segunda-feira, julho 31, 2006

AGOSTO QUENTE!

Muitos eventos estão programados para este Agosto, que se prevê quente e animado, em tempo de férias, muitos visitantes e do regresso, embora temporário, de inúmeros filhos desta terra que não abdicam de voltar às suas raízes em cada ano que passa. Antes da feira dos petiscos, que também se vai realizar na baptizada Expolima, agora pólo congregador de tudo o que se faz em Ponte de Lima (um exagero, sobretudo quando são evidentes algumas deficiências do espaço, vamos ter o Festival Ponte de Lima, uma adesão às modas festivaleiras do Verão português. Felizmente com um toque inovador: a música portuguesa. Embora não incluído no programa do festival, o dia 3 marca o regresso a Ponte de Lima dos "Madredeus" talvez o grupo português que, actualmente, mais sucesso internacional está a ter. Tendo em conta o tipo de música, o enquadramento da Expolima não será o melhor, mas saúda-se a realização em Ponte de Lima de espactáculos como este, estes sim os que criam públicos e hábitos de consumo cultural. Nos três dias subsequentes, e aproveitando as infraestruturas construídas para os Madredeus, realiza-se o festival Ponte de Lima com os Pólo Norte (dia 4), Toranja (dia 5) e Da Weasel (dia 6). Não sou um entusiaste de importanção de modelos já gastos noutras paragens. Espero que a iniciativa seja um sucesso e que possa ser replicada noutros anos e noutras alturas do ano, numa procura de animação e atractividade para esta terra que bem a precisa.
Para lá da Feira dos Petiscos (11 a 15 de Agosto), teremos Cinema ao ar livre no Mercado Municipal (15 a 19), uma inovação que traz a sétima arte de regresso ao centro da vila; Feira dos Saldos (19) na Expolima; o espectáculo Tango com Marko Gonzalez (26) e, no Festival de Jardins, "Voz Angelis".
O dia 1 marca o arranque das iniciativas com uma exibição internacional de folclore no Largo de Camões, com grupos da Arménia, Chile, Filipinas, Sérvia e Taiwan, participantes no Festival Internacional de Barbeita - Monção.
Uma ressalva. Com a transferência dos Da Weasel para o Festival de Ponte de Lima (6 de Agosto), o projectado concerto para comemoração do Dia Internacional da Juventude (12 de Agosto) ficou sem efeito. Esta é uma data que, decididamente, não pode ficar sem ser assinalada!


Apontamento...

O que se está a passar em Ponte de Lima com a campanha "Um Dia pela Vida", que visa angariar fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro e promover a informação sobre esta problemática, merece um estudo de caso. De facto, a dinâmica deste movimento, a adesão da população e o impacto das iniciativas tem sido enorme. Atrevo-me mesmo a dizer que nunca a sociedade limiana esteve envolvida numa causa como neste caso. Sem dúvida, uma boa demonstração de que, com uma boa estratégia, uma boa política de contactos e envolvência dos limianos, é possível fazer grandes coisas com um conjunto de ideias simples mas muito bem sucedidas. Parabéns Ponte de Lima!

O Festival de Ópera de Ponte de Lima foi um sucesso, segundo os seus promotores. Sempre aqui afirmamos a virtualidade daquela iniciativa. O sucesso está intimamente ligado à qualidade do programa, qo enquadramento dos espectáculos e à permanência e persistência do Festival. No próximo ano, estou seguro, será ainda melhor.

domingo, julho 30, 2006

NO CENTRO DA EUROPA

O "European Stategy Forum" uma associação que pretende abordar e reflectir sobre os problemas que afectam a União Europeia, sobretudo aqueles que ficam fora das agendas oficiais, ficou instalado na Villa Moraes, em Ponte de Lima. É uma excelente notícia para Ponte de Lima e para o Alto Minho, que uma associação tão prestigiada e integrada por tão insignes figuras (Cavaco Silva, António Vitorino) fique instalada entre nós, já que permitirá trazer a discussão da construção Europeia para um país periférico e para o interior de Portugal.

Apontamento...


Foi recentemente instalado na Avenida dos Plátanos um serviço de aluguer de carrinhos de passeio, que vieram dar um ar mediterrânico à nossa vila, possibilitando aos limianos e visitantes uma forma deiferente de abordar a vila e os seus locais de maior interesse. Mas, como não há bela sem senão, a utilização que é dada aqueles veículos não é a mais apropriada, pois deslocam-se, normalmente, a grande velocidade por vias pedonais, como é o caso da Avenida dos Plátanos e Passeio 25 de Abril, colocando em causa a segurança dos peões. Ou se põe na ordem este serviço, ou então mais vale prescindir dele!

sexta-feira, julho 28, 2006

O PLANEAMENTO URBANO?

