segunda-feira, junho 30, 2008

FÉRIAS DESPORTIVAS

O Clube Náutico de Ponte de Lima com o apoio do Município de Ponte de Lima, vai levar a efeito entre os dias 30 de Junho a 3 de Setembro, um vasto programa de actividades desportivas com a finalidade de ocupar os Tempos Livres dos Jovens. As inscrições estão abertas a todos os Jovens com idades compreendidas entre os 9 e os 15 anos de idade. Os horários são entre as 9.30 e as 12.00 durante o período da manha e as 14.30 e as 17.00 horas durante o período da tarde. Das actividades consta a prática de Canoagem e as suas variadas vertentes nomeadamente Iniciação, Slalom, Passeios em barcos de turismo, Kayak-Polo, passeios em barco de Dragão e outras actividades como o futebol e volei de praia, passeios em BTT, ida ás Piscinas, Ida á praia, jogos tradicionais, visitas ás Lagoas de bertiandos e S. Pedro de Arcos e outras actividades.
As inscrições estão abertas no Clube Náutico de Ponte de Lima que se situa em S. Gonçalo- Arcozelo, informações pelo telefona 258944899 e pelo Telemóvel 962003414 e Email – geral@cnplima.com

domingo, junho 29, 2008

Clube Náutico lidera destacado o ranking da Federação de Canoagem

Como seria de esperar, o Clube Náutico de Ponte de Lima lidera destacado o ranking daq Federação Portuguesa de Canoagem. Eis a classificação:
1. Clube Náutico de Ponte de Lima, 450 pontos
2. Clube Náutico de Prado, 360
3. Clube Náutico de Crestuma, 338
Sem dúvida, está em Ponte de Lima o grande expoente da canoagem nacional!
TGV em dúvida?

De repente, tudo parece parar. Depois de tempos de prazos apertados, de projectos e decisões apressadas, as dúvidas adensam-se. Espanha hesita, Portugal, pára!
Um extracto da notícia publicada ontem pelo semanário"Sol".

sábado, junho 28, 2008

II Encontro das Freguesia de Ponte

Pelo segundo ano consecutivo teve lugar em Pontével - Cartaxo, o II Encontro das freguesias de Ponte, onde marcou presença a Junta de Freguesia de Ponte de LIma. O ponto alto foi a apresentação do livfro "Pontes de Encontro", com o historial e os principais pontos de atracção das treze freguesias que integram este grupo.

sexta-feira, junho 27, 2008

Mais uma publicação do Eixo Atlântico

"Balneários do Eixo Atlântico" é a última publicação dada à estampa pela Associação de Municípios Eixo Atlântico. Uma interessante obra com os baneários termais da Galiza e Norte de Portugal, co9m realce para os de Monção e Melgaço.
Praias fluviais limianas?



Ana após ano, relatório após relatório é a mesma coisa. Por cá não existem praias fluviais (segundo a voz do Município). O INAG, mais uma vez, indica as praias do Arnado e D. Ana como as que possuem água imprória para a função.

Mais uma vez, em que ficamos? Quem tem razão? Quem pensa nos utentes dessas praias?

quinta-feira, junho 26, 2008

Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana

Uma nova associação foi criada em Ponte de Lima para dar apoio à pessoa diferente, pretendendo dar um apoio especial à pessoa com multideficiência.
A área do apoio ao cidadão portador de deficiência merece um novo impulso em Ponte de Lima, depois de constatada a deficiente aposta da APPACDM neste concelho, não tendo passado de promessas vãs a construção de um centro de apoio a estes cidadãos.
Mariza em Ponte de Lima

Actua hoje no recinto da Expolima a fadista Mariza, um dos expoentes máximos da canção portuguesa contemporânea. A organização é da Comissão Concelhi8a das Feiras Novas, a entrada custa 5€ e este evento está integrado na Feira do Cavalo que também arranque no dia de hoje.
Ver informação completa sobre a Feira do Cavalo aqui.

