sábado, maio 31, 2008

Água

No início de Junho entra em vigor a nova legislação que pretende proteger os consumidores relativamente a taxas cobradas por serviços públicos essenciais, como a água e a luz, ilegalizando algumas taxas e não permitindo a cobrança bi-mensal.

Sendo certo que a cobrança passará a ser mensal em Ponte de Lima, também seria justo questionar agora o Município sobre o valor fixo cobrado aos munícipes...

quinta-feira, maio 29, 2008


Festival de Jardins

A partir de hoje e até 30 de Outubro, está aberto o "Festival de Jardins", um certame que tem em 2008 a sua 4ª edição. Segundo o seu director, Francisco Calheiros, este será "o melhor festival de sempre", dedicado às energias no jardim.

Foto de Manuel Barros

A abertura está prevista para as 17h00 e conta com a presença do Ministro do Ambiente, Nunes Correia.

Seminário
Antes, a partir das 9h30, o Município de Ponte de Lima e a ADRIL levam , no Teatro Diogo Bernardes, o seminário "(SIN)ENERGIAS NO JARDIM", que contará com a presença de alguns nomes bem conhecidos dos limianos, como Carlos Pimenta e Francisco Caldeira Cabral.


Mais uma vitória...

O Campeonato Nacional de Esperanças, teve a segunda etapa, este domingo dia 25 Maio, em Arnelas, Gaia. Com o rio Douro como palco da acção, num dia com boas condições para a prática da canoagem, o Clube Náutico de Ponte de Lima somou mais uma vitória, liderando assim de forma destacada a classificação deste campeonato, a uma prova do final, o passo dado pelo náutico limiano torna-se decisivo para a renovação do título nacional, mantendo a invencibilidade nesta época. Esta senda de vitórias consecutivas faz com que o Clube Náutico de Ponte de Lima lidere o ranking nacional de clubes.

Após Moura e agora Arnelas fica a faltar Montijo em Junho para fechar este campeonato.

(Nota de Imprensa do CNPL)
Ponte de Lima paga a horas

De acordo com o programa "Pagar a Horas", da Direcção Geral das Autarquias Locais", Ponte de Lima é um exemplo de bom pagador, com resultados muito superiores à média nacional. Enquanto os 23 concelhos do Minho, aderentes ao programa, demoram em média 108 dias para pagar o que devem, a autarquia liderada por Daniel Campelo demora apenas 21 dias.

Motivo de regozijo e com toda a certeza uma forma eficaz de poupar muitos euros aos cofres municipais.

Por cá, registando e congratulando-nos com esta performance, e gostaríamos também que estas boas práticas se estendessem aos processo de obras, que passam tempo demasiado dentro do edíficio municipal, antes de se tornarem eficazes, com claro prejuízo dos proprietários e promotores.

(De acordo com notícia publicada no Diário do Minho de 8 de Maio)

quarta-feira, maio 28, 2008

A notícia, as reacções, a necessidade de falar claro

A notícia é do Público, a chamada de atenção de Nuno Matos e a primeira reacção é de Manuel Pires Trigo.
Será que vão ser dados esclarecimentos?

terça-feira, maio 27, 2008

Em Viana e Braga já se aperceberam...

A crise do comércio e perspectivas para minimizar os seus efeitos foram os temas centrais de uma "cimeira" realizada entre os líderes das Associações representantes dos comerciantes de Viana do Castelo e Braga.

Expressões como "pobreza envergonhada", e que "a classe se encontra, actualmente, "completamente endividada" e a trabalhar para os bancos, para pagar centenas de milhares de euros de juros", são algumas das que podemos encontrar na notícia inserta no JN de 2008.05.22.

Estes dirigentes entenderam que o problema é sério e deve merecer medidas urgentes para minizar os seus desastrosos efeitos. E por cá, além da Assembleia de Freguesia e Assembleia Municipal de Ponte de Lima, já alguém entendeu isto?

O que vai o Município fazer com a recomendação emanada da Assembleia Municipal, sobre esta temática?

segunda-feira, maio 26, 2008

A Vaca sabe nadar...

