quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Querem encerrar o Alto Minho na voz de Abel Baptista na Assembleia da República

O único deputado pelo distrito de Viana do Castelo na Assembleia da República, o limiano Abel Baptista, assinalou a passagem do segundo aniversário da vitória eleitoral do Partido Socialista com uma intervenção onde, mais uma vez, alertou para os graves problemas que está a atravessar o distrito com a actual política do governo de José Sócrates.
Na sua intervenção entende que "Há uma fúria de encerramentos em curso no distrito de Viana do Castelo".
A concretização veio logo de seguida:


"Pelas mais recentes noticias vindas a público serão encerradas as escolas de 2º e 3º ciclo de Valença, de Pias, concelho de Monção, de Távora, concelho de Arcos de Valdevez e Diogo Bernardes, no concelho da Ponte da Barca, não é renovado o contrato de associação do Externato das Neves, no concelho de Viana do Castelo".

Não ficou ainda por aqui. Havia mais:

"Mas a fúria de encerramentos prossegue com notícias do fecho dos postos rurais da GNR, nomeadamente o de Tangil, no concelho de Monção e a possibilidade de fecho da esquadra da PSP de Ponte de Lima. Apesar de já provado e consensualmente aceite que o policiamento de proximidade é o mais eficaz para a segurança dos cidadãos, o que parece estar querer implementar-se em Viana do Castelo é um estudo de caso para provar o contrário".

"A possibilidade de fecho do estabelecimento prisional de Viana do Castelo, já muito contestada pelo Presidente da Câmara Municipal da cidade".

"A noticia de que a Direcção de Finanças deixará de existir em Viana do Castelo, bem como a possibilidade de encerrarem 5 das 10 repartições de finanças do distrito".

"O encerramento de 6 serviços de atendimento permanente nos centros de saúde concelhios".

"O embuste criado para com a população de Valença, quando lhe foi garantido um SUB e depois se retira esse serviço".

"A possibilidade de encerrarem entre 6 a 8 das 10 zonas agrárias concelhias, num distrito com um forte peso agrícola e florestal".

"A reorganização e alteração do PNPG, com consequente possibilidade de perca de importância na região".

"A preocupante notícia de que a única delegação da Inspecção-Geral do Trabalho existente no distrito possa vir a fechar".

Depois de tamanho rol de serviços que podem vir a encerrar, associados a outros que já aqui foram referenciados e que podem engrossar a lista do Deputado Abel Baptista, não admira o seu desabafo:

"Partilho da frustração que os meus conterrâneos sentem, porque com eles vivo, trabalho e sofro e gostaria de continuar a viver e a trabalhar, mas gostaria ainda mais de poder ver os meus filhos a terem possibilidade de lá poderem ficar".

Esta é também a nossa preocupação, motivadas por atques cobardes de um governo que perdeu a sensibilidade e o bom senso.

Assinamos por baixo o apelo do Deputado Abel Baptista:

"O apelo que deixo, nomeadamente ao Partido Socialista, é de que não fechem o alto Minho".


Texto completo da intervenção no blogue "Querem Fechar o Alto Minho?"

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Equipa para primeira intervenção contra incêndios florestais

Está confirmado, Viana do Castelo irá beneficiar da presença de uma equipa para primeira intervenção contra incêndios florestais, uma mais valia que será muito bem vinda, num distrito sempre muito flagelado pelos incêndios de Verão.

Comenta-se que poderá ficar instalada em Ponte de Lima.

Já muitos o haviam pensado, ninguém o tinha assumido!

Vassalo Abreu, presidente do Município de Ponte da Barca, disse-o com toda a clareza e, talvez, com toda a razão: “Arcos-Barca formam a segunda cidade do distrito”. A clarividência do autarca é enorme e constitui uma pedrada no charco das políticas de capela a que se assiste no distrito.

Estranho, é que a nova “cidade” preconizada por Vassalo poderá passar a chamar-se Arcos de Valdevez, que passará a ter mais algumas freguesias, entre as quais uma chamada, pasme-se, Ponte da Barca!

Para que o pensou sempre (em surdina, claro), esta declaração veio fazer luz sobre os seus velhos desejos.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Querem fechar o Alto Minho?

Além da GNR de Tangil, está sobre a mesa a possibilidade do encerramento dos Postos da GNR de Lanheses e Vila Praia de Âncora, transformando-os em simples postos de atendimento.

