sábado, novembro 29, 2008

Resultados do fim-de-semana

Futebol
Associacao de Futebol de Viana do Castelo
Escolas - Academia de Ponte de Lima, 9 - Limianos B, 1; Limianos A, 14 - Torre, 1; Infantis - Limianos A, 2 - Valenciano, 0; Torre, 2 - Limianos B, 4; Academia de Ponte de Lima, 2 - Limianos C, 4; Juniores - Limianos, 2 - Lanheses, 0

Campeonato Nacional da 3 Divisao - Serie A - Limianos, 1 - Macedo de Cavaleiros, 1

Hoquei em Patins - Campeonato Nacional da 2 divisao - Bom Sucesso, 2 - Limianos, 3 (1-1 ao intervalo). Incidencias do jogo aqui. Sauda-se o regresso as vitorias da equipa limiana.

"Esparsos raros e inéditos do Conde d' Aurora"

A obra "Esparsos e Inéditos do Conde d'Aurora será apresentado no dia 1 de Dezembro, pelas 16h00, na Adega Cooperativa de Ponte de Lima.

sexta-feira, novembro 28, 2008

Jogos para o fim-de-semana

"Os Limianos" recebem o Macedo de Cavaleiros, em jogo a contar para mais uma jornada do nacional da 3ª Divisão, série A. A partida tem início às 15h00 no Campo do Cruzeiro, antevendo-se um encontro interessante entre equipas que ocupam os lugares cimeiros da tabela.
No hóquei em patins, "Os Limianos" que coupam presentemente um incómodo 14º lugar da classificação, deslocam-se ao pavilhão do Bom Sucesso, em mais uma partida a contar para o nacional da 2ª Divisão, Zona Norte.
Vai ser apresentado no dia 29 de Novembro, pelas 11h00, no Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas, a obra "Ponte de Lima - As Lagoas do Novo Milénio", da autoria do fotógrafo José Antunes.

quinta-feira, novembro 27, 2008

Via do Foral de D. Teresa

Já vários foram os alertas. Esta via, construída como uma variante a Ponte de Lima e que hoje é mais uma artéria urbana, tem sido palco de vários acidentes. Torná-la, de facto, uma via urbana, com todas as condições de segurança e sinalização é um imperativo. Antes que algo de mais grave venha a acontecer...

quarta-feira, novembro 26, 2008





Fernando Pimenta em destaque na "Pública" de 9/11/2008

terça-feira, novembro 25, 2008


Poeta Maior - António Feijó
Atletas limianos na Selecção Nacional

Os atletas Diogo Lacerda, Cristiana Pona e Joana Sousa, do Clube Náutico de Ponte de LIma, arrancaram a época 2008/2009 com uma chamada a um estágio da equipa nacional, que se realiza no Centro Nacional de Canoagem em Montemor-o-Velho, entre os dias 27 e 30 de Novembro. Saliente-se que estes atletas já representaram na época anterior a selecção nacional de juniores, em várias competições internacionais, onde deram boa conta de si.

segunda-feira, novembro 24, 2008

Uma Escola Inovadora nas Lagoas

Na presença do Primeiro Ministro, José Sócrates, Daniel Campelo anunciou a construção de um Centro Educativo das Lagoas, na Paisagem Protegida de Bertiandos e Arcos S. Pedro, uma iniciativa pioneira e totalmente inovadora: aberta 24 horas por dia e 365 dias por ano.Pode ser uma ideia com pernas para andar, uma ponte entre a educação e o fantástico complexo pedagógico da Paisagem Protegida e da Quinta de Penteeiros. Mas ainda há muito para esclarecer...

Entretanto, o "Público" gostou, como se pode verificar na imagem

Descida ao Sarrabulho promove Ponte de Lima (Record, 5/11/2008)

domingo, novembro 23, 2008

Resultados do fim-de-semana


Hóquei em patins - Famalicense, 4 - Limianos, 0
Não foi uma noite positiva a de "Os Limianos" na sua deslocação ao pavilhão do Famalicense, em jogo a contar para o Campeonato Nacional da 2ª Divisão - Zona Norte. Os locais foram demasiado fortes e, depois do 2-0 ao intervalo, chegaram ao fim do tempo regulamentar a vencer por conclusivos 4-0, mantendo intactas as suas aspirações à promoção ao escalão maior do hóquei nacional.

