fluvial de Bertiandos.

terça-feira, dezembro 02, 2008

Bombeiros sem candidatos

Realizam-se no dia 14 de Dezembro as eleições para os corpos gerentes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima. O prazo para entrega de listas já terminou e não existem candidatos à sucessão da actual direcção, presididas pelo Dr. António Amorim, que chega ao termo do seu mandato em Dezembro.
Verifica-se, pois, que apesar das vozes discordantes que se vão ouvindo, de alguma campanha negativa que se vai fazendo dentro e fora da instituição, não aparecem alternativas aos actuais dirigentes, a maioria dos quais no fim do seu terceiro mandato à frente dos destinos da instituição.

segunda-feira, dezembro 01, 2008


Carvalheira entre os 100 melhores

O Restaurante "A Carvalheira" foi o único do concelho de Ponte de Lima integrado na lista dos "100 Melhores Restaurantes de 2008", dados a conhecer numa revista especial da "Sábado", publicada em 13 de Novembro.