Consulte o blogue "Querem fechar o Alto Minho?"

Poesia para os meus olhos...

Encantos de Ponte de Lima em pleno Inverno...


domingo, fevereiro 25, 2007

Reflexão de fim-de-semana
Estranha forma de vida…

Confesso que não sei, mas gostaria muito de saber, entender e estudar tão evoluída e superior raça, tão vanguardista forma de pensamento.

A esquerda e a direita já foram…

Hoje o que mais incomoda os puritanistas do pensamento de esquerda é que um partido, pretensamente à esquerda no nosso espectro político, governe ao centro e até à direita, isto à luz dos velhos cardápios da ciência política dos autores clássicos. O “centrão” domina a sociedade portuguesa e, por muito que se esforcem em fazê-lo, PS e PSD são iguais, só se diferenciando nos protagonistas. Assim se pode entender a crónica alternância na condução dos destinos do Portugal democrático.

Mas se a esquerda e a direita se casaram ao centro, apenas deixando as extremidades para os mais engalfinhados e demagogos políticos do nosso tempo, apenas preparados e interessados em estar na oposição, ainda vai subsistindo uma esquerda que não aceita tal aproximação, tal convivência de ideias, tal rendição aos interesses da nação que é, acima de qualquer outro, o farol que deve orientar qualquer responsável político. Ainda não entendeu que o mundo mudou, que o liberalismo e a economia de mercado se sobrepuseram ao socialismo, que é necessário implementar políticas sociais, à luz do modelo social europeu, mas sem comprometer o equilíbrio das contas do estado, ter cultura e políticas culturais sem arrasar com a economia, envolvendo capitais públicos e privados e, sobretudo, uma cultura com público, longe dos eventos culturais de espelho em que os únicos assistentes, eram os próprios protagonistas.

Vai daí, a esquerda saudosista considera “os outros” culturalmente diminuídos, longe das ideias modernas, porque ser vanguardista é ser de esquerda, incivilizados, porque de civilização e urbanidade está a esquerda cheia e quem não comungar deste diapasão é um saudosista do passado e adepto da estagnação.

A crer no que se tem lido, e é necessário ter muita fé para aguentar tanto despretensiosismo, o povo é clarividente quando vota à esquerda ou, em referendo, segue a mesma linha defendida pelos partidos que a representam.

Viva a democracia e a liberdade de opinião!

Lemos com alguma surpresa a análise de MPT, aos resultados do referendo à interrupção voluntária da gravidez (www.trigalfa.blogspot.com), onde escrevia que “depois das Ilhas, de Viseu e de Vila Real foram no distrito de Viana do Castelo os mais fracos resultados do SIM. E dentro deste o mais negativo tinha que ser em Ponte de Lima (…) Mas num País que já vai vendo onde está a civilização, que não na hipocrisia, era de exigir mais”. Para mais à frente acrescentar que “temos assim um voto urbano mais actualizado e moderno”.

Um dia antes, a 11 de Fevereiro, após o conhecimento dos resultados concluiu que “o povo, como povo votante, na sua superior clarividência votou Sim no referendo sobre a despenalização do I.V.G.” e que “o mesmo povo, na sua maioria e também na sua superior clarividência, absteve-se, com a ideia assumida de que isto é assunto para os políticos”.

Esta forma de ver as coisas é pouco clarividente e isenta, necessita de alguns filtros para poder ver a realidade. Ao escrito, imediatamente algumas questões se colocam:

  1. Será mais moderna, mais civilizada, menos hipócrita, mais urbana, mais clarividente uma aldeia do interior do distrito de Viana do Castelo, por exemplo do concelho de Ponte de Lima, ou uma do concelho de Cuba, nos confins do Alentejo (na primeira o Não venceu claramente, o mesmo acontecendo na segunda com o Sim)?
  2. Será o concelho de Ponte de Lima, onde o Não teve uma das mais altas expressões a nível nacional, tão diferente dos concelhos de Caminha ou Viana do Castelo, onde a expressão foi significativamente mais baixa?
  3. Terá a Igreja Católica tanta influência na decisão dos cidadãos quando concelhos com implantação semelhante tiveram resultados tão díspares?
  4. Sendo este um assunto de políticos, como infere dos resultados, ao contrário do suposto, Ponte de Lima não é um concelho de maioria CDS mas sim PSD (voto para as Legislativas), e que o PSD deu total liberdade de votos aos seus militantes e simpatizantes?
  5. Foi sentida alguma intervenção do CDS/PP em Ponte de Lima relativamente a este referendo?
  6. Foi notado o forte envolvimento do PS neste referendo, o mesmo tendo acontecido com vários ministros e com o Primeiro Ministro do Governo da Nação?
  7. Qual a razão para o voto maciço no SIM no Alentejo, que não a da predominância do Partido Comunista e o seu forte empenho neste referendo?
  8. Ficou efectivamente provado que povo clarividente é o que votou Sim ou se absteve?