Futebol

Mondinense, 0 - Limianos, 1
(0-0 ao intervalo; Golo de Hugo aos 86' de grande penalidade)
Apesar da vitória, este não foi um jogo bem conseguido para a equipa de "Os Limianos", que tiveram dificuldade em suster o ímpeto dos locais, certamente motivados com a entrada de um novo técnico. O jogo foi muito disputado a meio campo, com o domínio a pertencer ao Mondinense, embora a equipa de Ponte de Lima nunca tenha perdido o controlo das operações, tentando explorar o contra-ataque, mercê da velocidade dos elementos da sua linha avançada.
Depois de vários jogos a sofrer golos nos últimos minutos, a equipa limiana acabou por obter o tento da vitória nos instantes finais da partida, mercê da conversão de uma grande penalidade por Hugo, assinalada na sequência de uma falta indiscutível do guardião local sobre David.
Para as aspirações de "Os Limianos" este foi um resultado importantíssimo, permitindo a manutenção nos lugares cimeiros da tabela e conservando a distância para os seus mais directos perseguidores. É também o corolário de um excelent início de época e de um trabalho de qualidade da responsabilidade do plantel, equipa técnica e direcção.

"Os Limianos" alinharam com: João; Bruno, Graça, Boris, Hugo Costa; André Pinto, Victor Hugo e Rui Alves (Hugo aos 60'); Ribeira (Marcos aos 66'), Tanela e Miguel (David aos 81').


A. F. de Viana do Castelo - Divisão de Honra - Valenciano, 2 - Correlhã, 0

1ª Divisão - Moledense, 1 - Moreira do Lima, 1; Darquense, 2 - Gandra, 1; Castanheira, 3 - Águias de Souto, 0; Fachense, 2 - Vit. Piães, 1
Escolas - Limianos B, 6 - Ponte da Barca, 0; Adecas, 1 - Limanos A, 8
Infantis - Limianos B, 2 - Chafé, 2; Limianos C, 4 - Adecas, 1; Vianense, 4 - Limianos A, 1; Lanheses, 3 - Academia P. Lima, 2
Iniciados - Correlhã, 1 - Limianos B, 0; Vianense, 0 - Limianos A, 4
Juvenis - Limianos, 3 - Vit. Piães, 0
Juniores - Barroselas, 2 - Limianos, 3

Estratégias de Educação Ambiental

O Eixo Atlântico acaba de publicar a obra "Estratexias de Educación Ambiental", dedicada a modelos, esperiências e indicadores sobre a sutentabilidade local.
Apesar do elevado interesse do conteúdo deste livro, e mesmo sabendo que Ponte de Lima não integra esta associação de municípios, é de lamentar que nela não exista qualquer referência ao espaço da Paisagem Protegida das Lagoas e da Quinta de Penteeiros, extraordinários espaços de educação ambiental, situados bem no centro da área de intervenção do Eixo, a escassos quilómetros do concelho de Viana, esse sim membro da organização.

sábado, novembro 22, 2008


Clube Náutico distinguido

Não foi uma noite de glória para Fernando Pimenta, tal como o desejávamos, mais uma vez nomeado para a categoria "Revelação do Ano". Mas, mais uma vez, Ponte de Lima esteve representado na "Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal e esse é um aspecto que merece ser sublinhado. Mesmo assim, o Clube Náutico de Ponte de Lima, a instituição limiana com mais títulos nacionais individuais e colectivos, foi agraciado com o prémio "Mérito Desportivo Personalidade do Ano", o reconhecimento pelos excelentes resultados conquistados durante a época finda, onde foi indiscutível vencedor de todas as competições que disputou, um domínio avassalador que comprova o grande trabalho realizado no clube, sob orientação técnica de Hélio Lucas, que recebeu o prémio na gala que decorreu no dia 20 de Novembro, no Casino Estoril.

Eis alguns dos feitos que levaram à atribuição deste galardão:

- Clube com mais Campeões de sempre da canoagem, 53 Campeões Nacionais em 2008;
- Clube que soma á um ano e quatro meses só vitórias colectivas;
- Clube Campeão Nacional de Clubes em 2008;
- Clube Vencedor Colectivo de 7 Títulos:
- Campeão Nacional de Clubes
- Campeão Nacional de Fundo
- Campeão Nacional de Esperanças
- Campeão Nacional de Maratonas
- Campeão Nacional de Regatas em Linha
-Campeão Nacional de Torneios Abertos (Slalom)
- Campeão Nacional de Torneios Abertos (Fundo)
- Clube Vencedor Colectivo das 3 Taças de Portugal;
- Clube Vencedor dos 3 Rankings Nacionais
- Ranking Nacional de Clubes
- Ranking Nacional de Medalhas
- Ranking Nacional de Títulos Individuais
- Clube com mais atletas Federados esta época e sempre da canoagem um total de 202
- Clube com pratica desportiva no âmbito escolar proporcionando a pratica a 2000 alunos das escolas do concelho.

sexta-feira, novembro 21, 2008



Desporto para o fim-de-semana


A equipa sénior de futebol de "Os Limianos" desloca-se no domingo a Fafe para defrontar a equipa do Mondinense, que jogará em casa "emprestada" em mais uma partida a contar para para a série A do Campeonato Nacional da 3ª Divisão. Por seu turno a equipa junior joga, na véspera, no terreno do Barroselas, onde vai defender a liderança.
Já no Hóquei em Patins, os séniores limianos deslocam-se ao recinto do Famalicence, em mais um jogo a contar para o Nacional da 2ª Divisão, Zona Norte.