quarta-feira, junho 25, 2008

Efeitos da noite de S. João
Clube Náutico de Ponte de Lima em reportagem

Uma reportagem do "Mais Actual" aborda o sucesso do Clube Náutico de Ponte de Lima. Ver aqui.
Será que os limianos já se aperceberam do real valor deste clube com 17 anos de existência, o maior potenciador da imagem do concelho em Portugal e além fronteiras?

terça-feira, junho 24, 2008

Ponte de Lima no "Estado de S. Paulo"

O jornal brasileiro "Estado de S. Paulo", mais conhecido por "Estadão" publica hoje uma peça intitulada "Uma bela herança medieval", sobre Ponte de Lima. A dica é do nosso leitor M A Lima (Guarajá-São Paulo-Brasil) que refere que o artigo "fala dos portais, das torres, da antiga muralha, da Igreja de Santo Antônio da Torre Velha, do Festival do Verde e da culinária. A reportagem é deliciosa, página inteira".
II Down Town "Centro Histórico de Ponte de Lima"


Depois do sucesso do ano anterior, o Batotas - Clube de Desportos Radicais de Ponte de Lima vai organizar o II Down Town, uma prova velocipédica que atravessa as principais artérias limianas.
O que mudou foi a data, passando do primeiro fim-de-semana de Setembro para o último de Julho. A 26 de Julho, uma bela jornada em perspectiva, cheia de emoção e animação.



Foram bonitas as marchas, pá!

Cor, luz, alegria foi o tónico das Marchas de S. João, um belíssimo arranque para as festas em honra do Santo Popular, que hoje tem o seu dia grande com a realização da Procissão a partir das 18h00. Parabéns à organização.

segunda-feira, junho 23, 2008

Olhares de Miguel Pereira - Avenida dos Plátanos


É a vida?

O assunto não é pacífico. Vivemos tempos de crise, uma crise profunda sem fim à vista. O mercado comanda as nossas vidas e parece inevitável que os mais fracos sucumbirão às ironias do destino.
No entanto, o que há dois anos parecia uma heresia, parece que hoje é um tema que entrou nos circuitos da actualidade, que está a merecer reflexão em muitos sectores e há já muitas associações representativas a procurar uma saída para uma situação que se antevê calamitosa.
Estamo-nos a referir à problemática do pequeno comércio, sobretudo aquele que está disseminado pelos quatro cantos das zonas urbanas do nosso país.
Já estivemos praticamente isolados nesta cruzada. A Confederação do Comércio ia-nos fazendo companhia, mas num nível diferente. Agora assistimos às associações empresariais e comerciais a despertarem para esta realidade.
Não vale a pena "olhar para o lado", este é um problema de todos, em primeiro lugar dos comerciantes, depois dos governantes e finalmente de todos os que podemos assistir a um desastre sem precedentes, com milhares de pessoas no desemprego.
Por vezes custa assumir esta problemática como sendo de todos, daí vozes dissonantes aremessando a solução para o regaço dos próprios comerciantes. Mas é de todos, se entendermos que será o estado a pagar, inevitavelmente, a crise, através da Segurança Social.
Para mudar atitudes, para ultrapassar preconceitos, basta olhar um pouco para o passado recente e verificar o que se passou entretanto:

- Desregulação na abertura de grandes superfícies comerciais;
- Mercado tomado de assalto pelos grandes grupos económicos;
- Localização imprópria dos grandes espaços comerciais;
- Dificuldades de acesso e estacionamento nos centros históricos;
- Comerciantes endividados, sobretudo devido aos programas de modernização, que implicaram grandes gastos financeiros, que nunca tiveram qualquer retorno;


Poderíamos aqui referir dezenas de outras razões, para sustentar a necessidade de intervir nesta matéria. Se ao olharmos desta forma para o passado, sem dogmas nem qualquer tipo de preconceito, facilmente entenderíamos que a classe está indefesa e foi traída pelos governantes nacionais e locais. Basta que o "mea culpa" seja assumido e, a partir daí, será fácil minimizar os efeitos do monstro terrível que se abateu sobre o pequeno comércio.

