quarta-feira, janeiro 31, 2007

OS ÚLTIMOS DOMINGOS GASTRONÓMICOS DA RTAM

Os "Domingos Gastronómicos" da Região de Turismo do Alto Minho têm a sua última edição em 2007. Foram apresentados na semana passada e são, na nossa opinião, a mais bem sucedida iniciativa da nossa Região de Turismo, nos seus 25 anos de existência.
Após 17 anos de presença ininterrupta no calendário turístico regional, foram sempre um pólo de atracção e animação em época baixa, um exemplo de iniciativa, cooperação e articulação entre todos os municípios participantes, sob os auspícios da RTAM.
Pena foi, que outros exemplos de bem promover a região não fossem pensados e implementados. Potencialidades existem, mas estão dispersas e são apresentadas e tratadas de uma forma desconexa.
A RTAM está a fechar as portas, para dar lugar ARTM - Agência Regional de Turismo do Minho a partir de 2008. A oferta subirá exponencialmente, com a entrada de Braga, Guimarães, Póvoa de Varzim, entre outros, e com todo o Parque Nacional da Peneda-Gerês no seu espaço. O desafio é grande e é necessário saber aproveitá-lo, sem qualquer tipo de bairrismo (que exista pela positiva), egoísmo ou desconfiança. Não podemos ver "Mouros" em qualquer canto ou esquina, arvorando-nos em falsos Defensores de uma identidade que nunca teve força nem gente capaz para a elevar.
Parece que a sede da ARTM vai ficar em Viana do Castelo, uma forma de compensar (ainda não entendemos como) a sede de distrito pela perda de vários serviços.
Ficando em Viana, tem instalações (Santiago da Barra) e um corpo alargado de funcionários (cerca de 45), o que não acontece no espaço que integra actualmente a Região de Turismo do Verde Minho. Viana será sede por mérito e por racionalização de recursos. Parece que, por aqui estamos conversados...
Para Ponte de Lima pode ficar o bocado que falta: a presidência da Agência. De facto o posicionamento do município tem sido de apoio à integração das RTAM e da RTVM, um posicionamento inteligente que pode permitir que um limiano ocupe o mais alto cargo do turismo do Minho. Fala-se em Francisco Calheiros.
O "Parar para Pensar" apoia este nome, por duas razões: em primeiro lugar pelo currículo, capacidade e peso de Francisco Calheiros, um Homem do turismo, reconhecido no País e no estrangeiro, talvez o perfil ideal para dar uma maior dimensão turística à região. Em segundo lugar, porque constituirá uma ruptura com o estilo e liderança anteriores.
O outro Francisco, o Sampaio, foi a cara do turismo no distrito que, em 25 anos, impôs mais a sua imagem de "Senhor Turismo", ultrapassando e ofuscando a própria imagem da região.
A nova ARTM deverá inverter esta lógica, potenciando o património natural e cultural, a gastronomia, o mar e a montanha, as festas e romarias, o berço da nacionalidade, os Caminhos de Santiago e o turismo religioso, a hospitalidade e uma história ímpares.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

QUEREM FECHAR O ALTO MINHO?