Estas questões poderão motivar uma maior reflexão a MPT, que não a da “vox populi” de esquerda, porque como o tal “povo clarividente” que referiu alterna ciclicamente de partido de governo, também pode alterar a sua opinião sobre outras questões, sobretudo aquelas que à sua consciência dizem respeito.

Ser moderno, urbano, civilizado e clarividente, entre outros adjectivos, é ser livre, pensar pela sua própria cabeça, saber entender o que está em jogo e decidir de acordo com a sua consciência. Ser moderno é respeitar as opções dos outros, nem que sejam diferentes da sua. Ser moderno é participar na mudança e contribuir para ela, assumindo as suas virtualidades mas também os seus defeitos.

sábado, fevereiro 24, 2007

Américo Carneiro na Torre da Cadeia Velha

Numa exposição que cria já alguma expectativa, o artista limiano Américo Carneiro volta a expôr na Torre da Cadeia Velha, com o título "Ponte de Lima Senhorial Poética Sonhadora".
Promete este trabalho, na senda de tantos outros de altíssima qualidade, de um dos artistas que melhor consegue pintar Ponte de Lima, tranformando-se num cronista da nossa terra para os vindouros, num momento em que é também "o ilustrador do passado" para todos nós, que temos assim a felicidade de conhecer uma vila e um concelho que nunca tinham sido ilustrados, pela mão maravilhosa e a investigação rigorosa do autor.
Abriu o canil intermunicipal

Em Ponte de Lima, nos terrenos das antigas lixeiras municipais, abriu o canil intermunicipal, depois de largos meses fechado apesar de estar concluído e pronto a receber os cães do Vale do Lima, apesar da polémica já instalada devido à posição da ALAAR - Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, que se recusa a colaborar com a nova estrutura por entender que esta apenas conduzirá os animais recolhidos ao abate.
Curiosamente, o anúncio de abertura foi efectuado por Defensor Moura, autarca de Viana do Castelo, muito criticado nos últimos tempos pela inexistência no seu concelho de uma infraestrutura daquele tipo, para albergar os numerosos cães vadios que deabulam pela capital de distrito.
Esta foi a nota pitoresca e surpreendente do anúncio, mas compreensível à luz dos factos relatados, já que Defensor Moura não é o Presidente da Junta da Valimar nem o Presidente do Município onde foi construído o canil.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