domingo, junho 22, 2008


Olhares de Luís Valente - Avenida dos Plátanos

Limiana Nº 8 já nas bancas

Está já à disposição do público a revista LIMIANA, nº 8, uma publicação da Casa do Concelho de Ponte de Lima. Os temas fortes são o "4º Festival Internacional de Jardins", "Página Literária - A. M. Couto Viana", "Ensino Superior em Ponte de Lima", "As Bibliotecas Itinerantes", entre outros.

sábado, junho 21, 2008

Assembleia Municipal

Hoje, dia 21 de Junho, da parte da manhã, realiza-se mais uma assembleia Municipal de Ponte de Lima, no auditório municipal.

Olhares de Luís Valente - Avenida dos Plátanos

Mesa dos Quatro Abades á chuva

No passado domingo decorreu a tradicional Mesa dos Quatro Abades, no habitual cenário de confluência entre as quatro freguesias participantes e que, como é hábito, contou com a participação do Presidente do Município de Ponte de Lima.
O clima não ajudou, pois a chuva fez questão de assistir a todo o cerimonial. Chuva de pedidos e reivindicações foi o que saiu da boca dos quatro Presidentes de Junta mas, em tempo de vacas magras, nenhuma promessa foi assumida pelo responsável máximo do concelho de Ponte de Lima.

Afinal em que ficamos?

Reproduzimos aqui declarações de Daniel Campelo que confirmavam uma estação em Ponte de Lima, no âmbito do projecto do TGV. No JN de 17 de Junho foi publicada uma notícia onde tal investimento não está previsto. Em que ficamos?
Eis o texto da notícia. O destaque é da nossa responsabilidade.

"A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) defende a construção de uma nova linha, em bitola europeia (mais estreita que a ibérica), entre Valença e o aeroporto Francisco Sá Carneiro. "Esta seria a solução ideal", afirmou o presidente da CCDR-N, Carlos Lage, sublinhando, no entanto que o estudo, ontem apresentado publicamente, aponta também para uma "solução faseada", com a construção de uma nova linha entre Valença e Braga e o aproveitamento da actual ligação entre Porto e Braga. "A solução faseada é mais suave do ponto de vista do financiamento, mas não será a possibilidade mais equilibrada em termos de exploração", frisou Carlos Lage. Para a solução de uma nova linha em todo o percurso, o estudo prevê a criação de estações em Valença, Braga e no aeroporto Francisco Sá Carneiro, além de um interface de mercadorias que permita a ligação à rede ferroviária convencional no eixo Braga/Nine. Esta linha tem custos estimados em 1,5 mil milhões de euros, dos quais 845 milhões para o troço Valença/Braga e 635 milhões para a ligação entre Braga e o aeroporto Francisco Sá Carneiro. A par da construção de uma nova linha, a ligação directa ao aeroporto será um dos pontos a defender pela CCDR-N junto do Governo. Um dos autores do estudo, Cadima Ribeiro, justificou esta opção referindo que "existe um forte crescimento do número de passageiros galegos que utilizam o aeroporto Francisco Sá Carneiro. No ano passado foram 400 mil, mais do que a soma dos três aeroportos da Galiza". Logo, acrescentou Carlos Lage, "não faz sentido não ter uma ligação em alta velocidade a partir do aeroporto e obrigar a fazer essa ligação em Campanhã". O estudo foi realizado pelo Núcleo de Investigação em Políticas Económicas da Universidade do Minho e pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, e já foi enviado ao Ministério das Obras Públicas. O estudo indica que a construção da linha Porto/Vigo permitirá gerar 615 milhões de euros em benefícios sociais agregados. E, durante a fase de construção, estima que permita um incremento de cinco mil milhões de euros e crie cerca de 20 mil empregos directos e indirectos. Carlos Lage afirmou entretanto estar confiante na conclusão do traçado de alta velocidade entre Porto e Vigo até 2013, sublinhando que foi o compromisso assumido pelo primeiro-ministro. "
II Caminhada da Solidariedade