O PDM está em vigor. Falta agora o PU – Plano de Urbanização de Ponte de Lima, fundamental para o planeamento da zona urbana da sede do concelho, essencial para projectar o desenvolvimento da urbe para os próximos dez anos, mas cujas consequências ultrapassam largamente aquele horizonte temporal. É um documento que tarda muito em ser elaborado, discutido e aprovado. Hoje o planeamento urbano não tem rede, faltam-lhe regras, ficando muitas vezes sujeito ao livre arbítrio.

Ponte de Lima cresceu muito, em termos do seu parque habitacional e comercial, nos últimos anos. E continua a crescer, muito para além das necessidades ditadas pelo mercado. Fará sentido continuar a fomentar tal crescimento ou, então, parar, ordenar e reflectir?

Vamos, sem dúvida, por este segundo caminho:

1. limitar a expansão urbana a limites sustentáveis, sendo fundamental, isso sim, recuperar o parque habitacional existente e ocupar a grande quantidade de habitações devolutas;

2. limitar a construção de novos espaços comerciais, pois os existentes são já em número exagerado para a realidade do concelho;

3. fomentar o aparecimento de zonas verdes e de lazer na margem esquerda do Lima, designadamente nas zonas de expansão urbanística;

4. fomentar o aparecimento de novos espaços de estacionamento para veículos pesados de transporte público;

5. fomentar o aparecimento de novos espaços de estacionamento no centro histórico;

6. aumentar o número de espaços desportivos municipais: mais campos relvados, mais espaços desportivos de acesso generalizado, ampliação da piscina municipal ou construção de uma nova piscina coberta;

7. revitalizar o centro histórico, como prioridade para a reabilitação urbana de Ponte de Lima (Ver post específico sobre esta questão);

8. novo acesso a Ponte de Lima, a partir da A3.

quarta-feira, julho 26, 2006

A EXPOLIMA E O CENTRO DE CONGRESSOS

A Feira do Vinho Verde foi uma verdadeira prova de fogo para a Expolima, um espaço para exposições criado pelo município junto à Feira do Gado, mas que ainda não tinha sido oficialmente utilizado em nenhum certame. Substituir a edílica Avenida dos Plátanos numa Feira do Vinho Verde era um desafio enorme, mesmo muito difícil de superar. E tal confirmou-se, sobretudo num fim de semana em que uma tremenda onda de calor se abateu sobre Ponte de Lima. A Expolima tem boas condições para os expositores, sobretudo ao nível do conforto e da higiene. No entanto, não parece ser um local fresco e ajustado para certames a realizar de dia, durante o Verão. O futuro o dirá, mas registamos a existência em Ponte de Lima de um local para exposições. Espera-se agora é que venha a ser potenciado e utilizado muitas vezes, através da organização de mais eventos do género, capazes de dinamizar as infraestruturas construídas.

Esta questão leva-nos a reflectir, mais uma vez, sobre a zona de S. João onde foi instalada a Feira do Gado. Mais uma vez reafirmamos que, num local tão nobre, é totalmente disparatada a instalação de uma Feira do Gado. Mas agora nada há a fazer…

Uma solução para aquele espaço passa pela deslocalização da Feira Quinzenal ou de parte dela, garantindo-lhe condições de funcionamento e salubridade, projectando-a para o futuro, abandonando as características e condições medievais que hoje ostenta. Não prever uma solução destas para o futuro é hipotecar o único local que a poderá vir a albergar.

Mais grave ainda é o anúncio por parte da autarquia do arranque, já no próximo ano, das obras do novo Centro de Congressos de Ponte de Lima, com capacidade para 1200 pessoas. Este será, provavelmente o maior elefante branco de Ponte de Lima, uma vila do interior de um pequeno distrito, cada vez mais despovoado e em perda para os grandes centros, que vai ter um centro de congressos para realizar um ou dois certames por ano. Que nos livrem destas loucuras de quem gere os dinheiros públicos com tamanha irresponsabilidade. Enquanto que o elefante branco da feira do gado tem uma utilização quinzenal, este vai estar fechado grande parte do ano! Será o grande símbolo do desperdício em Ponte de Lima.


Apontamento...