Relativamente à Associação de Futebol de Viana do Castelo, na Divisão de Honra a Correlhã desloca-se ao difícil terreno do Valenciano. Já na Primeira Divisão, o Moreira do Lima desloca-se ao terreno do Moledense, o Gandra, Águias de Souto e Vitorino de Piães também jogam fora com, respectivamente, Darquense, Castanheira e Fachense, este último o único dérbie local.

quinta-feira, novembro 20, 2008

Sem equívocos...

O pólo industrial de Arcozelo é fundamental para o ordenamento de uma actividade que sobrevive num registo semi-clandestino, para dotar as largas dezenas de trabalhadores de condições dignas de trabalho, para possibilitar o desenvolvimento daquele sector. Mas há uma coisa que o pólo das Pedras Finas não vai, com toda a certeza, resolver: a extracção desenfreada e desordenada que está a destruir a Serra d'Antelas e que está a provocar tanto incómodo aos moradores. Se a transformação está a provocar problemas ambientais, a todo o título condenáveis, a extracção é que está a provocar sérios problemas aos moradores, como foi referido na peça do Alto Minho.
Pedreiras

Noticiou o "Alto Minho" que "há habitantes que até mudam de casa por causa das pedreiras de Santo Ovídio", na sequência de uma denúncia do Molima - Movimento para a Defesa do Rio Lima. Os ambientalistas denunciam falta de cumprimento da legislação em vigor e destacam ainda a alteração na paisagem e qualidade de vida, não existindo qualquer tratamento das lamas que, impunemente, escorrem para o Rio Lima em dias de chuva. Rotulam ainda de escândalo a falta de fiscalização destes e outras situações.

E é! Não se compreende que, por estes tempos, época do "Magalhães", da tecnologia de ponta na indústria extractiva e transformadora, época do planeamento e organização do território, época em que os princípios e o respeito pelos outros deveriam estar acima dos interesses de alguns, ainda existam situações destas.

A única solução é o ordenamento e a criação de regras claras e cumpridas por todos. Enquanto os olhos continuarem artificialmente fechados, quando as cabeças se voltam para Santo Ovídio e montes adjacentes, teremos sempre este problema.

quarta-feira, novembro 19, 2008






Descida ao Sarrabulho 2008
(Fotos Luís Valente)

terça-feira, novembro 18, 2008

Ecos da passagem de José Sócrates por Ponte de Lima...

O Primeiro Ministro, José Sócrates, esteve em Ponte de Lima na semana passada para inaugurar os novos espaços escolares para o 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-escolar de Freixo e Refoios do Lima. Foi notório que a agenda oficial do Primjeiro Ministro foi completamente alterada na sequência da manifestação nacional de professores do dia 8 de Novembro, com um reforço da componente educativa nas aparições dos membros do governo. Daí o facto da confirmação da vinda do governante ter sido feita a pouco mais de 24 horas do evento, com os convites às entidades a serem fomulados telefonicamente e por mail na véspera...


Esta visita foi aproveitada para a entrega? dos computadores Magalhães aos alunos do 1º Ciclo. Entrega por pouco tempo pois, após a tomada de imagens pelas televisões, foram novamente recolhidos e devolidos à procedência. Voltarão mais tarde mas, senhor Primeiro Ministro, não é bonito tirar "o pão da boca" às crianças...

Sobre esta questão, a polémica já estalou, como se pode vericar nestes artigos do sol:

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=117181

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=117200

segunda-feira, novembro 17, 2008


Jovem Promessa do Ano
VAMOS VOTAR FERNANDO PIMENTA!
Eu já votei. Vamos todos levar o nosso conterrâneo à vitória neste importante prémio, votando no site da Confederação do Desporto de Portugal:


A votação termina no próximo dia 20 de Novembro.

domingo, novembro 16, 2008

Resultados do fim-de-semana

Hóquei em patins - Não conseguindo superar o ciclo consecutivo de derrotas, "Os Limianos" não conseguiram levar de vencida a equipa da Juventude Ouriense, não indo além de um empate a 3 bolas. Depois de ter recuperado de uma desvantagem de 2-0, colocando-se na situação de vencedor por 3-2, a equipa limiana não aguentou a vantagem, cindo a consentir o empate. Os adeptos, equipa técnica, atletas e dirigentes, esperam agora que o clube volte a encontrar o caminho das vitórias e às exibições que tantas alegrias trouxeram a Ponte de Lima na época anterior. Mais comentários ao jogo aqui.