Já aqui colocamos alguns pequenos textos com este título, quando nos refrimos ao encerramento de serviços de urgência e da saída da PSP de Ponte de Lima.
Pode parecer exagerado, mas este movimento é mesmo sério, empenhado e, o que é mais grave, os responsáveis pela sua exução não demonstram o mínimo respeito pelas gentes do Alto Minho, ao ponto de nem ouvirem os seus correlegionários políticos locais.
Viana do Castelo é para fechar!
Como já referimos, depois das urgências (e que mal servidos ficamos em termos de saúde!) e da mais que provável saída da PSP de Ponte de Lima, sabemos que a Direcção Distrital de Finanças de Viana encerra, para ser constituída uma Direcção do Minho; o estabelecimento prisional de Viana também corre o risco de desaparecer do mapa; postos rurais da GNR fecham (Tangil em Monção); O comando da PSP de Viana do Castelo poderá passar para Braga; Os Agrupamentos de Escolas de Diogo Bernardes (Ponte da Barca), Távora e, há quem o afirme, também Correlhã, vão desaparecer, integrando-se noutros maiores, nascendo mega-agrupamentos.
Não há revolta, não há palavras que permitam exprimir o que nos vai na alma. Trata-se de um ataque cobarde a um distrito, a uma região que merece muito mais, pelo que já sofreu e lutou até aqui, do que ser "varrida" do mapa.
SERÁ QUE NÃO HÁ REACÇÃO POR PARTE DOS ALTOMINHOTOS?
Mais do que combater Braga (para onde vão alguns dos serviços) é necessário combater Lisboa, pois é lá que estão os paladinos da regionalização que mais não fazem do que concentrar; onde estão os paladinos da defesa das finanças públicas, mas que na prática apenas querem acabar com o interior; onde estão uma cambada de "capitalocêntricos", para quem o resto é paisagem onde, duas vezes por ano, se deslocam para observar um "bando de selvagens" que vão resistindo com tiques do século passado. E que é bom ver, conviver com essa realidade para entender a evolução da raça lusa, já que, de Lisboa, os Mouros foram expulsos por bravos guerreiros que se deslocavam para aquelas paragens a partir precisamente do Norte.
Políticos do Alto Minho:
Parem de lamber as botas à capital! Assumam-se.
Que pena, este País...

domingo, janeiro 28, 2007

Plano Estratégico de Desenvolvimento do Concelho

Escreveu o "Alto Minho" que Daniel Campelo se deslocou a Lisboa para apresentar na Bolsa de Turismo, "os novos factores de atractividade do turismo da Vila mais antiga de Portugal". Até aqui, tudo bem, pois está Ponte de Lima necessitada de um novo impulso no turismo, sector que parece estar a passar por alguns problemas no concelho.
Intrigados ficamos quando, mais à frente, o jornal referia que "o autarca apresentará as marcas diferenciadoras do perfil turístico de Ponte de Lima, integradas num plano estratégico de desenvolvimento do turismo no concelho".
Alguém conhece este plano. Foi discutido ou aprovado em algum lugar?

sábado, janeiro 27, 2007

CEVAL e Universidade Fernando Pessoa entendem-se para formar empresários

A formação é essencial, nos tempos que correm, para todas as áreas de actividade. Consciente deste facto o Ceval - Conselho Empresarial dos Vales do Lima e Minho assinou com a Universidade Fernando Pessoa um protocolo que visa formar os seus associados. E que falta faz esta formação num momento de grave crise, sobretudo no comércio, onde a formação, a inovação, a criatividade e o associativismo podem ser determinantes.
Esperamos resultados!

Esta acção teve a participação do Governador Civil do distrito de Viana do Castelo que ficou agradado com a iniciativa porque, dixit, "o distrito de Viana do Castelo é o mais subdesenvolvido de Portugal".
Interessante a constatação deste comissário político. Sempre sustentamos que o nosso distrito, embora localizado no litoral, apresenta índices de desenvolvimento de uma localidade do interior, e que muito mais e melhor poderia ser feito se houvesse investimento e apostas políticas no Alto Minho.
Depois da rábula do IKEA em Ponte de Lima, em que o Governo "usou" um concelho do seu distrito para fins propagandísticos e eleitorais, o Sr. Governador Civil deveria ter algum pudor e vergonha para fazer as afirmações que fez. A culpa é sua, do seu Governo e dos Governos que o antecederam e, como nada de palpável tem feito para inverter essa situação já deveria ter reconhecido que fomos, somos e seremos um distrito da cauda do desenvolvimento a nível nacional graças à paupérrima classe política de que dispomos em Lisboa e em Viana do Castelo.
Obviamente, demita-se!
PSP DE PONTE DE LIMA EM CIMA DA MESA

O Governador Civil de Viana do Castelo, Pita Guerreiro, encontra-se 2ª feira, em Lisboa, com o Ministro da Administração Interna, devendo estar sobre a mesa a questão da hipotética saída da PSP de Ponte de Lima.
Daniel Campelo pediu firmeza a Pita Guerreiro.
Daqui exigimos essa mesma firmeza e capacidade de argumentação, em defesa de Ponte de Lima e do distrito!