Numa organização do Lions Clube de Ponte de Lima, decorre no próximo domingo, dia 22 de Junho, a II Caminhada da Solidariedade, com saída marcada para o Largo de Camões às 9h30 da manhã.
Pela organização foi anunciado o apoio à iniciativa de Manuela Machado e a presença do ex futebolista do Futebol Clube do Porto e Sporting de Braga, Barroso.

sexta-feira, junho 20, 2008

Captações de "Os Limianos"

O Campo do Triunfo é palco, este sábado, das captações de "Os Limianos". Os futuros craques da nossa terra estarão presentes...
Marchas de S. João
Pelo segundo ano consecutivo, as ruas de Ponte de Lima vão ser percorridas pelas Marchas de S. João, inseridas no programa dos festejos do santo popular. Esta iniciativa da Comissão de Festas de S. João terá lugar na noite de sábado, dia 21 de Junho. O programa continuará até ao dia 24 em que, ao final do dia, sairá a procissão.

Olhares de Luís Valente - Avenida dos Plátanos (III)
O regresso de "O Povo do Lima"

Sabemos de fonte segura que o quinzenário "O Povo do Lima" vai regressar às bancas em Setembro próximo, mantendo a mesma linha editorial.
Um regresso que, obviamente, se saúda!

quinta-feira, junho 19, 2008


SIV em Ponte de Lima

A Rede do INEM - Instituto Nacional de Emergência Médica foi reforçada com a instalação de uma SIV, ambulância de Suporte Imediato de Vida, cuja base é o centro de Saúde de Ponte de Lima. O serviço arrancou no passado domingo, dia 15 de Junho.

A bandeira humana de apoio dos alunos da EB1 de Ponte de Lima à selecção. Tal como nós, Portugal, SEMPRE!
Estação do TGV em Ponte de Lima


Daniel campelo anunciou que Ponte de Lima vai ter uma estação no percurso do TGV entre Porto e Vigo. Trata-se de uma obra da mais elementar justiça, que pode compensar o concelho pelos fortes impactos da construção daquela infraestrutura, sempre aqui reclamados.
É necessário, depois da confirmação desta notícia, potenciar para proveito de Ponte de Lima, esta mais valia, para evitar o que tem acontecido com a auto-estarada A3.
Olhares de Luís Valente - A Avenida dos Plátanos (II)


quarta-feira, junho 18, 2008

Olhares de Luís Valente - A Avenida dos Plátanos

terça-feira, junho 17, 2008

Eleita Direcção de "Os Limianos" para a época 2008/2009

Com as esperanças assentes numa boa época, neste seu regresso à 3ª Divisão Nacional", foram eleitos na passada sexta-feira os órgãops sociais da Associação Desportiva "os Limianos".
Relativamente à Direcção, foi reconduzido José Costa Lima, sendo já certo que o técnico da equipa principal continuará a ser José Carlos Fernandes.
Até quando valerá a pena esperar?
Sei que a presença do Primeiro Ministro dá uma expressão maior ao evento. Compreendo que, porventura, a questão do financiamento se sobrepõe à da necessidade de abrir o equipamento.
Mas será que vale a pena esperar pelo Primeiro Ministro José Sócrates para abrir ao público o Museu dos Terceiros, concluído há já alguns meses, cuja cerimónia chegou a estar prevista para o "Dia de Ponte de Lima", 4 de Março, já lá vão mais de 3 meses? Será que vale a pena arriscar um Verão fechado, privando o maior espaço museológico de Ponte de Lima da visita dos muitos forasteiros que demandam esta terra? Será que valerá mesmo a pena?