TRABALHO DE GRANDE QUALIDADE E VALOR

O Programa Escola Segura tem, em Ponte de Lima, um assinalável êxito, com uma presença constante, amiga, pedagógica e plena de intervenção cidadã da PSP junto dos diversos estabelecimentos de ensino da sede de concelho e da escola da Freiria, em Arcozelo. Pode-se dizer, em abono da verdade, que a escola e os alunos nunca mais foram os mesmos, desde que este programa foi criado e tão bem interpretado pela PSP de Ponte de Lima.
Por outro lado, a iniciativa "Polícia do meu bairro" teve também uma grande aceitação por parte da população e êxito na sua aplicação. A zona de intervenção ficou mais segura, mais solidária e mais próxima da PSP, com especial realce para os mais idosos e desfavorecidos, que encontraram no "seu" agente um amigo a quel podem recorrer.
A PSP aproximou-se muito da população nos últimos anos, enraizou-se, compreendeu-a e soube ser-lhe útil. Hoje é imprescindível e não podemos levianamente admitir a sua ausência.
Por isso não é possível entender como Ponte de Lima se está a deixar envolver numa teia que levará ao encerramento da esquadra da PSP, saída de todos os seus elementos para Viana do Castelo, fragilizando a presença policial na zona urbana e diminuindo drasticamente o número de agentes que vão servir o concelho. Este não é um passo em frente, no caminho da harmonização, mas sim um enorme e irreversível passo atrás na qualidade do serviço prestado.
Nada nos move contra a GNR, antes pelo contrário. Dentro das suas competências e com as suas grandes limitações, tem efectuado um trabalho digno e positivo. Mas o concelho de Ponte de Lima é, hoje em dia, servido por um reduzido número de agentes que, seguramente, não será significativamente aumentado caso passem a assegurar o policiamento de toda a zona urbana. Este facto, por si só, representa uma perda irreparável para todo o concelho.
O que aqui lamentamos, é a inacção dos actores locais, o laxismo e inioperância com que está a ser tratada esta questão. Parece que estamos resignados perante uma inevitavilidade.
Enquanto de Lisboa dizem que nada está decidido e o Governador Civil apenas se desloca ao Ministério da Administração Interna para ouvir o respectivo Ministro, por cá vamos sabendo que o encerramento está a ser preparado, que a saída far-se-á, provavelmente, ainda este ano, que os efectivos da PSP serão transferidos para Viana do Castelo onde permitirão o alargamento do policiamento a diversas zonas de expansão urbana, entre as quais a freguesia da Meadela.
Por cá, vamos ouvindo que a GNR ocupará as actuais instalações da PSP e que o corpo de combate a incêndios florestais da GNR a instalar no distrito, ficará sedeado em Ponte de Lima, nas actuais instalações da GNR na Quinta da Graciosa. Fraca consolação, para quem tanto vai perder.
Apenas exigimos uma coisa: respeito. Respeito de quem já decidiu e diz que está ainda a ponderar; respeito de quem apenas ouve mas deve ser a nossa voz junto do Governo e não apenas um comissário político e pau mandado do Terreiro do Paço; respeito de quem foi eleito para nos representar e está a deixar correr um processo até ao facto consumado, quando já nada será possível fazer; respeito dos deputados eleitos pelo círculo de Viana do Castelo que, com a excepção do Dr. Abel Baptista, nada têm feito para evitar o esvaziamento do distrito.
Exigimos respeito, e vamos até às últimas consequências, para que Ponte de Lima tenha voz e seja ouvida!

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

"Os Limianos" no topo

A época anterior ficou marcada pelos títulos regionais da A. D. "Os Limianos" no futebol: séniores, juniores e juvenis.
A corrente época trouxe para a ribalta o maior clube do concelho noutras modalidades: basquetebol, com o título regional de cadetes femininos e a liderança (a duasjornadas do fim) da equipa sénior de hóquei em patins.
No futebol, de registar a liderança de "os Limianos" na série D de infantis.

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

O Boletim Municipal?

Nuno Matos, no seu blog, chamou a atenção, e daqui a reforçamos. Que é feito do Boletim Municipal, a bela revista "Ponte de Lima", da responsabilidade do município?
A comunicação nunca foi o forte desta autarquia, mas com tanta falta de informação (sítio web pouco dinâmico, contactos com a imprensa esporádicos, inexistência de gabinete de comunicação...), era uma gota no oceano.
Será que vai voltar no período pré-eleitoral?
Dava para construir uma nova!

A ponte Eiffel de Viana continua, e continuará, em obras. Já lá vai um ano, depois do seu encerramento e falta quase outro para a sua programada? abertura.
Pensando bem, esse tempo dava para construir uma ponte nova!

terça-feira, fevereiro 20, 2007

QUEREM FECHAR O ALTO MINHO?

Temos assistido nas últimas semanas a um penoso desfilar de serviços que estão na eminência de encerrar no distrito de Viana do Castelo, designadamente:
SAP - Serviços de Atendimento Permanente
Direcção de Finanças de Viana do Castelo
Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo
PSP de Ponte de Lima
GNR de Tangil
Escola Básica Integrada de Diogo Bernardes - Ponte da Barca e Escola Básica Integrada de Távora - Arcos de Valdevez, que ficariam apenas com o 1º Ciclo, deitando por terra tudo o que foi determinado pela carta educativa, homologada algumas semanas antes.
Escola EB 23 de Tangil, Escola EB 23 de Valença e até a Escola EB 23 da Correlhã (esta última sem confirmação)
Tribunais de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Paredes de Coura, Monção, Melgaço, Vila Nova de Cerveira e Caminha, no âmbito da reforma dos serviços da justiça (comenta-se mas ainda está em estudo...).