Limianos vence Taça A. F. Viana do Castelo

Pela primeira vez no seu rico historial, "Os Limianos" venceram a Taça A. F. de Viana do Castelo, depois de baterem na final realizada hoje em Arcos de Valdevez, o Desportivo de Monção por 2-1, após prolongamento.
Foi um jogo renhido e emotivo, que encerrou a época e coroou a equipa de Ponte de Lima como grande vencedora das competições regionais, arrecadando o Campeonato e a Taça, uma "dobradinha" apetecível e inédita no futebol limiano.

domingo, maio 25, 2008



Terra Mãe

É este o título da exposição de artes plásticas, inaugurada no sábado dia 24 de Maio, da autoria do limiano Américo Carneiro, com a qualidade que o autor já nos habituou. Na ocasião foi editado um catálogo da exposição, complementado com apontamentos biográficos e curriculares do autor, cujo prefácio aqui reproduzimos:

Teófilo Carneiro, poeta encantado por Ponte e pelo Lima escreveu com toda a propriedade:


Pintores de Portugal, ajoelhai!
Isto é um milagre, não é cor nem tinta!
Mas, não pinteis, Pintores: orai, rezai...
Que uma beleza destas não se pinta!

Não parece ser possível transpor Ponte de Lima para uma tela, integrando a paisagem, o património, as cores, os cheiros, a aragem… a alma. Tinha razão o poeta.
Até que um limiano de gema, em cujas veias circulam as águas do Lima, resolveu escrever na tela a história da sua terra - Natal. Com Américo Carneiro e com a sua extensa obra, conhecemos melhor Ponte de Lima, o seu imenso património, as suas generosas gentes, a riqueza da paisagem e as cores que enchem o dia-a-dia desta terra, também abençoada por Deus. Conhecemos também os cantos e recantos de uma vila onde os dias escorrem lentamente entre o nascer do sol e o ocaso.
Com Américo Carneiro, está a desaparecer a face desconhecida de Ponte de Lima pois, através de uma minuciosa investigação histórica, realiza trabalho de arqueólogo, pintando o que nunca os atentos olhos dos limianos tinham visto.
Hoje conhecemos melhor o rico passado de Ponte de Lima também graças a Américo Carneiro. Passado que pode ser revisitado em mais uma importante exposição deste autor. Calcorrear a extensa escadaria da medieval Torre da Cadeia Velha admirando a beleza da obra de Américo Carneiro, significa dar um grande impulso aos nosso sentidos, à nossa sensibilidade, ao nosso conhecimento histórico, à alma de limianos e à nossa costela limianista.
Resta-nos, pois, agradecer o contributo de Américo Carneiro para o engrandecimento de Ponte de Lima e pedir-lhe que continue a dar tão importante contributo para a fixação da memória desta terra e da expansão do seu nome aos quatro cantos de Portugal.



"Fernandinho" coloca a vila em alvoroço
A boa disposição, animação permanente e qualidade dos intérpretes, deram uma tonalidade diferente ao sábado limiano.
Final da Taça A. F. de Viana do Castelo

"Os Limianos" e Monção disputam hoje nos Arcos de Valdevez, a final da Taça A. F. de Viana do Castelo. O jogo tem início marcado para as 17h00. Para a equipa de Ponte de Lima é a oportunidade de conquistar a almejada "dobradinha", enquanto que a equipa raiana procurará salvar uma época que cumpriu abaixo das expectativas.
Antes deste encontro serão entregues os troféus aos campeões distritais, encontrando-se entre eles a equipa sénior e de infantis A de "Os Limianos"

sexta-feira, maio 23, 2008


Fernandinho

O "Fernandinho" XIV festival de Tunas de Ponte de Lima, decorre no próximo fim-de-semana no Teatro Diogo Bernardes. Noites de muita animação e espectáculo em perspectiva...

Programa completo aqui.
A verdadeiras "História da Vaca das Cordas"





Vaca das Cordas encheu Ponte de Lima



Como refere o JN de 22 de Maio, "Ponte de Lima transformou-se, ontem, mais uma vez um imenso redondel, inundado de gente de todas idades, condições e classes sociais, atraída pela tradição da Vaca das Cordas. Ao cair do dia, milhares de pessoas, principalmente jovens rapazes, uns mais afoitos que outros, divertiram-se nas ruas e no areal da vila a perseguir e a fugir de um touro com cerca de 450 quilos".

Em dia marcado pela inauguração do monumento à "Vaca das Cordas", tradição com mais de 400 anos, devidamente documentada, mais uma vez o programa foi escrupulosamente cumprido, para satisfação de uma multidão que invadiu Ponte de Lima e fez questão de prolongar a festa até bem tarde.
Tapetes do Corpo de Deus


Fruto do engenho, dedicação e amor à terra dos moradores, cumpriu-se a tradição da elaboração dos tapetes do "Corpo de Deus", trabalho realizado durante a noite.
Pena foi que a chuva insistente que caiu durante o dia impedisse que estas "obras de arte" tibessem maior expressão.
De parabéns estão todos os que colaboraram e tornaram possível este importante elemento da tradição local.

quinta-feira, maio 22, 2008


Achegas para a história da "Vaca das Cordas"

A história não se conta. Constrói-se.