segunda-feira, junho 16, 2008

PSD preocupado com desemprego



O PSD de Ponte de Lima emitiu o seguinte comunicado:

"O PSD de Ponte de Lima manifesta publicamente a sua preocupação pela inércia e falta de políticas da Câmara Municipal para combater a elevada taxa de desemprego existente em Ponte de Lima, responsável pela saída de muitos limianos para fora do concelho e ainda para fora do país, principalmente para Espanha, com os riscos que isto acarreta, tendo em conta os acidentes que se têm verificado nos últimos tempos nas longas e cansativas viagens que os trabalhadores fazem ao fim de um dia de trabalho, conduzindo várias horas para chegarem às suas casas em Portugal.
O grande investimento realizado na melhoria das infra-estruturas viárias que hoje servem o nosso concelho e lhe conferem óptimas condições de comunicação com todo o país e a vizinha Espanha, não foi devidamente aproveitado pelo município para desenvolver a economia local e fomentar a implementação de pólos industriais competitivos e capazes de gerar emprego.
O PSD lamenta o estado fragilizado em que se encontram os parques industriais existentes em Ponte de Lima, que na maior parte dos casos estão vazios ou com empresas em dificuldades de subsistência. O PSD considera que esta situação é o reflexo do desleixo e da falta de vontade da Câmara Municipal de Ponte de Lima em elaborar e implementar um plano de desenvolvimento económico e de promoção de emprego capaz de combater a crise que afecta seriamente o concelho.
O PSD considera um erro estratégico e de consequências muitas negativas para o concelho, a afirmação pública do Presidente da Câmara de que o sarrabulho valia por 4 IKEA, quando Sócrates e Pinho decidiram que ia para Paços de Ferreira.
No mesmo dia, em que era inaugurado em Ponte de Lima o Festival Internacional de Jardins, em Paços de Ferreira era inaugurado o IKEA, empresa líder no seu sector, que vai criar 550 postos de trabalho directos, e que a Câmara Municipal não conseguiu fixar no concelho.
O PSD lamenta que Ponte de Lima continue a perder terreno relativamente a outros concelhos do distrito na captação de indústria e na dinamização empresarial, como é o bom exemplo de Arcos de Valdevez.
Tem-se apostado na obra pela obra, a obra para eleitor ver, a obra em função do calendário eleitoral, e não se tem apostado em função de uma estratégia e de um rumo definido.
O PSD entende ser fundamental a criação de um Gabinete de Apoio ao Investidor ambicioso e de incentivos à fixação de projectos empresariais de investigação de tecnologias de inovação, aproveitando os apoios dos programas Finicia, incentivos do QREN, PRODER e MODCOM, entre outros. Ainda no âmbito da economia urge criar uma plataforma de emprego que terá de contar forçosamente com a participação das escolas, dos centros de formação, dos empresários e das associações".



As políticas económicas não são da competência dos Municípios. Taxas de desemprego elevadas podem não ser consequência directa de uma política municipal desajustada.

No entanto, hoje os Municípios têm competências alargadas e multifacetadas no campo da dinamização económica e podem ser motores de grandes investimentos.

Neste particular, parece evidente que o Município de Ponte de Lima falhou!

domingo, junho 15, 2008

Ontem, HOJE, e sempre PORTUGAL

sábado, junho 14, 2008

Há quem não possa ir à Câmara...



Um horário único passou a ser implementado nos serviços do Município de Ponte de Lima (DAF - Divisão Administrativa e Financeira, DOU - Divisão de Obras e Urbanismo e Tesouraria): 9h00-12h30 e 14h00-16h00.