Futebol - Resultados A. F. de Viana do Castelo
Escolas - Barroselas C, 4 - Limianos B, 10
Juniores - Limianos, 10 - Ancorense, 0



Divisão de Honra - Correlhã, 3 - Campos, 1



1ª Divisão - Moreira do Lima, 7 - Neiva, 1; Gandra, 0 - Vila Fria, 1; Águias de Souto, 2 - Fachense, 1; V. Piães, 0 - Perre, 1; Chafé, 2 - Bertiandos, 0



Campeonato Nacional da 3ª Divisão - Limianos, 2 - Prado, 1



Após o empate caseiro consentido na jornada anterior, "Os Limianos" voltaram a vencer em casa, desta feita com o Prado. O jogo começou da melhor maneira para a equipa limiana que, com um grande golo de Miguel, se adiantou no marcador logo aos dois minutos. Após um período de domínio forasteiro, "os Limianos" marcaram o seu segundo golo, na sequência de uma bela jogada finalizada por Ribeira, jogador que, minutos antes, tinha visto um golo ser-lhe anulado, numa clara falha do árbitro auxiliar do lado do peão. No entanto, o que parecia fácil complicou-se bastante já perto do intervalo, quando é assinalada uma grande penalidade contra a equipa da casa e, na sequência do lance que lhe deu origem, o guardião Baía ter sido expulso. Com a diferença mínima no marcador e menos um jogador em campo, a segunda parte trouxe a equipa de "Os Limianso" muito combativa, com um grande espírito de sacrifício e entreajuda, factoires essenciais para segurar a vantagem até final.



"Os Limianos" alinharam com: Pedro Baía, Boris, Graça, André Pinto (Cap.) (Hugo aos 75'), Miguel (David aos 80'), Rui Alves, Hugo Costa, Ribeira (João Pedro aos 33'), Bruno, Tanela, Vitor Hugo.

BTT - O fim-de-semana foi também marcado pela realização, no sábado, da VIII "Descida ao Sarrabulho", organizada pelo Batotas - Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima. Cerca de 400 ciclistas estiveram presentes na nossa vila, que teve um grande acréscimo de animação.
A descida, de cerca de 20 Km, proporcionou emoções fortes e imagens espectaculares. Como é tradição, no final o sarrabulho à mode de Ponte de Lima e o vinho verde da região animaram as hostes.
Nas Pereiras, além de descidas alucinantes pela escadaria, um momento de grande animação foi a exibição do CampeãoNacional de Trial, muito incentivado e aplaudido pelos presentes.

sábado, novembro 15, 2008

Primeira fase da recuperação do Parque da Madalena concluída

Foi anunciado que está concluída a primeira fase da recuperação do Parque da Madalena, que incidiu sobretudo na plataforma central. Para uma segunda fase ficarão os caminhos pedestres e zona de merendas.

sexta-feira, novembro 14, 2008

Desporto para o fim-de-semana

4oo betetistas vão enfrentar no sábado, 15 de Novembro, mais uma "Descida ao Sarrabulho", que vai já na sua oitava edição. A concentração faz-se durante toda a manhã no areal, a partida para o local da saída às 13h30 e a descida aranca pelas 15h00. Pelas 15h30 devem começar a chegar os primeiros à escadaria das Pereiras, zona espectáculo desta iniciativa. Muita adrenalina e animação em Ponte de Lima...
Nesse mesmo dia há no pavilhão Municipal basquetebol, com diversos jogos e, às 18h00, mais uma partida a contar para o nacional da 2ª divisão de hóquei em patins, entre "Os Limianos" e Juv. Ouriense.
No domingo, regressa o campeonato nacional da 3ª divisão, com "Os Limianos" e Prado a defrontarem-se no Campo do Cruzeiro, a partir das 15h00.
Críticas injustas

Em entrevista recente ao semanário "Cardeal Saraiva", o presidente da EDL acusou o Município de Ponte de Lima de não ter uma política para o desporto, queixando-se do facto de não serem disponibilizados ao clube os espaços de que necessita.
Entendemos que estas críticas são injustas, pelas seguintes razões:

1. Desde o arranque do regime democrático, o desporto foi um dos parentes pobres da gestão municipal. As consequências sempre estiverem bem à vista: Ponte de Lima não foi, durante muito tempo, um concelho onde a formação, o desenvolvimento e o sector competitivo desportivo tivessem grande expressão, em número de praticantes e resultados de relevo. A construção das primeiras infraestruturas (Pavilhão e Piscina Municipais), permitiram o alargamento da oferta de modalidades, sobretudo ao Hóquei em Patins, Basquetebol e Natação. Resultados de relevo foram apenas obtidos no basquetebol feminino, embora esporádicos.