Esta construção, como de uma sobreposição de tijolos se tratasse, permite ajudar a configurar o passado.É precisamente este trabalho que se vai fazendo em Ponte de Lima, com o contributo de muitos limianos que, na sua maioria de uma forma desinteressada, unindo-os aquele sentimento tão nosso chamado "limianismo", vão trazendo para o presente um passado rico, bem à altura dos pergaminhos desta terra.
O último tijolo assente foi o de Tito de Morais, com "A Verdadeira História da Vaca das Cordas", apresentado na Biblioteca Municipal, uma hora antes de sair para a rua mais uma edição desta secular tradição.
Mas a história da "Vaca das Cordas" não é a história contada por Tito de Morais ou por qualquer um daqueles que sobre ele já se debruçaram, como Luís Dantas, Ovídio Vieira, José Rosa Araújo, Conde d'Áurora ou Miguel Roque dos Reys Lemos. A história da "Vaca das Cordas" é constituída pelo conjunto de tijolos colocados no edíficio da história limiana, que se debruçam sobre o assunto, como será também integrada por todos aqueles que, no futuro, também lhe serão acrescentados.
Nesta matéria, ressalvando os erros de facto, não existem histórias verdadeiras nem falsas. Existe a história. Foi essa que Tito de Morais ajudou a construir na passada quarta-feira.

quarta-feira, maio 21, 2008


Vaca das Cordas (V)

Vaca das Cordas (IV)

Vaca das Cordas (III)

terça-feira, maio 20, 2008


Vaca das Cordas (II)

Vaca das Cordas vai ter munumento em Bronze

A tradicional "Vaca das Cordas" vai ter monumento em bronze no Largo da Matriz, bem perto do local onde, todos os anos, é regada com vinho. Este é o aspecto mais saliente da edição 2008 que terá lugar no próximo dia 21 de Maio, com início marcado para as 19 horas. No final, além da tradicional animação na zona histórica, haverá música no Largo de Camões.

A noite será marcada pela confecção dos tapetes floridos do Corpo de Deus, mantidos intactos até à passagem da Procissão do "Corpo de Deus" na quinta-feira 22 de Maio.

Serões de história local

O local onde será colocada a estátua da "Vaca das Cordas" tem gerado alguma polémica, por ser considerado inapropriado. A polémica pode subir de tom, quando no primeiro serão de história limiana, dedicado a Frei Francisco de S. Luiz Saraiva, mais conhecido entre nós por Cardeal Saraiva, foi reclamada uma homenagem ao "maior vulto de Ponte de Lima, através da construção de uma estátua que, com toda a lógica e pertinência deverioa ficar instalada na rua com o seu nome, perto da Igreja Matriz e da casa onde nasceu.

Este primeiro serão, realizado na Biblioteca Municipal teve casa cheia e a ocasião foi aproveitada para que um grupo de limianos, fizesse entrega ao Arquivo Municipal de um manuscrito autobiográfico inédito do Cardeal Saraiva, um acto "nobre" e de "profunda cidadania" de acordo com o Vereador da Cultura, Franclim Sousa.

segunda-feira, maio 19, 2008

SCUT´s na A28

Desde o primeiro dia contra a introdução de portagens na A28, em defesa do Alto Minho, o "Parar Para Pensar" deixa aqui o seguinte desafio:

O governo continua a insistir na ideia de portajar várias scuts (estradas sem custos para o utilizador) , todas elas vias estruturantes para as regiões em causa.
Para isso, serviu-se de um estudo cheio de erros grosseiros, imprecisões e incoerências, o qual se recusa a discutir com as comissões.
No que respeita à IC1, agora A28, nem sequer foi construída como scut, tendo sido paga pelos impostos de todos os portugueses.
Para além do prejuizo de quem tem que utilizar essas vias, isso irá reflectir-se numa óbvia subida de custo de vida em todas as regiões abrangidas, pois todos os serviços irão incluir as despesas de transporte nos preços finais dos produtos.
No sábado, dia 24 de Maio, realizar-se-à uma marcha de protesto até à Avenida dos Aliados, no Porto, com partida das várias regiões.
Visite o sítio http://www.naoasportagensnasscuts.com para mais esclarecimentos.