Com este horário, agora em todos os serviços encurtado para as 16h00, serão ainda mais os limianos sem possibilidade de a eles terem acesso. Em muitos Municípios, estes serviços estão abertos à hora de almoço...

sexta-feira, junho 13, 2008


18ª Festa do Vinho Verde

Inicia-se hoje a 18ª Festa do Vinho Verde, o certame com mais raízes em ponte de Lima. A exposição e actividades complementares de animação decorrerão no recinto da Expolima entre a sexta-feira, 13 e o domingo 15 de Junho. A abertura oficial está marcada para as 18h00.
Assembleia-geral de "Os Limianos"
Pelas 21h30, no auditório da Biblioteca Municipal, decorre uma assembleia-geral de "Os Limianos", para eleição dos corpos sociais para a época 2008/2009. Tudo leva a crer que a direcção voltará a ser liderada por José Costa Lima, o presidente que levou o clube de regresso à 3ª Divisão Nacional.

quinta-feira, junho 12, 2008


Feira do Cavalo 2008 já mexe...
Com Mariza a abrilhantar o arranque, já está definido o programa da II Feira do Cavalo de Ponte de Lima, que decorrerá entre 26 e 29 de Junho. Muitos pontos de interesse e, esperando-se por isso, que constitua um grande sucesso.

Programa

Quinta-feira, 26 de Junho de 2008

17H00 Abertura Oficial da Feira

22H00 Mariza em Concerto
24H00 Animação Nocturna


Sexta-feira, 27 de Junho de 2008

15H00 Final da Taça de Portugal de Dressage (2 pistas)

21H00 Equitação de Trabalho (Ensino)

24H00 Animação Nocturna


Sábado, 28 de Junho de 2008

09H00 Final da Taça de Portugal de Dressage

09H00 Admissão de Garanhões (Picadeiro 1)

14H00 Equitação de Trabalho (Maneabilidade)

14H00 Derby de Atrelagem (Alameda de S. João)17H00 Equitação de Trabalho (Velocidade)21H00 Horseball Nacional e Internacional

24H00 Animação Nocturna


Domingo, 29 de Julho de 2008

09H00 Derby de Atrelagem (Alameda de S. João)

09H00 Final da Taça de Portugal de Dressage

14H00 Concurso de Modelo e Andamentos

19H00 Horseball Nacional e Internacional

quarta-feira, junho 11, 2008

Infraestruturas desportivas em construção

A construção de novos balneários e instalação de tapetes sintéticos nos recintos desportivos de Bertiandos e do Campo do Cruzeiro, trarão novas possibilidades ao desenvolvimento desportivo do concelho de Ponte de Lima, já a partir da próxima época.




(Foto Luís Valente)
Hoje também é dia de Portugal!

terça-feira, junho 10, 2008


Dia de Portugal

Pela primeira vez, as comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, ocorrem no Alto Minho, mais precisamente em Viana do Castelo.
O programa pode ser consultado aqui.
Durante a cerimónia serão condecoradas várias personalidades civis e militares.

segunda-feira, junho 09, 2008

Fábrica IKEA inaugurada


No dia 30 de Maio foi inaugurada pelo Primeiro Ministro a fábrica IKEA de Paços de Ferreira.
A notícia nada teria a ver com a orientação deste blogue, não fosse o facto do contrato entre o Governo e a Empresa sueca ter sido assinado em Ponte de Lima, numa altura em que tudo fazia prever que este concelho viesse a ser a localização de tão importante unidade.
Não foi. Mais uma oportunidade perdida.

domingo, junho 08, 2008


Ao abandono...

Manuel Barros já tinha chamado a atenção para o estado de abandono a que foi deixado o "Jangal", bar situado no Souto de Bertiandos, o9nde no ano passado ocorreu um incêndio que o destruiu por completo. Daqui reforçamos o lamento pelo estado desta infraestrutura.
Boa oportunidade para lembrar também a velha ETAR, também abandonada e sem destino à vista!

sábado, junho 07, 2008

TODOS COM PORTUGAL!