2. A construção do Centro Náutico de Ponte de Lima foi a primeira medida de fundo, capaz de catapultar um clube e uma modalidade. Os resultados estão hoje à vista: com condições físicas, com gente capaz, o Clube Náutico de Ponte de Lima tem o céu como limite...

3. Com a chegada de Franclim Sousa ao pelouro do desporto, muita coisa tem mudado: em primeiro lugar verifica-se uma aposta clara, objectiva e empenhada na construção de infraestruturas desportivas, capazes de projectar a formação em diversas modalidades: em primeiro lugar o futebol, com a construção de relvados sintéticos, onde a possibilidade de desenvolvimento e crescimento dos atletas é muito maior. Somos o concelho do distrito com mais campos sintéticos e os resultados desta aposta surgirão, seguramente, na próxima década. Por outro lado, vários pavilhões gimnodesportivos foram construídos no concelho, possibilitando a prática desportiva noutras zonas e o alargamento da oferta do número de modalidades. A construção de uma nova nave no Pavilhão Municipal é uma solução adequada para a sede do concelho, que já possui outros dois pavilhões (EB23 António Feijó e Escola Secundária) e tem outros três a poucos quilómetros (EB 23 de Arcozelo, EBI da Correlhã e Fontão). Esta nova nave alargará a oferta de espaços e tempos disponíveis.

4. Alargou-se, por outro lado a oferta de polidesportivos, remodelou-se a piscina municipal e construiu-se um tanque de aprendizagem em Freixo. Esta aposta nas infraestruturas é decisiva para o futuro desportivo do concelho e muito mais rentável do que apoios financeiros para fins incertos. Não há desenvolvimento desportivo sem infraestruturas capazes e, neste particular, o concelho caminha no bom sentido.

5. O que efectivamente falta na área do desporto no nosso concelho é uma equipa especializada para gerir esta área. Aqui as críticas fazem todo o sentido pois só com gente especializada e sabedora é possível almejar a mais e melhor.

Por estas razões nos parecem injustas as críticas de João Barreto à política de desporto do Município porque, por aquilo que temos visto no passado, nunca tanto se fez em tão pouco tempo.

quinta-feira, novembro 13, 2008

Serões de História Local

"A Educação no Concelho de Ponte de Lima na Segunda Metade do séc. XIX", é o tema de mais uma edição dos "Serões de História Local", que terá lugar amanhã, dia 14 de Novembro, pelas 21h00 no auditótio da Biblioteca Municipal. O orador será o Mestre José Carlos Magalhães Loureiro.
Propostas do PSD para as Opções do Plano e Orçamento para 2008

O PSD já deu a conhecer as suas propostas para as Opções do Plano e Orçamento do Município de Ponte de Lima, relativas ao ano 2008. Pode conhecê-las aqui.

quarta-feira, novembro 12, 2008

Terra Finicia

Foi apresentado o programa Terra Finicia, um fundo destinado a apoiar projectos de investimento desenvolvidos por micro e pequenas empresas do concelho. Apesar de Daniel Campelo sustentar que este projecto se destina a atrair novos empresários e novos projectos que permitam aproveitar o potencial de Ponte de Lima e que está subsproveitado, empresários presentes criticaram o facto do montante do crédito (máximo de 45 000 euros) ser demasiado baixo e o prazo de pagamento (6 anos) ser muito curto, além de sustentarem que o programa deveria ser alargado a outras categorias.

O Terra Finicia é destinado a Empresas constituídas há menos de um ano ou as que venham construir sede no concelho de Ponte de Lima.

Em momentos de acentuada crise, como aquela que estamos a viver, todas as ajudas são bem vindas. Este é um contributo, entre muitos outros que poderiam ajudar a dinamizar o sector demaior risco da actividade económica concelhia - o comércio tradicional. Outras medidas poderiam, e deveriam ser implementadas. Lembramos aqui a proposta da Assembleia de Freguesia de Ponte de Lima, fortemente criticada pelo Município, mas que assume hoje grande actualidade. Não podemos ficar pelo imobilismo, patente na entrevista do Vereador Gaspar Martins, quando afirmou que o areal fronteiro a Ponte de LIma - tal como está - tem sido um dos grandes factores de desenvolvimento do comércio limiano. Qual desenvolvimento, perguntamos nós, sobre um sector que se afunda irremediavelmente cada dia que passa. Como poderemos concordar em manter, tal como está, a zona mais nobre de Ponte de Lima. A nossa sala de visitas dá uma má imagem da vila e necessita de intervenção urgente, uma intervenção que a torne num centro cívico e fruição, de lazer, de encontro dos limianos, mas que tenha em conta a necessidade que o centro histórico tem de acesso e estacionamento.

Mais informações sobre o Terra Finicia aqui.