VACA DAS CORDAS (I)

Na semana em que decorre em Ponte de Lima a tradicional "Vaca das Cordas", vamos dar relevo a algumas belas imagens do evento, uma forma de evocar esta velha tradição limiana.

domingo, maio 18, 2008

"OS LIMIANOS" NA FINAL DA TAÇA A. F. DE VIANA DO CASTELO

Perseguindo uma dobradinha inédita, "Os Limianos" qualificaram-se para a final da Taça A. F. de Viana do Castelo, após terem batido o Chafé por 5-0, no Campo da Coutada em Arcos de Valdevez, casa emprestada devido às obras no Campo do Cruzeiro. A final realiza-se no próximo domingo, 25 de Maio.
No Pavilhão Municipal, mais um emocionante jogo a contar para a Zona Norte do Nacional da 2ª Divisão. Frente a frente a equipa local e a do Riba d'Ave. A vitória sorriu aos da casa por 3-2, após uma emocionante remontada de um resultado adverso de 0-2. Com este resultado, a equipa de Ponte de Lima ocupa o 6º lugar da tabela.

sábado, maio 17, 2008

Fim-de-semana desportivo

Sábado, 17 de Maio, vai ser um dia carregado de interesse para o desporto limiano. Pelas 15h30, no Campo da Coutada, nos Arcos de Valdevez (No campo do Cruzeiro estão em curso obras de beneficiação e instalação de um tapete sintético), realiza-se a meia-final da Taça Associação de Futebol de Viana do Castelo, entre "os Limianos" e o Chafé.
pelas 18h00, no Pavilhão Municipal de Ponte de Lima, a equipa de hóquei em patins de "Os Limianos" recebe a congénere do Riba d'Ave, em jogo a contar para o Nacional da 2ª Divisão.
Na senda da época que vêem realizando, esperam-se vitórias limianas nestes dois encontros.
Com a devida vénia (XII)

sexta-feira, maio 16, 2008


Urbanismo em debate


Sexta-feira, 16 de Maio o urbanismo estará em debate no Auditório da Assembleia Municipal, pelas 21h30. A organização é da Comissão Política de Ponte de Lima do PSD e o convidado será Paulo Morais, ex Vereador da Câmara do Porto e profundo conhecedor da matéria.

quinta-feira, maio 15, 2008

A Vaca das Cordas é o tema da exposição patente na Biblioteca Municipal, antecipando a tradição que sai para a rua a 21 de Maio. Trata-se de uma visita ao passado de uma festa popular, com profundas raízes no concelho, com uma merecida passagem pelas suas mais importantes figuras.

Lido...

"Não há nada mais perigoso do que políticos sem ideias mas cheios de iniciativas"

Miguel Sousa Tavares, "Expresso" de 2008.05.10
Com a devida vénia (XI)

quarta-feira, maio 14, 2008

Os jovens, a política e o fórum


A sociedade portuguesa ficou chocada quando os jovens portugueses revelaram uma grande ignorância sobre o que foi e o que significou para Portugal o 25 de Abril. Essa mesma preocupação foi expressa pelo Presidente da República no discurso proferido durante a sessão solene realizada no Parlamento, chamando a atenção para o elevado desinteresse dos jovens pela política. Nessa mesma ocasião, e baseando-se num estudo elaborado pela Universidade Católica, Cavaco Silva apontou falhas graves no conhecimento de aspectos da vida pública, por parte dos jovens portugueses. Já o "Diário de Notícias" de 4 de Maio, chamava para manchete um estudo sobre a qualidade das democracias europeias, no qual Portugal ocupa um modestíssimo lugar, pautando-se como uma das "piores democracias da europa", sobretudo no que diz respeito à participação dos cidadãos.
O desafio que os portugueses têm pela frente é enorme: como aumentar o nível de participação dos portugueses na actividade política, quando são as camadas mais jovens que estão nos antípodas daquela que seria a situação ideal?
Como referiu António José Seguro, no "Expresso" de 3 de Maio, "a política tal como a conhecemos entrou em declínio e tem os dias contados", apontando para os novos tempos a emergência de uma nova política "alicerçada em valores e causas", que têm que transportar consigo "níveis elevados de exigências éticas no exercício de cargos políticos" pois "a dignificação da política é crucial para o reforço da relação de confiança entre eleitos e eleitores e, por essa via, para o aumento dos níveis de envolvimento dos jovens na política".
A ideia, tardia, de constituição de um "Fórum de Juventude" em Ponte de Lima é meritória e corajosa. Ouvir os jovens e envolvê-los na discussão e desenho das políticas que lhes dizem respeito é um acto de coragem e abertura política, raras nas autarquias locais.
A primeira sessão do Fórum, que teve lugar no dia 3 de Maio veio, no entanto, frustar as melhores expectativas. Os elementos do fórum ficaram diluidos numa vasta assembleia, maioritariamente constituída por crianças, adolescentes e adultos, pouco motivados para as temáticas em apreço, debitadas por adultos "conhecedores" que acabaram por monopolizar praticamente todo o tempo disponível. Este fórum não foi para promover a reflexão sobre qualquer temática. Foi um momento de exposição pública de uma política municipal de juventude paternalista, dos adultos que servem os jovens, ensinando-os e ajudando-os a seguir os "bons caminhos", infelizmente, aqueles que os maiores pensam que serão os ideais para os "pequenos". Como paternalista e controleira é a peregrina ideia de requerer aos membros do fórum que as intervenções tenham que ser enviadas ao Vereador com a devida antecedência. O resultado ficou bem à vista: apenas uma intervenção foi apresentada e de carácter específico, apresentada pelo Clube Náutico de Ponte de Lima.
Espero que não tenha sido o fim do "Fórum da Juventude", já que a ideia que ficou desta primeira sessão, é que existe um profundo arrependimento relativamente à sua constituição.