Esta onda de encerramentos pressupõe um duríssimo golpe para o distrito de Viana do Castelo e para todos os Alto Minhotos. As instâncias regionais devem estar atentas e agir em conformidade relativamente a medidas que, pura e simplesmente, pretendem reduzir o Alto Minho a um extenso dormitório e o seu interior a um grande parque natural sem vida humana.
O representante do governo no distrito também é o representante dos alto minhotos junto do governo e, da sua boca, não ouvimos uma única palavra relativamente à grande machadada que está a ser preparada. O Governador Civil não é apenas um comissário político do governo, deve ser também a nossa voz junto da administração central e, como tal, não está a cumprir a sua missão. Acorde Professor Pita Guerreiro!

sexta-feira, fevereiro 16, 2007


Desfile de Carnaval dos infantários e escolas limianas

Os mais pequenos sairam hoje à rua, fantasiados a preceito, assinalando o carnaval dos infantários do concelho e das escolas EB1 e EB23 de Ponte de Lima.
A alegria a cor foram as notas dominantes, num evento que arrasta até ao centro da vila muitas dezenas de pessoas, sobretudo os familiares dos pequenos foliões.
Deu até para rir...

Julgo que todos estamos conscientes da importância das Barragens do Alto Lindoso e Touvedo para a regularização do caudal do Rio Lima, evitando as cíclicas cheias em Ponte da Barca e Ponte de Lima, que fizeram parte da vida dos limianos durante séculos, assim como do seu imaginário.
Agora a afirmação do Director da Produção Hidráulica da EDP, segundo o qual a "barragem do Lindoso salvou Ponte de Lima e Ponte da Barca", dá vontade de rir. Ou chorar, tal a ignorância que denota...

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Confirmada a Urgência em Ponte de Lima

Parece estar confirmada a continuidade de um serviço de urgência em Ponte de Lima, a crer no documento apresentado recentemente pela comissão de peritos, nomeada pelo Ministério da Saúde. Apesar do Ministro ainda poder efectuar algumas alterações, Ponte de Lima figurava na proposta inicial, sujeita a inquérito público, e permanece neste novo documento. No entanto, e relativamente ao Alto Minho, este sugere-nos as seguintes reflexões:
1. Continua por definir o local onde ficará situado o serviço: hospital ou centro de saúde. Continuamos a sustentar que este pormenor pode fazer toda a diferença, embora estejamos a falar de dois espaços praticamente contíguos. A saída da urgência do hospital pode arrastar, a curto ou médio prazo, à perda de influência deste no contexto da saúde local e distrital, o que poderá levar ao seu encerramento. A diminuição crescente dos serviços ali prestados, leva-nos a termer isso mesmo. No entanto, é evidente que a actual urgência não tem as condições mínimas necessárias para dar resposta às necessidades, pelo que necessitará de uma intervenção de fundo ao nível do seu dimensionamento e condições de funcionamento, questão que, aliás, também se coloca com o Centro de Saúde, onde não existe espaço apropriado para o efeito.
2. O distrito de Viana do Castelo ficará servido por três serviços: 1 médico cirúrgico, no CHAM de Viana e dois serviços básicos em Monção e Ponte de Lima. Com esta configuração, várias serão as freguesias do distrito que ficarão a mais de uma hora do serviço mais próximo, com especial realce para algumas de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca;
3. A passagem do serviço básico de Valença para Monção veio de encontro aos anseios de José Emílio Moreira, presidente da autarquia monçanense, veio dar equilíbrio à localização (meio caminho entre Valença e Melgaço), mas deixou desprovida de qualquer serviço, talvez a mais movimentada fronteira de Portugal e ponto de chegada de um importante itinerário rodoviário (A3).
4. Um habitante de Valença ou de Sapardos (V. N. Cerveira) hesitará seriamente entre recorrer à urgência de Monção ou Ponte de Lima, tendo em conta as facilidades de comunicação com esta última. Terão os sábios pensado nisto? Além disso, um acidente para lá do nó de Sapardos da A3 levará o sinistrado até Monção. Não será um contrasenso? E estará o Ministério da Saúde a pensar nestes aspectos ao dimensionar a urgência de Ponte de Lima?
5. Encerrar por encerrar não é solução, nem é o melhor caminho para poupar alguns euros. Aliás, não é retirando confiança e segurança à população que se resolve o déficit do País.
O distrito de Viana do Castelo sempre foi periférico, sempre esteve com níveis de desenvolvimento de regiões do interior. Com esta fúria de encerramentos cegos, fruto do entusiasmo de lacaios de um governo que venceu as eleições dizendo-se socialista e sem colocar estas questões, preto no branco, no seu programa, vamos deixar de estar na periferia, para cairmos num profundo buraco!