Ver notícia do Diário de Notícias

sexta-feira, janeiro 26, 2007

Às escuras...

Já sabemos que é um problema da EDP, mas que ninguém gosta de andar às escuras em plena zona urbana, isso não!
Pois é o que acontece em Ponte de Lima. Iluminação deficiente (zona da Escola do 1º Ciclo e Bairro Social contíguo), seja por lâmpadas fundidas e que demoram muito tempo a ser substituidas (zona da Escola Secundária) ou, pura e simpesmente, problemas técnicos que resultam em deficiências na iluminação, como acontece na zona histórica (Rua da Abadia, Rua do Arrabalde...)
A iluminação pública é um dos "trunfos" que podem ser usados para dar outra vivacidade e sensação de segurança à zona urbana. Se não querem apostar numa iluminação melhor, pelo menos que se exijam junto da EDP que garanta a qualidade mínima no serviço prestado, cujos preços não param de subir...

Adenda:
Um leitor chamou a atenção, e com absoluta razão, para o deplorável estado da iluminação da "ponte velha".

quinta-feira, janeiro 25, 2007

Clubes de Serviço mostram-se à comunidade

Desde o presente mês que os dois clubes de serviço têm o seu marco "plantado" em Ponte de Lima. Depois de o Rotary Club ter inaugurado o seu marco rotário há cerca de 5 anos, foi agora a vez do Lions Club se "mostrar" à comunidade, ocupando um espaço, tal como o do Rotary, no separador central junto ao Palácio da Justiça.
São dois clubes de profissionais que servem, e bem, a comunidade local com actividades diversas, sempre com o lema "dar de si antes de pensar em si" como referência.

terça-feira, janeiro 23, 2007

Obras iguais, procedimentos diferentes!

Não nos estamos a referir aos transtornos provocados pelas obras do abastecimento de água e saneamento, que esburacaram estradas, dilaceraram a paciência dos automobilistas e dos transeuntes. A vergonhosa actuação das empresas que efectuaram as obras e dos proprietários dessas mesmas obras já foi denunciada, embora estes fizessem "ouvidos de mercador" aos protestos.
O que parece é que, depois das obras terminadas, o panorama é diferente por estas bandas e na estrada nacional Ponte de Lima - Braga. Aí também houve obras, buracos, semáforos, pó e lama, engarrafamentos, etc. mas, no final, depois de taparem os buracos, brindaram o povinho com um novo e esbelto tapete.
Por cá, depois de tudo o que passamos, sabemos exactamente onde esteve e está cada buraco, pois a estrada, nessa zona, virou picada.
Segundo parece, a empresa Águas do Minho e Lima teve, nesta obra, o patrocínio de uma marca de amortecedores ou de veículos todo-o-terreno!

domingo, janeiro 21, 2007

O poder é efémero. Em Ponte de Lima, não! (II)