O objectivo foi conseguido. Cada vez mais jovens estarão alheados e distantes da política...

Com a devida vénia (X)


terça-feira, maio 13, 2008

Região de Turismo do Alto Minho já era...
Foram já extintas as Regiões de Turismo, estando nestes momentos empossadas Comissões Instaladoras para implementar as novas regiões. Como é sabido Ponte de Lima ficará integrada na grande Região do Norte, esperando-se uma nova dinâmica na promoção turística deste espaço.
É que, como ficou comprovado pelos estudos do Plano Estratégico da Valimar, Ponte de Lima enche-se, ciclicamente, de visitantes. Turistas, esses, é que são poucos. Infelizmente estes últimos é que trazem grandes mais valias para o concelho, sobretudo a sua economia.
Parece que estivemos a "dormir" durante muitos anos...
O Ranquing dos Municípios


A revista Visão, de 24 de Abril, publica um estudo sobre a competitividade concelhia, procurando aferir quais os concelhos mais competitivos do país, de acordo com alguns critérios, como os preços da água, gás natural, IRS e IMI, elementos que podem constituir pólos de atractividade.
Ponte de Lima apenas é competitivo num destes items, o IRS, onde os munícipes beneficiam da redução máxima, 5%, benesse apenas ao alcance de 9 concelhos.
No gás natural, o posicionamento não é muito mau, já que a Portgás, fornecedora nesta área, é a terceira concessionária, com o preço mais baixo, embora a 2,5 € mês dos mais baratos.
Imposto Municipal sobre Imóveis e água, são os items em que Ponte de Lima é menos competitivo. Se relativamente à água, as dificuldades em baixar os preços são grandes, pois a distribuição em alta está nas mãos de terceiros, já relativamente ao IMI muito pode, e deve, ser feito, para desagravar os depauperados bolsos dos limianos.

segunda-feira, maio 12, 2008


Com a devida vénia (IX)
Balcão "Casa Pronta" também em Ponte de Lima

Na Conservatória do Registo Predial de Ponte de Lima já é possível tratar, de uma forma fácil, rápida e segura, de todos os trâmites relacionados com a compra de habitação, através do balcão "Casa Pronta".

domingo, maio 11, 2008


CLUBE NÁUTICO DE PONTE DE LIMA VENCE TAÇA DE PORTUGAL

Os atletas Limianos estiveram á altura e venceram mais 7 primeiros lugares e uma medalha de bronze, de referir o que obteve vencedores em todas as categorias de prova, na prova de C2 Cadetes os atletas Henrique Vieira e Fernando Pereira venceram a prova com uma diferença de 4 minutos e 30 segundos do segundo.
No escalão de juniores em K1 Joana Sousa venceu com destacada com uma diferença de 7 minutos da segunda classificada, de referir que esta jovem atleta liderou de principio ate ao final a sua prova. As suas colegas de Escalão Céline Gonçalves e Cristiana Pona também não fizeram por menos e venceram com uma diferença de 2 minutos para as segundas classificadas e liderando a prova de forma tranquila desde o inicio até ao seu final. Em K1 Júnior Diogo Lacerda ainda continua na liderança vencendo a prova este atleta completou toda a prova no grupo da frente e na ultima viragem da prova deixou os seus colegas para trás e venceu destacado com 39 segundos para o segundo classificado. Em C2 Júnior Duarte Lacerda e Sandro Silva a 4 minutos e 6 segundos. Em Seniores em C2 os atletas Ivo Baptista e Nuno Freitas venceram com vantagem de 3 minutos e 39 segundos para o segundo Classificado. Em destaque também esteve o atleta Internacional da Maratona Nuno Barros que em C1 fez uma prova sempre na liderança terminando com uma vantagem de 2 minutos e 25 segundos. Os atletas Roberto Martins e Fábio Caetano em K2 Júnior que também andaram no grupo da frente durante quase toda a prova terminaram no 3º lugar do pódio.