Regulamento. Formulário. Desdobrável.
Mais um passo para a educação limiana

São hoje inaugurados mais dois novos espaços educativos, designadamente a Escola Básica Integrada de Freixo - o espaço dedicado ao 1º Ciclo, e o Centro Educativo de Refoios. Com estes espaços, ascendem já a seis as novas escolas: Vitorino de Piães, Ribeira, Correlhã e Feitosa, Freixo e Refoios. Em construção estão já os centros de Fornelos e Facha, enquanto Gandra e Arcozelo estão já adjudicados.
A presidir a inauguração destes equipamentos estará o Primeiro Ministro, José Sócrates.

terça-feira, novembro 11, 2008


Festival de Jardins 2008 encerrou!

Com mais de 90000 visitantes, encerrou no final do mês passado o Festival de Jardins de Ponte de Lima, números que batem um novo record e que confirmam aquele certame como um dos maiores atractivos do concelho.
Água na boca fica já para a edição 2009, com um tema bastante sugestivo: "As Artes no Jardim".

segunda-feira, novembro 10, 2008

Ponte de Lima capital política do Alto Minho

Durante o fim-de-semana que agora termina, Ponte de LIma foi a capital política do Alto Minho, com a realização do Congresso Distrital do Partido Socialista, no Teatro Diogo Bernardes. Antes, na sexta-feira, o PSD realizou a Assembleia Distrital tambám na nossa vila.

domingo, novembro 09, 2008

Resultados do fim-de-semana

Hóquei em Patins - "Os Limianos" foram derrotados no reduto do Hóquei Clube do Marco por 2-0, não conseguindo transpor para o campeonato os resultados positivos que tem obtido na Taça da Portugal. No próximo fim-de-semana, em jogo a contar para a 5ª jornada, "os Limianos" recebem a Juventude Ouriense.

Basquetebol - Cadetes Masculinos - EDL, 59 - B. C. Valença, 49

Futebol - 1ª Divisão de Honra: Neves, 1 -Correlhã, 1

1ª Divisão: Darquense, 3 - Moreira do Lima, 1; Castanheira, 4 -Gandra, 0; Fachense, 3 -Moreira, 2; Torre, 1-Piães, 2 e Bertiandos, 3 -Lanheses, 5; Perre, 1 - Águias de Souto, 0

Juniores: Courense, 3 -Limianos, 4

Juvenis, Série B: Limianos, 6-Guilhadezes, 1; V. Piães-Ponte da Barca

Iniciados, Série A: Limianos A - Ancorense; Iniciados, Série B: Neves-Piães; Lanheses-Limianos B; Correlhã-Barroselas

Infantis, Série A: Ancora Praia, 2 - Limianos A, 9; Série B: Limianos B, 7 - Perre, 1; Série C: Moreira do Lima-ADECAS; Limianos C, 2 - Luciano Sousa C, 2; Piães, 0 -Guilhadezes, 1

Escolas, Série B: Ancora Praia B, 2 - Limianos A, 2; Série C: Academia P. Lima-Neves; Limianos B, 7-Ancora Praia C, 1;

sábado, novembro 08, 2008

Quer telefonar? Vá à esplanada!

Uma cabine telefónica bem no interior de uma esplanada (não sabemos se tem consumo mínimo), é uma imagem caricata do dia-a-dia limiano. Já agora, quem desrespeitar aquele sinal de trânsito proibido será multado? É que, dentro da esplanada, a sua visibilidade é reduzida!

sexta-feira, novembro 07, 2008

Os despautéritos do Padre Libório

A apresentação da obra "Os despautérios do Padre Libório e outros contos Pícaros", da autoria do Dr. A. M. Couto Viana terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, no sábado, dia 08 de Novembro, às 11 horas, estando a apresentação a cargo do escritor Cáudio Lima.
Fim-de-semana desportivo

Futebol - O Campeonato Nacional da 3ª Divisão está de folga, para dar lugar à Taça de Portugal. Tal facto é sinónimo de descanso para os jogadores de "Os Limianos", descanso precioso também para debelar a enorme vaga de lesões que tem afectado a equipa, com a espinha dorsal do plantel entregue ao departamento médico: César, André Pinto, Dionísio, Hugo e Boris.
No entanto, os distritais não param:
1ª Divisão de Honra: Neves-Correlhã, no domingo
1ª Divisão: Darquense- Moreira do Lima; Castanheira-Gandra; Fachense-Moreira; Torre-Piães e Bertiandos-Lanheses, no domingo.
Juniores: Courense-Limianos, no sábado
Juvenis, Série B: Limianos-Guilhadezes; Piães-Ponte da Barca
Iniciados, Série A: Limianos A - Ancorense
Iniciados, Série N: Neves-Piães; Lanheses-Limianos B; Correlhã-Barroselas
Infantis, Série A: Ancora Praia - Limianos A
Infantis, Série B: Limianos B - Perre
Infantis, Série C: Moreira do Lima-ADECAS; Limianos C - Luciano Sousa C; Piães-Guilhadezes
Escolas, Série B: Ancora Praia B - Limianos A
Escolas, Série C: Academia P. Lima-Neves; Limianos B-Ancora Praia C;