A nossa primeira abordagem a esta questão foi pela via da oposição, um dos grandes responsáveis pela "eternização" dos populares no poder.
Seria, no entanto, leviano se circunscrevesse as pretensas causas de uma tão longa permanência no poder do CDS/PP em Ponte de Lima, ao trabalho da oposição. Julgo, no entanto, ser esta a primeira e principal razão já que, no seu quarto mandato como Presidente da autarquia, Daniel Campelo ainda não denota qualquer desgaste porque, pura e simplesmente, nunca foi desgastado, confrontado com os seus erros e más opções, com as suas contradições e incumprimentos.
A segunda grande razão que invoco tem a ver com o trabalho realizado pelo PP, e antes pelo CDS, no município e que teve e tem características especiais.
Num concelho estruturalmente conservador, nada melhor do que uma gestão conservadora para assegurar a manutenção do poder. Senão vejamos:
1. Raramente são lançados projectos estruturantes e fracturantes no concelho. A opção vai invariavelmente para a recuperação do existente;
2. Todos os assuntos que levantam alguma polémica são imediatamente abandonados, como se o importante fosse o consenso em detrimento da responsabilidade de governar, cumprir o programa eleitoral e servir a população;
3. O pretenso respeito pela tradição mais não é do que a manutenção dos direitos (adquiridos ou não) de uma minoria do concelho;
4. As listas do CDS/PP integram, invariavelmente, pessoas afectas ou conotadas com outros partidos políticos, procurando desta forma dar uma - falsa - imagem de abrangência e abertura.
5. O bloqueio das instituições locais, sobretudo as que são dirigidas por pessoas de outros quadrantes políticos ou que têm diferendo com o município faz o resto.
6. A conclusão é óbvia, mais vale estar ao lado do poder instituido do que contra, porque compensa!
7. O equilíbrio das contas municipais, a habilidade na conquista e negociação de financiamentos e a milagrosa gestão de conflitos, dentro dos diversos executivos que têm passado pela Câmara Municipal, fizeram o resto.

Cá voltaremos, desta feita com os sucessos e "flops" da gestão municipal limiana.

sexta-feira, janeiro 19, 2007

E os acessos?

Mais uma média superfície abriu em Ponte de Lima. Bom para o consumirdor, a concorrência entre estes grandes espaços comerciais estimula os preços baixos (assim o esperamos), mas é também mais uma machadada no pequeno comércio. Depois do Intermarché e do Lidl, abriu o Mini-Preço também na Feitosa, cara-a-cara com a multinacional francesa. Diz-se que não ficaremos por aqui. Da fome passamos à gula e, segundo parece, todos os que baterem à porta terão entrada garantida, falando-se do Modelo bem dentro da vila, nas traseiras do cemitério e de um outro espaço para Arcozelo.
Esta nova superfície comercial veio trazer um grande problema aquela zona. O esperado aumento do tráfego automóvel não foi pensado pelos responsáveis e técnicos autárquicos. Os acessos são vergonhosos e indiciam que vale tudo para abrir as portas aos grande grupos económicos. É com tristeza que denuncio a falta de respeito pelos moradores e pelos consumidores. Não haveria outra solução, ou esta só foi pensada à posteriori?
É demais, enche-se a periferia, atasca-se a vila sem critérios, sem planificação sem medir as consequências desta desastrosa política.
O pequeno comércio merece mais respeito, merece ,mais atenção e apoio.
Enquanto abrem grandes espaços na Ribeira, Feitosa e Arcozelo, o centro histórico está arruinado: Habitações degradadas, saída permanente de serviços (Tribunal, Cartório Notarial, Registo Predial, Centro de Saúde, Segurança Social, Abertura de novas dependências bancárias e farmácias fora daquela zona, até o encerramento do Mini-Preço na Rua General Norton de Matos se faz sentir).
Por outro lado, o Mercado Municipal morreu com o golpe de Misericórdia a ser dado pelas faraónicas obras aí realizadas, os transportes públicos não servem o centro histórico (que bom seria um circuito que ligasse a Central de Camionagem ao Centro Histórico), a limitação de estacionamento atira os consumidores para zonas com maiores facilidades.
A vila de Ponte de Lima, designadamente o Centro Histórico está doente. É necessário pensar e agir. Mas para tal é necessário que esta problemática seja eregida a prioridade política.
Só conversa, não chega...
Um Clube de Campeões