Vitória colectiva e... conquista da Taça de Portugal

O Náutico de Ponte de Lima, vence por equipas Taça de Maratonas no Algarve num total de 50 Clubes participantes de norte a sul do Pais e ilhas com uma Pontuação de 281 Pontos em 2º lugar ficou o Clube Náutico de Crestuma com 234 pontos e o 3º Classificado foi o Clube Náutico de Prado com 214 Pontos.
A Taça de Portugal desta especialidade era constituída por duas etapas uma em Abrantes que o Náutico Limiano também Venceu e por esta segunda prova no Algarve. No somatório a equipa de Ponte de Lima venceu mais uma Taça de Portugal com um total de 540 Pontos, em segundo lugar ficou o Clube Náutico de Crestuma com 470 Pontos e o 3º Clube foi o Clube Náutico de Prado com 414 Pontos.

sábado, maio 10, 2008


O Rei do Volfrâmio

O enredo deste romance passa por Vilar das Almas, freguesia limiana, mas o assunto atravessa de uma forma marcante todo o concelho, onde a extracção do volfrâmio marcou o quotidiano de muitos limianos em meados do século passado.
Esta é uma temática que carece de alguma atenção daqueles que se interessam hoje tanto pela
história e sociologia local, pois a memória desses tempos corre o risco de se perder para sempre.

Com a devida vénia (VIII)

sexta-feira, maio 09, 2008


Conferência "Frei Francisco de S. Luiz Saraiva na Política"

A primeira de um ciclo de conferências de história local tem lugar esta sexta-feira, 9 de Maio, no auditório da Biblioteca Municipal, pelas 21h00. O tema é aliciante e o conferencista de créditos firmados, Professor Doutor António de Oliveira Ramos.
Nessa ocasião, um grupo de limianos fará a entrrega de um manuscrito do Cardeal Saraiva ao Arquivo Municipal. Este grupo adquiriu o documento com o intuito de o tornar acessível a todos os limianos, depositando-o no Arquivo Municipal de Ponte de Lima.
Dois bons momentos para a história local, quiçã também uma excelente oportunidade para ser colocada em cima da mesa, e na primeira linha da actualidade, a necessidade de ser feita justiça ao Cardeal Saraiva, eregindo um monumento da dimensão da sua obra.
Congresso de animação foi sucesso...

Com 370 congressistas, pode-se dizer que o I Congresso Internacional de Animação sócio-cultural foi um grande sucesso.
O conferencista argentino Ezequiel Ander Egg, consultor da UNESCO, lançou o desafio da criação em Ponte de Lima de um Centro Internacional de Animação Socio-cultural. Será agarrado?
Durante o encontro foi também criada a Rede Lusófona de Animação.
Além da elevada participação, este foi também um congresso com resultados, onde foram lançadas as actas do congresso, coordenadas por Dantas Lima, Manuel Vieites e Marcelino Lopes, que tiveram também a responsabilidade da redacção da introdução.
De realçar a comunicação "A animação Sociocultural nas Autarquias" do limiano José Dantas Lima

quinta-feira, maio 08, 2008

Plano Estratégico

Arcos de Valdevez tem um Plano Estratégico: lá todos sabem qual o caminho a seguir. Paredes de Coura tem um Plano estratégico: as dificuldades causadas pela interioridade não podem impedir que o concelho viva voltado para dentro e procure reagir às adversidades; Ponte da Barca tem Plano Estratégico: quer ser Território de Energia Limpa e está a trabalhar para a criação de um cluster de desenvolvimento nesta área, associando-o ao grande empreendimento do Alto Lindoso.
É fundamental estudar os pontos fortes e fracos de um território e, depois, definir estratégias para potenciar o que de bom tem e melhorar nos pontos mais débeis. Esta é a essência de um plano estratégico.
Manuel Pires Trigo, entende que o Plano Estratégico da Valimar contém incoerências. Mas também integra uma profunda reflexão sobre mitos que até hoje ajudaram a alimentar o "pseudo" plano estratégico de Ponte de Lima, que mais não é do que o Plano de Daniel Campelo. Em Ponte de Lima não há turistas. Há visitantes. E as mais valias destes para a economia local são, quase, nenhumas. Obviamente, ponto final. Este futuro apontado para o turismo é uma falácia, um embuste. O Plano de Daniel Campelo é um plano orientado para as motivações e gostos pessoais.
Gosto de jardins, o Município constrói jardins, porque são bons para todos; Gosto de cavalos e gado, o Município constrói infraestruturas para cavalos e gado, porque deverá ser bom para todos, etc., etc...