Hóquei em Patins - Em mais uma jornada a contar para o Nacional da 2ª Divisão, "Os Limianos" deslocam-se ao recinto do Hóquei Clube do Marco.
A. D. "Os Limianos" - Infantis B

quinta-feira, novembro 06, 2008


Descida ao Sarrabulho

Pelo oitavo ano consecutivo, o Batotas - Clube de Desportos Radicais de Ponte de LIma organiza a tradicional "Descida ao Sarrabulho". Para o corrente ano promete novo traçado, mais de trezentos participantes e muita adrenalina.
As inscrições (número limitado) podem ser efectuadas no site do clube.

quarta-feira, novembro 05, 2008

Católica e Município de Ponte de Lima assinam protocolo

Com o objectivo de salvaguardar e reabilitar o património arquitectónico e urbano e o reordenamento turístico do concelho, o Município de POnte de Lima e a Universidade Católica - Centro Regional das Beiras, assinam hoje um protocolo, através do qual os alunos do Curso de Arquitectura, entre outros, procurarão elaborar um estudo de intervenção nas áreas da conbcepção de soluções de intervenção nas áreas de arquitectura, ordenamento urbanístico e na reabilitação/ recuperação do património arquitectónico, urbanístico e paisagístico de Ponte de Lima.

terça-feira, novembro 04, 2008

Anunciador das Feiras Novas - 25 anos

Merecida homenagem foi levada a cabo por amigos de Alberto do Vale Loureiro, no momento em que passam 25 anos sobre a publicação do primeiro número da 2ª série do "Anunciador das Feiras Novas". O convívio decorreu num restaurante da vila, no passado dia 11 de Outubro, e contou com a presença de muitos amigos, colaboradores e entidades locais.
Não nos tendo sido possível marcar presença, deixamos aqui expressa toda a nossa admiração e gratidão pelo trabalho efectuado por Alberto do Vale Loureiro, em prol,da divulgação da história e cultura limiana.


Sobre o Anunciador, tomamos a liberdade de aqui reproduzir um texto publicado na edição especial "Feiras Novas" do Alto Minho, dado à estampa em Agosto deste ano.


25 anos a anunciar as Feiras Novas

João Carlos Gonçalves

A segunda série de “O Anunciador das Feiras Novas” iniciou a sua publicação em 1984, cumprindo no corrente ano vinte e cinco anos de publicação ininterrupta. É, na actualidade, a publicação periódica que mais relevo dá à história e actualidade locais, com um vasto leque de colaboradores, cujo número já ultrapassou a meia centena e que, com o seu trabalho de pesquisa e divulgação levam Ponte de Lima aos quatro cantos do mundo. O “Anunciador das Feiras Novas” é, por direito próprio, o mensageiro da grande romaria limiana, que encerra o esplendoroso ciclo de festas e romarias que “iluminam” o Alto Minho nos meses de Verão.
A publicação é, hoje, propriedade da Associação Empresarial de Ponte de Lima, assumindo-se como uma “publicação anual de informação, cultura, turismo e artes limianas”, sendo seu coordenador Alberto Vale Loureiro, que foi o grande responsável pelo reaparecimento do “Anunciador” em 1984, na senda do seu mestre de artes gráficas, Augusto Castro e Sousa, impulsionador e editor da primeira série da publicação, cujo primeiro número data de Setembro de 1947, da qual apenas foi publicado um segundo, no ano de 1948, há precisamente 60 anos.
No primeiro número da segunda série do, datado de Setembro de 1984, as primeiras palavras couberam a Augusto Castro e Sousa, fundador e editor da primeira série, em jeito de saudação:
“De um pequeno opúsculo, editado em tempos de enormes dificuldades e sacrifícios morais, renasceu agora esta curiosa revista, graças a um homem simples mas cuja vontade é da força do aço e, por isso mesmo, entendi que merecia a minha melhor colaboração.
Mais à frente, o criador do “Anunciador” realça o trabalho de Alberto Vale Loureiro, exaltando “o sangue novo dum jovem, que, contando apenas com o auxílio dos anunciantes e amigos, esqueceu que actualmente é quase uma loucura fazer uma edição como esta e pô-la a circular”.
O “Anunciador das Feiras Novas” não foi, porém, a primeira publicação periódica sobre as festas maiores de Ponte de Lima. De facto, em 1926 via a luz do dia o “Arauto das Feiras Novas”, da responsabilidade de Eduardo Castro e Sousa, pai de Augusto Castro e Sousa, que se publicou, pelo menos, durante 13 anos consecutivos, até 1938.
É curiosa a coincidência que os tempos nos fazem hoje viver. Alberto Vale Loureiro continua de pedra e cal com o “seu” “Anunciador”. Eduardo e Augusto Castro e Sousa já não está entre nós, mas a festa está entregue ao filho deste, Franclim Castro Sousa, Presidente da Comissão de Festas.
São estes os principais obreiros do “Anunciador” que também o é porque existem as “Feiras Novas”, uma romaria jovem com um grande passado e um futuro que promete. Quem gosta das festas do concelho de Ponte de Lima e exulta com todos os momentos do programa formal e informal que nos proporcionam, passa o Verão ansiando a sua chegada e vive as festas, esperando que nunca acabem.
É este o espírito das Feiras Novas, é este o grande feito do “Anunciador”. Com ele, as festas chegam mais cedo mas, graças a ele, perpetuam-se!