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Sem preconceitos!

O Clube Náutico de Ponte de Lima celebrou o seu 15º aniversário apresentando contas do trabalho desenvolvido em década e meia de vida. Muitos atletas - cerca de 150 - em actividade, muitos campeões nacionais, atletas internacionais, entre os quais potenciais atletas olímpicos que, a atingirem esse objectivo, farão história em Ponte de Lima, por serem os primeiros atletas do concelho a conseguirem tal feito.
O Clube possui boas instalações, muito bem situadas e constitui, na actualidade, o grande elemento de ligação de Ponte de Lima ao rio que lhe deu o nome, que tanto preza e não se cansa de cantar.
Pois é o rio que dá possibilidades de expansão e evolução ao Clube Náutico, mas é também o rio que lhe está a dificultar a tarefa.
O espelho de água actualmente existente deve-se ao açude construído a jusante da ponte de N. Sra. da Guia. A obra foi, e é ainda, polémica, mas transformou a zona ribeirinha, dando-lhe consistência e beleza. No entanto, foi com esta estrutura que começou a verificar-se a retenção de areias e o açoreamento do rio nas imediações das instalações do Clube Náutico. Hoje a situação é já complexa e impede o normal funcionamento e desenvolvimento das actividades, designadamente dos treinos.
A solução passa pelo desaçoreamento de uma parte do rio, uma intervenção sem grande complexidade, mas que tem a frontal oposição do ICN.
Estamos seguros que, com bom senso, sem exageros e conciliando os interesses ambientais com os desportivos será possível ultrapassar este problema. A bem dos jovens limianos e de um clube que, embora jovem, actualmente é aquele que mais longe leva o nome de Ponte de Lima.

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Mini-remodelação na Feira

Já aqui o haviamos dito. A feira quinzenal necessita de remodelação urgente, ao nível da ocupação de espaços e sua extensão para os lados de S. João, articulando-se com a nova Feira do Gado.
Parece que tal está a acontecer com a criação da "avenida dos sapateiros", ao mesmo tempo que se criam no areal arruamentos mais largos para possibilitar o acesso e trânsito de viaturas.
A medida é positiva, mas não chega.
A feira já não é o que era e urge reanimá-la, protegendo também o comércio local.
Menos expositores, melhores condições de exposição, libertando o Passeio 25 de Abril e a Avenida dos Plátanos são algumas das propostas que aqui deixamos.
O "defunto" areal também não tem as condições mínimas.
Será que Daniel Campelo irá deixar a autarquia sem intervir no espaço mais degradado da zona ribeirinha de Ponte de Lima?
Plano de Urbanização em inquérito público

Finalmente está concluído, aprovado pelas entidades e pronto para inquérito público. Um documento estratégico, de importância crucial para o futuro de Ponte de Lima, ilustrativo de uma estratégia de desenvolvimento.
Chega com mais de quinze anos de atraso, pois já em 1992 vimos uma carta, oriunda do município, com o pretenso Plano.
Mas, como diz o povo, mais vale tarde do que nunca.
Com toda a certeza, aqui voltaremos a este assunto.

domingo, fevereiro 11, 2007

Referendo sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez

Eis os resultados desta consulta popular no concelho de Ponte de Lima, no site do STAPE.

NÃO - 77,33% SIM - 22,67%

Destes resultados, temos a destacar:
1. A expressão livre de uma opinião, a vitória da cidadania;
2. Uma participação acima da média nacional, apesar do dia extraordinariamente chuvoso no concelho;
3. A vitória inequívoca do Não, com expressão em todas as freguesias. Apenas na sede do concelho a vitória do Não foi menos expressiva.
4. A subida generalizada do Sim relativamente ao referendo de 1998.
5. Foram as novas gerações (novos votantes inscritos) e os abstencionistas de 1998 que contribuiram para a subida do Sim, tendo em conta que os resultados brutos do Não são muito semelhantes entre os dois referendos.