Ponte de Lima não vai ter, enquanto Daniel Campelo for Presidente, um Plano Estratégico, seja global ou parcelar. Porque um Plano Estratégico elaborado com critério e independência, poderia deitar por terra toda a estratégia defendida por Daniel Campelo nos últimos 15 anos. E isso seria muito mau, mesmo muito mau...

Com a devida vénia (VII)

quarta-feira, maio 07, 2008


A Batalha de La Lys

Passaram a 9 de Abril 90 anos sobre "A maior derrota portuguesa do séc. XX", segundo artigo publicado na revista NS de 5 de Abril. Foi o episódio mais sangrento para os portugueses que integraram as fileiras do exército português, que foi para a frente de batalha na I Guerra Mundial. "Em poucas horas 7500 homens foram feitos prisioneiros, dados como desaparecidos ou morreram" naquele que foi descrito como "o pior desastre militar português depois da batalha de Alcácer Quibir, em 1578".

Sobre os limianos que participaram na I Guerra Mundial, está Luís Dantas a preparar uma obra, que vem preencher uma grande lacuna na bibliografia limiana. Aí, com toda a certeza, será referenciado o General Norton de Matos "que, em 1949 seria candidato presidencial, em ruptura com Salazar - foi Ministro da Guerra entre 1915 e 1917", a quem coube a organização do Corpo Expedicionário Português (CEP), no Centro de Instrução de Tancos".

Do mesmo autor foi já publicada uma outra obra relacionada com aquele acontecimento. Intitula-se "A Arte e a Guerra - 1914-1918", e mais não é do que um passeio pela arte evocativa da primeira grande guerra mundial. O trabalho é exaustivo, bem organizado e, como sempre nas obras de Luís Dantas, extraordinariamente bem escrito.

(Referências retiradas de "A maior derrota portuguesa do Séc. XX", de J. A. Sousa, publicado na NS - Notícias Sábado, de 5 de Abril de 2008)
Forum da Juventude



Uma sala cheia maioritariamente composta por adolescentes e pré-adolescentes assistiram a uma palestra sobre ... empreendedorismo. O debate foi...quase não foi. Os membros do Fórum tinham que entregar as suas comunicações por escrito com...dez dias de antecedência! O Presidente da Câmara falou, falou, falou, monopolizando o tempo que devia ser de...debate.
O Fórum foi um...flop. Assim não. Pense-se mais nos jovens, que não são propriamente aquela plateia, misto de adolescentes e adultos, uns fardados, outros não!
Um Fórum deve ser um espaço de debate, de expressão dos jovens, e deve servir para ouvir, não para se fazer ouvir!
A primeira sessão falhou. Estimamos, as melhoras...
(Voltaremos a este assunto)

terça-feira, maio 06, 2008

O suspeito do costume...

Vamos ver se não ficamos por aqui...O suspeito do costume, Defensor Moura, arregimentou as suas tropas e decidiu que não haverá união a dez no Alto Minho com as regras actuais.Confesso que sou sensível às razões invocadas: um Município, um voto significa que os pequenos juntos valem mais do que os grandes reunidos. Desta forma, os tradicionais inimigos (os inimigos estão dentro do partido e os adversários fora) poderão controlar facilmente a novel região. E Defensor teme que Solheiro, Carpinteira, Júnior, entre outros, possam liderar e impor o destino a Moura (que talvez não esteja sozinho...).É o argumento tipo dos grandes. Quando os pequenos estão em maioria, exigem uma distribuição do poder de acordo com a dimensão territorial e populacional. Mas quando a referência é nacional, reclamam que as assimetrias regionais, a interioridade, os índices de desenvolvimento, sejam factores de discriminação positiva.

Não estamos a falar de políticos. Estamos a conhecer a pior face dos senhores feudais, que ainda não entenderam que, por vezes, temos que abdicar de alguma coisa, para salvaguardar os nossos próprios interesses.

Que pequeno é o Alto Minho, bem à medida de Defensor...