Em 15 aqnos de actividade, que daqui saúdamos, o Clube Náutico de Ponte de Lima elevou bem alto o nome desta terra, vencendo provas, conquistando muitos títulos nacionais e ajudando atletas seus a competirem ao mais alto nível além fronteiras, ao serviço das selecções nacionais.
Estou seguro que vai ser este clube, que tem nas suas fileiras 25 campeões nacionais da última época competitiva, que nos próximos tempos vai cometar a proeza de levar um limiano aos Jogos Olímpicos!

quinta-feira, janeiro 18, 2007

Viana do Castelo recupera casas degradadas no Centro Histórico

Fonte do Município de Viana do Castelo informou que foram já reabilitadas metade das cerca de 300 casas degradadas que integraram um programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Degradadas, liderado pelo Gabinete Técnico Local.
O financiamento do programa foi tripartido: Regime Especial de Comparticipação na Recuperação de Imóveis Arrendados (RECRIA) do Instituto Nacional de Habitação, autarquia e os próprios interessados, ou seja, os senhorios.
Como se pode verificar, existem instrumentos de apoio à requalificação do parque habitacional degradado.
Porque será que, em Ponte de Lima, tantos imóveis da sua zona mais nobre continuam em ruína ou a ameaçar ruina, contribuindo para a desertificação daquela zona?

terça-feira, janeiro 16, 2007

Querem fechar o Alto Minho?

Agora pode ser a Direcção de Finanças de Viana do Castelo que pode abalar até Braga. Será que querem mesmo que o distrito de Viana do Castelo continue a existir?
Ponte de Lima cumpre!

Ponte de Lima é um dos cinco concelhos que melhor cumprem os seus compromissos financeiros com os fornecedores. Um sinal de saúde financeira e boa gestão que não favorece apenas a imagem do concelho, mas também os cofres...

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Conhecer melhor o Beato Francisco Pacheco

Depois da publicação "Mártires do Japão", da autoria de Eduardo Kol de Carvalho, fazer uma alusão ao limiano Beato Francisco Pacheco, agora foi a vez do livro "Os Santos de Portugal", de João César das Neves referenciar o Beato limiano. A edição é da "Lucerna", viu a luz do dia em finais do ano passado e permite-nos conhecer melhor um limiano venerado na Igreja Matriz de Ponte de Lima, nascido nesta terra em 1565, que morreu queimado em Nagasáqui (japão) em 2o de Junho de 1626 (passaram no ano anterior 380 anos). Foi beatificado pelo Papa Pio IX em 7 de Julho de 1867 e tem a festa litúrgica a 20 de Junho.
(I) responsabilidade do Centro Hospitalar do Alto Minho

Uma senhora faleceu no CHAM. Os serviços cometeram um erro e a família de outra senhora, também internada é que foi informada do falecimento de quem estava bem vivo.
O cangalheiro é que deu o alerta para o erro.
A família não apresentou queixa ... com medo de represálias.
Como não houve queixa, o CHAM informou que não abrirá inquérito e não serão apuradas responsabilidades.
O que pensar disto?
A grandeza de uma instituição vê-se nestes pequenos pormenores...

PS. Entretanto a senhora faleceu, de facto!

domingo, janeiro 14, 2007

As Janeiras em Ponte de Lima

Além das já habituais Janeiras junto à sede do Município, o últimos fim-de-semana trouxeram até à vila de Ponte de Lima os Jovens da Associação Cultura Musical de Ponte de Lima, que tocaram e cantaram as Janeiras. Belo gesto e inteligente forma de angariar fundos para a instituição.