Os totais nacionais podem ser consultados aqui.
Caminho de Santiago para os mais pequenos

Trata-se de uma edição em duas línguas (português e galego), destinada aos caminhantes mais jovens. Intitula-se "Guia para pequenos caminhantes do Caminho Português de Santiago", é da responsabilidade da Sociedade para o Desenvolvimento comarcal da Galiza, da Conselleria de Cultura e deporte da Junta da Galiza e dos municípios portugueses de Barcelos, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença.
Com os heróis Catuxa e Viraventos, que dialogam descobrindo a monumentalidade e curiosidades de todo o percurso, dando a conhecer os seus principais atractivos, é muito bom para os mais pequenos, mas também muito aliciante para os maiores...

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Zona amarela

A zona envolvende à Câmara Municipal, e outras zonas da vila viraram "Zonas Amarelas".
Da noite para o dia, linhas amarelas apareceram pintadas na rua, com o objectivo de impedir o estacionamento na envolvência do Município. Pode ser uma medida estética, a zona fica menos poluída visualmente e o resultado é, aparentemente, positivo. Mas é um indicador negativo.
Em primeiro lugar porque o estacionamento nunca impediu o acesso ou a passagem a ninguém, numa zona que não é, de perto nem de longe, uma zona de forte pressão ao nível do tráfego automóvel. Em segundo lugar porque a proibição é mais uma forma de convidar as pessoas a não desceram à baixa de Ponte de Lima, já por si deserta e esquecida. Desta forma, os automobilistas são praticamente obrigados a estacionarem no parque municipal, onde se ajudam as saudáveis finanças da Câmara.

Aqui vai uma sugestão, para contrabalançar a retirada de estacionamento à superfície: parques subterrâneos gratuitos nas duas primeiras horas, para quem efectuar compras no comércio limiano e, na primeira hora, para os restantes utentes. Esta medida impediria o abuso no estacionamento, direccionando-o para o tratamento de questões pontuais e pode chamar mais alguma gente à baixa. Finalmente, poderá ter o mérito de encher o parque junto ao município, o do mercado e o do hospital, com baixa procura desde que passaram a ser taxados.

Outras inovações ao nível do trânsito estão a ser implementadas, com resultados positivos, nomeadamente: marcação com pedra de calcário das passadeiras do centro histórico e das marcas no pavimento junto ao Centro Social; rotunda e marcação do pavimento na saída da zona escolar para a Via D. Teresa.

A ASAE visitou Ponte de Lima esta quinta-feira. Em força...

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Ponte de Lima, terra de emigrantes!

"Emigração e Emigrantes: Vale do Lima no séc. XIX" é o título da mais recente obra de David Rodrigues, numa edição do Centro de Estudos Regionais, com uma larga referência a Ponte de Lima.
Com base neste volumoso trabalho, fica provado que, desde tempos distantes, o nosso concelho é um concelho de emigrantes e migrantes. A prová-lo está a forte comunidade limiana em Lisboa, mas também em França, Alemanha, Suiça, Estados Unidos e, ainda, no Brasil.
As Terras de Vera Cruz eram, mesmo, o principal destino dos emigrantes limianos no séc. XIX, constituíndo o maior contingente do Vale do Lima com cerca de 5500, seguido dos Arcos de Valdevez com 2444, Viana do Castelo com 1456 e Ponte da Barca com 988. De Ponte de Lima sairam, então, mais emigrantes do que aqueles que sairam de todos os outros concelhos do Vale do Lima.
Ponte de Lima está presente em força na sociedade brasileira e um pouco por todo o mundo, como o comprovam as estatísticas de acesso a este weblog, que conta com visitas de 30 países diferentes, na sua esmagadora maioria limianos.
Daqui vai, pois, um forte abraço para todos.


Todos a Matosinhos, por Carolina Velho

Hoje defrontam-se F. C. Porto e Benfica a contar para o Campeonato Nacional da Liga de Basquetebol. A receiota deste grande derbi reverte para Carolina Velho, atleta da A. D. "Os Limianos" que sofreu um grave acidente.
O gesto dos portistas vem provar que a solidsariedade nada tem a ver com fronteiras ou bairrismos.
Vamos a Matosinhos e, com grande fervor, desejamos uma grande vitória de Carolina. E, já agora, do F. C. Porto que, não sendo o nosso clube do coração, provou ser muito grande no campo da solidariedade.