PS. Ficamos a saber que Defensor Moura está sozinho na sua cruzada. Ainda bem. Os tempos mudaram...


Com a devida vénia (VI)

segunda-feira, maio 05, 2008

Tensão!

Mais uma vez, a tensão subiu entre o Presidente da Mesa da Assembleia, Abel Baptista, e Daniel Campelo, líder do Município.
Desta feita o mote foi dado por declarações de Daniel Campelo, sobre a pequena criminalidade em Ponte de Lima, associando-a aos jovens da Santa Casa da Misericórida. Abel Baptista, mostrando os seus galões de ex Director Distrital da Segurança Social, demonstrou a injustiça das palavras e dos argumentos do Presidente limiano. Este recuou. Assunto esclarecido e encerrado.
Ou talvez não...

domingo, maio 04, 2008

"Os Limianos" seguem em frente na Taça

Em jogo a contar para a Taça A.F. de Viana do Castelo, "Os Limianos" passaram às meias-finais, depois de vencerem o Melgacense, em jogo realizado na vila raiana. Com 0-0 ao intervalo, a equipa de Ponte de Lima adiantou-se no marcador, com um golo de Dionísio de grande penalidade. A equipa da casa viria a empatar sobre a hora, levando o jogo para prolongamento, onde o resultado se manteve. A decisão foi através de pontapés da marca de grande penalidade, tendo "Os Limianos" sido mais felizes, concretizando por três vezes, contra duas da equipa da casa, realçando-se a grande prestação do guardião João.
Nas meias-finais, "Os Limianos" defrontarão, no seu reduto, o Chafé da 1ª Divisão.
HOJE É DIA DA MÃE

Mãe

Na tua expressão de ternura.
Trazes uma mensagem...é sim!
Mãe corajosa e segura
Mãe bondosa até ao fim!

Mãe! Tu que a vida me deste
E sofreste por mim.
Corpo de menina perdeste
Mãe!...Porque sofres assim?

És amiga! És perdão!
És mãe, amor e és vida
Mas fiz chaga no teu coração

Quero mãe...Ser graça, perdão e amor.
Não quero ser folha caída,
Mas fazer da vida uma flor.

Fátima Meireles, in "Razão Sentimental", 1997
EDL vence Taça Nacional de Juniores Femininos

Não é a competição maior do calendário nacional. Mas registe-se a connquista de mais um título pelo basquetebol feminino da EDL. Desta feita foi a Taça Nacional de Sub 19, após renhido despique com o Núcleo D. A. Pombal. Parabéns!

sexta-feira, maio 02, 2008


Fórum da Juventude

De um fórum seria porventura de esperar mais, sobretudo ao nível do espaço de intervenção juvenil e do debate. Mas é um grande passo, no sentido de serem discutidas e delineadas políticas que visem também dar à faixa mais jovem da população melhores condições de vida e de integração.
O emprego e a habitação devem hoje ser eixos fundamentais das políticas de juventude. Neste primeiro Fórum o tema principal será empreendedorismo, a cargo do Director Regional do Instituto Português da Juventude. Nesta iniciativa vai ser também apresentado o Cartão Jovem Municipal.
A primeira sessão do Fórum Municipal da Juventude de Ponte de Lima terá lugar no próximo sábado, dia 3 de Maio, a partir das 9h00 no Auditório Municipal.
Neste fim-de-semana dedicado à Juventude, destaque também para a actuação de TIM, conhecido vocalista dos "Xutos e Pontapés", que actuará a solo no Teatro Diogo Bernardes, sexta-feira à noite.
No sábado à noite, no Largo de Camões, há Karaoke, com Marco António - "As estrelas brilham em Ponte de Lima" e no domingo à tarde no Teatro Diogo Bernardes, a peça "O Meu Menino", pela Companhia To Zé Martinho.


Ainda a festejarem a conquista do distrial da 1ª Divisão da A. F. de Viana do Castelo, "Os Limianos" deslocam-se domingo a Melgaço, onde disputam mais uma eliminatória da Taça A. F. de Viana, perseguindo desta forma a a vitória numa competição que nunca venceu e a desejada "dobradinha"!

Com a devida vénia (V)

quinta-feira, maio 01, 2008


Grande Maio

A exposição dos "Maios" será o prenúncio de um mês muito movimentado em Ponte de Lima, cujo ponto alto é a Vaca das Cordas, a 21. Mas a presença de Tim, dos Xutos e Pontapés e muito teatro não podem deixar ninguém indiferente.

É caso para dizer: em Maio venha até Ponte de Lima. Eis o programa!