Bibliografia:
Lemos, Miguel Roque dos Reis (1938) “Anais Municipais de Ponte de Lima”. Ponte de Lima;
Vieira, Amândio Sousa (2006) “Feiras Novas – 1826-2006”. Ponte de Lima: Edição do autor.
Internet:
http://anunciadordasfeirasnovas.blogspot.com/2007/09/as-feiras-novas-e-o-anunciador_1947
http://limianismo.blogspot.com/2006/09/imprensa-das-feiras-novas.html

segunda-feira, novembro 03, 2008


As condições naturais e o território de Ponte de Lima

Foi apresentado mais um volume da série "Ponte de Lima Terra Rica da Humanidade", desta feita dedicado ao território, cuja coordenação esteve a cargo de Joaquim Mamede Alonso, docente da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, que liderou uma alargada equipa de especialistas.
Ao longo das mais de 300 páginas do volume, que sucede ao património imaterial e ao património construído, são dissecados diversos aspectos da paisagem limiana: o clima, os solos, os recursos hídricos, o património geológico e mineiro, a biodiversidade, com realce para a Paisagem Protegida de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e os jardins de Ponte de Lima.
Com a publicação desta obra, resta apenas o volume dedicado às figuras de Ponte de Lima, coordenado pelo Eng. João Abreu Lima.

domingo, novembro 02, 2008

Desporto - Resultados do fim-de-semana

Hóquei em Patins

Limianos, 1- Lavra, 2
Num jogo atípico, quase sempre mal jogado, venceu a equipa mais calculista e que aproveitou as poucas oportunidades de golo de que dispôs. "Os Limianos" com um caudal ofensivo muito superior não conseguiram bater o guardião adversário, o melhor jogador em campo.

Futebol

Séniores - Campeonato Nacional da 3ª Divisão, Série A :

Limianos, 1 - Amares, 1 - No jogo menos conseguido da época, "Os Limianos" não conseguiram levar de vencido o lanterna vermelha da sua série. Apesar da disinspiração geral, a equipa da casa teve oportunbidades suficientes para dilatar a vantagem de 1-0, conseguida ainda na primeira parte, através de um penalti convertido por Rui Alves. À semelhança do que tem acontecido noutros jogos, foi já ao cair do pano (88') que os visitantes fizeram o golo do empate.

Escolas: Lanheses, 7 - Limianos B, 0; Limianos A, 9 - Vila Fria, 1

Infantis: Limianos A, 3 - CSP Moreira, 0; Luciano Sousa, 1 - Limianos B, 1; Limianos C, 8 - Deocriste, 0

Iniciados: Limianos B. 0 - Guilhadezes, 4; Valenciano, 1 - Limianos A, 3

Juvenis: Limianos, 1 - Lanheses, 0

Juniores: Limianos, 3 - Melgacense, 0
Depois do nulo ao intervalo a castigar a ineficácia atacante de "Os Limianos", a segunda parte transfigurou os jovens de Ponte de Lima que jogando bem, foram concretizando as oportunidades que surgiram. Destaque para Vasco, autor de dois golos e Jean, o organizador de jogo, que apontou o segundo da partida.

Campeonato Distrital A. F. Viana do Castelo - Divisão de Honra: Correlhã, 0 - Ponte da Barca, 1; 1ª Divisão: Moreira do Lima, 2 - Vila Fria, 1; Gandra, 1 - Fachense, 0; Águias de Souto, 2 - Torre, 0; Vit. Piães, 1 - Bertiandos, 2


A. D. "Os Limianos" - Infantis A

sábado, novembro 01, 2008

Albergue de Peregrinos

As obras do novo albergue de peregrinos, no Largo de Além da Ponte estão, aparentemente, concluúdas. Aguarda-se agora a sua inauguração e entrada em funcionamento.