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Luta no batatal!

Esta época ainda não tinha assistido a qualquer jogo de futebol da A. D. "Os Limianos". Apesar do aliciante da participação no nacional da 3ª divisão, a falta de disponibilidade aos domingos ainda não tinha propiciado uma deslocação até ao estádio do Cruzeiro.
A carreira da equipa não está a ser famosa, os desaires acumulam-se, os adeptos estão desmotivados e essa desmotivação está também a passar para o plantel. É pena.
Mas o que mais me chamou a atenção, nesta deslocação domingueira, é o lastimável estado do relvado do estádio municipal, uma situação inaceitável, que prejudica gravemente o espectáculo, as equipas que melhor futebol praticam e a integridade física dos jogadores. Não se compreende como é possível deixar que aquilo, que deveria ser um relvado para a prática do futebol, se assemelhe a um batatal.
Assim, o futebol não tem viabilidade em Ponte de Lima.
"Os Limianos" não podem manter uma equipa sénior no nacional da 3ª divisão, juniores e juvenis nos respectivos nacionais e ainda algumas equipas dos escalões inferiores, sem infraestruturas.
Olhar para o lado e fingir que não se vê esta triste realidade é ignorar o pulsar de uma comunidade, e as aspirações de dezenas de jovens, a praticarem o seu desporto favorito.
Construir um campo de relva sintética snão homologado para jogos oficiais, sabendo de antemão que seria insuficiente para as necessidades imediatas, designadamente da A. D. "Os Limianos" é um erro estratégico grave. E colocar aqueles "caixotes" onde deveriam estar balneários e instalações de apoio, não lembra ao diabo.
Repense-se e reveja-se, para bem dos jovens e dos desporto rei em Ponte de Lima!

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Wireless no Largo de Camões

Não será uma iniciativa pública, mas saúda-se. Vai ser instalado no Largo de Camões uma antena wireless que possibilitará o acesso à internet no principal local público de Ponte de Lima. O acesso será livre, para os principais sítios do concelho, e pago à hora para acesso sem restrições.
Boa notícia, que vem de encontro a um desafio já lançado a partir deste blog, sendo de esperar que outros locais públicos venham também a beneficiar desta tecnologia.
Melhor, só um acesso gratuíto, como aquele que foi instalado pela Cãmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, que instalou 15 antenas na sua zona urbana, com as quais o acesso é totalmente gratuíto em qualquer zona da urbe...

sábado, fevereiro 03, 2007

Cinema de volta a Ponte de Lima

Na semana em que algumas notícias vinham a lume sobre a interrupção da actividade do Cinema Rio Lima, eis que na sexta-feira dia 26 de Janeiro, o mesmo reabriu, dispondo de novo e moderno equipamento digital.
O cinema faz falta em Ponte de Lima. Em primeiro lugar porque o equipamento existe e é necessário rentabilizá-lo; é um excelente passatempo e meio de difusão cultural; é um pólo de dinamização de um espaço - o Centro Comercial Rio Lima - que necessita de um forte impulso.
Obviamente, é um regresso que se saúda!

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Retalhos do Alto Minho

É a mais recente publicação de Francisco Sampaio, a juntar a uma vasta bibliografia sobre a nossa região, sempre numa perspectiva de divulgação das nossas "coisas".
Como muitas outras das suas obras, nesta Francisco Sampaio procura manter "à tona" as tradições do Alto Minho, os usos e costumes, aquilo que a impiedosa máquina do tempo vai triturando sem piedade.
Em grande destaque aparecem Vila Praia de Âncora, terra natal do autor, e Viana do Castelo.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

A ESPERANÇA NÃO ESCONDE A PREOCUPAÇÃO

Se a esperança que o pólo para a indústria da pedra, que estará prestes a nascer em Arcozelo, nos dá a sensação que algo poderá mudar para aquelas latitudes, já a notícia de mais uma descarga de pó de pedra no Rio Labruja nos leva a pensar que este desrespeito pelo ambiente e por todos nós, poderá não ter fim à vista.
Tudo se modificar, com toda a certeza para melhor, mas diferença poderá não residir apenas no pólo, mas sim na essência do ser humano, com hábitos de anos a fio, de agressão impune à natureza, e a todos nós.