sexta-feira, janeiro 12, 2007

Os feirantes, a feira e as taxas

En notícia inserta no JN de 5 de Janeiro (pp), com desenvolvimento no Cardeal saraiva de hoje, os feirantes contestaram as taxas praticadas pelo Município na Feira de Ponte de Lima.
Já aqui fiz sentir a discordância relativamente ao funcionamento da feira limiana, agora pelouro da responsabilidade do Presidente do Município, tanto ao nível da organização, condições de funcionamento e exposição, higiene, limpeza, etc., etc.
A haver razão nos protestos, deveria de estar relacionada com as deficientes condições em que trabalham e não com os aumentos anuais. As regras do jogo estão fixadas há muito tempo e os feirantes já as conheciam antes de licitarem os seus espaços.
Mas não, contestam os preços pelos preços, e nada têm a dizer relativamente a uma feira medieval na história e nas condições em que funciona.
A solução é simples, arranje-se um bom recinto com todas as condições que uma feira do séc. XXI pode e deve ter, diminua-se o número de lugares de exposição, organize-se a feira evitando que qualquer um lá possa expor e, nesse momento, o preço pelos espaços já não será exagerado, talvez seja até reduzido para os benefícios que pode gerar.

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Salazar e Ponte de Lima

Que relação teve o Oliveira salazar com Ponte de Lima? Provavelmente nenhuma, ou então confinanda às suas competências de governante.
No entanto, o passado recente touxe uma nova revelação do casto Salazar com estas terras. De facto, este homem, pouco dado a revelações sobre a sua vida privada, de que hoje ainda pouco se sabe, teve uma relação amorosa com Mercedes de Castro Feijó, filha do diplomata e poeta limiano António Feijó.
Toda a história está estampada no livro de Felícia Cabrita, recentemente publicado sob os auspícios de "A Esfera do Livro", intitulado "Os Amores de Salazar" do qua sairam já cinco edições.

quarta-feira, janeiro 10, 2007

Perplexidade, incompetência?

Diz-se que o canil intermunicipal do Vale do Lima, construído nos terrenos da antiga lixeira em Ponte de Lima foi construído numa zona onde a edificação era proibida e é, por isso, ilegal!
Pode ser esta a explicação para que uma obra há muito tempo terminada continue ... encerrada.
Sem comentários...

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Pequenês, mesquinhês, safadesa, umbiguismo...

O "pequeno" Moura de Viana do Castelo continua a sua cruzada em nome do seu umbigo. Viana, sozinha, Viana isolada, Viana dos seus pequenos sonhos é o caminho que trilhou e, pelos vistos, continuará a trilhar.
Não concebe um Alto Minho das duas bacias hidrográficas (Minho e Lima), não concebe um Pacto para o Desenvolvimento do Minho liderado pela Universidade do Minho e pela Associação Industrial do Minho e opõe-se a uma Região de Turismo que une o que nunca deveria estar separado: O Minho.
O que quer este pequeno político? Quer estar só e, no seu deserto privado, falar sozinho. O que custa é ver que as suas egoístas posições isolacionistas condicionam as de alguns vizinhos...
Este orgulhosamente sós, com medo e desconfiança dos outros, fez com que o distrito de Viana do Castelo fosse atirado para a cauda do desenvolvimento, do PIB per-capita, das expectativas e confinança no futuro de todo o País.
Graças ao pequeno Moura e a outros pequenos políticos do seu calibre!

sábado, janeiro 06, 2007

Boa Nova na blogosfera limiana!

Com o novo ano surgiu um novo "weblog à moda de Ponte de Lima". Trata-se do Trigalfa, da autoria de Manuel Pires Trigo, um limiano com uma presença assídua nas colunas de opinião dos periódicos locais.
Do "Parar Para Pensar" vai uma efusiva saudação ao MPT que, depois da relutância e da desconfiança, também se elevou até às escritas cibernéticas, com esta ferramenta da moda, que é também um suporte para o exercício da mais elementar cidadania.

sexta-feira, janeiro 05, 2007

Parabéns Associação Desportiva "Os Limianos"