XIV Encontro de coros do Minho

Ponte de Lima e o Orfeão Limiano são os anfitriões do IV Encontro de Coros do Minho, uma iniciativa com créditos firmados no meio musical da região, que terá lugar no Arnado no dia 10 de Junho.

sexta-feira, junho 06, 2008

Buzinão em Ponte de Lima

No próximo sábado decorre em Ponte de Lima um convívio anual de camionistas que, segundo a organização, reunirá cerca de 1000 camiões oriundos de todo o país. Em plena contestação do Governo, devido aos aumentos dos preços dos combustíveis, a ocasião será aproveitada pelos participantes para um buzinão no areal do rio Lima.

quinta-feira, junho 05, 2008


Concurso de saltos internacional

Decorre no fim-de-semana, na Expolima o "Concurso de Saltos Internacional", uma competição hípica que tem como grande polo de interesse o facto da sessão de domingo poder apurar concorrerntes para os Jogos Olímpicos de Pequim.
Por isso, pelas infraestruturas hípicas limianas passarão alguns dos melhores praticantes da Europa, perseguindo esse grande objectivo que é a presença nas olimpíadas.
A não perder, entre 6 e 8 de Junho.
5 de Junho
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
Por um futuro melhor!

terça-feira, junho 03, 2008




Ponte de Lima em vídeo

Limianos batidos na última jornada



Em jogo a contar para a última jornada do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, Zona Norte, "Os Limianos" foram batidos em casa pelo Juventude Pacense por expressivos 11-3. No entanto, este resultado não apaga a excelente época realizada pela equipa limiana, que na sua estreia neste escalão obtiveram um honroso sétimo lugar, a apenas 3 pontos (que estiveram ao seu alcance este fim-de-semana), do 4º.

Por isso estão de parabéns todos os atletas, dirigentes e adeptos da equipa de Ponte de Lima

segunda-feira, junho 02, 2008


A revolução continua...

No passado dia 7 de Maio foram assinados protocolos para construção de 126 novos centros escolares para o 1º Ciclo na zona Norte. Desses 126, quatro serão edificados em Ponte de Lima, designadamente Fornelos, Refoios, Freixo e Facha, , num investimento total de mais de 8 milhões e 700 mil euros. Com a conclusão destes centros educativos, estarão oito em funcionamento no concelho, juntando-se a Ribeira, Feitosa, Correlhã e Vitorino de Piães. Brevemente serão lançados os de S. Martinho da Gandra e Arcozelo, estando em preparação a construção de dois mais: na sede do concelho e na zona do Vale de Estorãos.

A novidade, conhecida através de notícia inserida no Alto Minho de 8 de Maio é a construção de um centro educativo na sede do concelho, que assim encerrará aquilo que podemos apelidar de "revolução" no 1º ciclo no concelho de Ponte de Lima. De facto, o encerramento de escolas com reduzido número de alunos e sem condições para o ensino, a concentração de alunos em centros escolares modernos e capazes de darem resposta às necessidades actuais dos alunos, é a bsae de uma revolução silenciosa, capaz de ajudar a catapultar o concelho para níveis europeus de literacia.

O financiamento destas importantes infraestruturas é fundamental, para que seja possível levar este plano até final.

PS. Entretanto sabemos que o autarca de Gondufe não pretende o encerramento da escola da sua freguesia no próximo ano-lectivo, cujas crianças passarão a frequentar o Escola de Gandra, até à conclusão do respectivo Centro Escolar. Todos conhecemos a história de Gemieira, cujas vozes tanto se ouviram quando do encerramento da escola. Hoje a opinião daqueles que protestaram mudou. Parece que o exemplo não vingou para os lados de Gondufe e que o filme tende a repetir-se. Sempre sem serem lembradas as crianças...

Época em cheio de "Os Limianos" lembrada no comércio

As "Galerias Pepe" sempre atentas à realidade local, não deixaram passar em claro os recentes êxitos do mais representativo clube local.

domingo, junho 01, 2008

IV Festival da Jardins foi inaugurado


Porque o futuro é das Crianças

1 de Junho, Dia Mundial da Criança