Passam hoje 54 anos sobre a fundação da Associação Desportiva "Os Limianos", o maior clube desportivo do concelho de Ponte de Lima e um dos maiores do distrito de Viana do Castelo.
Depois dos maus momentos vividos num passado recente, parece que agora navega em água mais calmas e é com legitimidade e esperança que vislumbra já um futuro melhor.
À A.D. "Os Limianos", que servi como atleta (iniciados, juvenis, júniores e séniores) e como dirigente (Presidente da Assembleia Geral e Vice-Presidente da Direcção) endereço os parabéns e os votos de um futuro cheio de sucessos.
Carta Educativa do Vale do Lima e do Vale do Minho aprovadas

Fala-se muito em reformas, em mudanças profundas no sistema educativo, na necessidade de trabalhar no registo da modernidade e da inovação. Esta foi a tónica do discurso da educação durante muitos anos, mas nunca se foi tão longe como agora, reformando onde, de facto, era necessário reformar.
A rede escolar do 1º ciclo estava obsoleta, baseada num modelo com mais de cinquenta anos, período de tempo durante o qual tudo mudou, excepto o 1º ciclo português e as suas escolas. Era necessário ajustar a rede às necessidades de novos tempos e à enorme queda da natalidade que entretanto se verificou.
Tal só é possível com encerramento de escolas isoladas, com reduzido número de alunos. Tal está a ser feito. Mas o mais importante vem a seguir. É necessário redefinir a rede, construir novos edifícios ou remodelar as escolas existentes, equipá-las para um novo tempo, prepará-las para o sucesso educativo.
A vontade política existe. O planeamento é elemento fundamental para a concretização destas ideias. Por isso assumem tão grande importância as cartas educativas que foram esta semana homologadas pela tutela. Entre elas duas intermunicipais, um modelo em que o Alto Minho foi pioneiro, com as cartas do Vale do Lima e Vale do Minho.
Agora não há desculpas possíveis. Temos todas as condições para enfrentar o futuro com optimismo, há autorização e empenho do Governo para fechar escolas e construir novos centros. O futuro é já ali...

ver notícia sobre esta temática

PS. Sempre estivemos do lado da reformulação da rede. Apesar de discordarmos de algumas medidas insertas na Carta Educativa do Vale do Lima respeitantes a Ponte de Lima, estamos convencidos que nos próximos anos a será mais fácil entender que opções mais válidas podem ser seguidas...

quinta-feira, janeiro 04, 2007

G. D. Vitorino de Piães

É já um valor seguro no desporto concelhio. O Grupo Desportivo de Vitorino de Piães celebrou o seu 25º aniversário. Um quatro de século a evoluir e a cimentar a sua presença no rol do associativismo limiano. Parabéns.

terça-feira, janeiro 02, 2007

Pensar na justa medida da nossa dimensão

Pensar em grande não é proibido, até pode ser benéfico. Mas executar acima das possibilidades, esquecendo a dimensão do burgo pode constituir um problema sério no futuro.
De acordo com o Plano e Orçamento para 2007 do Município de Ponte de Lima, um dos grandes objectivos é a construção de um pavilhão multiusos, uma infrestrutura polifacetada capaz de albergar eventos de diversos tipos, desde os desportivos, aos culturais e recreativos.
O nosso concelho está bem servido de salas e espaços para actividades desportivas, culturais e recreativas, onde apenas é necessário introduzir alguns ajustamentos pontuais, sem a necessidade de uma estrutura de grande dimensão e preço e com uma perspectiva de ocupação reduzida. Os custos com a manutenção são enormes e julgo que as finanças locais poderão, num futuro próximo, ficar condicionadas pela manutenção do património da autarquia. Com multiusos em Guimarães, Braga (Parque de Exposições), Viana do Castelo (concurso foi lançado para o chamado Coliseu), Ponte de Lima vai entrar no grande rol de vilas e cidades com elefantes brancos que geram despesa e poucos ou nenhuns proveitos.
Por isso, não entro na discussão da localização do pavilhão multiusos. Sou, pura e simplesmente, contra a sua construção, que vai ficar cara antes e depois das obras concluídas!