O Clube Náutico de Ponte de Lima promove, mais uma vez, a iniciativa "Férias Desportivas de Verão". É, presentemente, a única instituição limiana que procura promover acções de ocupação de tempos livres em tempos de férias escolares. Porque será que o município, com tantas infraestruturas (Pavilhões, piscinas, polidesportivos, campos relvados, paisagem protegida, etc., etc.), não avança ou incentiva o aparecimento de mais iniciativas deste tipo? As crianças, jovens e os encarregados de educação certamente agradeceriam.

terça-feira, julho 25, 2006

A RIQUEZA DA BIOMASSA CONTRA O FLAGELO DOS INCÊNDIOS

Se a solução para a diminuição dos riscos de incêndios florestais estiver em mais alguns cêntimos na conta da electricidade, haverá muitos contestatários?

Talvez sim, mas se essa solução implicar a criação de 3 ou 4 mil postos de trabalho nas zonas rurais, poupança no subsídio de desemprego e rendimento social de reinserção, redução da poluição ambiental, diminuição do consumo de petróleo e seus derivados, o número de indecisos poderia decrescer.

Estes são os resultados de um estudo realizado na Galiza (com muitas semelhanças com o Norte de Portugal) intitulado “Estudo electricidade verde. A biomassa nos montes da Galiza” elaborado pelo Centro de Investigação Económica e Financeira da Caixa Galicia. Os seus resultados são animadores. Limpa-se a floresta e, com os produtos recolhidos, produz-se energia limpa. Na Galiza, daria para abastecer 30% dos seus lares e reduziria em 10% o consumo de energia térmica, não renovável e contaminante.

Então, com a floresta que temos, no estado em que a temos, com a dependência externa que temos ao nível energético, esta não poderá ser uma boa solução. Mesmo que o preço da energia fosse subsidiado, ainda restariam muitas vantagens: mais emprego, menos gastos em subsídios, energia limpa, montes limpos e menos incêndios (para metade segundo as previsões do estudo).

Apontamento...

Faleceu Amadeu de Araújo Pimenta, uma figura grande de Ponte de Lima, com um contributo muito importante para o seu progresso e conhecimento, designadamente através das funções deesempenhadas enquanto autarca da vila de Ponte de Lima, trabalho no campo farmacêutico, correspondente de "O Primeiro de Janeiro" mas, sobretudo, pela sua presença forte e determinada numa terra que sempre abraçou e para a aqual sempre trabalhou.

domingo, julho 23, 2006

O EIXO ATLÂNTICO E O EIXO MINHO/LIMA

A Associação Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular integra os principais municípios do Norte de Portugal e da Galiza. O distrito de Viana do Castelo está apenas representado pela sua capital. Muito pouco se compararmos com outros distritos. Mas o que importa realçar, é o trabalho que tem sido realizado no sentido de demonstrar os traços comuns da cultura e da identidade da Galiza e do Norte de Portugal, designadamente ao nível da promoção turística desta euro-região, o estudo e a promoção de actividades juvenis transfronteiriças, o desenvolvimento ambiental, económico, social e cultural, a capacidade de colocar os protagonistas locais a olharem no mesmo sentido, tornando a linha de fronteira num eixo de união e trabalho conjunto.

Trata-se de um exemplo, talvez um entre muitos que devem existir por essa Europa que também é nossa. Mas, se é possível fazê-lo entre municípios de dois países diferentes, também deve ser possível juntar num mesmo espaço, numa mesma comunidade os municípios que têm TUDO, mas mesmo TUDO em comum. É necessário é vontade política e uma ou mais pessoas capazes de promover essa união.

sábado, julho 22, 2006

AS PRAIAS FLUVIAIS QUE ESTÃO AÍ … MAS NÃO EXISTEM

Infelizmente são muitos os nossos concidadãos que têm perdido a vida em praias fluviais na presente época balnear.
Sobretudo na última década muitos são os municípios que, aproveitando as condições naturais, dotam determinados espaços de condições para o acesso e fruição, por parte das pessoas, dos rios e albufeiras. Esses locais sempre se chamaram e chamam praia. Mas ficamos agora a saber (Correio da Manhã de 9 de Julho de 2006) que as praias fluviais legalmente não existe, devido a um vazio na nossa lei que desresponsabiliza toda e qualquer entidade relativamente à gestão, vigilância e manutenção daqueles espaços.

No caso concreto de Ponte de Lima, moralmente e fisicamente não tenho dúvidas que existem praias fluviais. Senão o que são as praias fluviais do Arnado, Vitorino das Donas, Bertiandos, S. Martinho, Gemieira, Refoios, Estorãos, entre outras? Foram espaços beneficiados, infraestruturados para esse fim.

Ninguém de bom senso, pode afirmar que não existem, nem tem qualquer responsabilidade naqueles espaços, quando foram dinheiros públicos que permitiram as obras. Por isso é de exigir que, para prevenir problemas no nosso concelho, as prais fluviais sejam dotadas de sinalização indicando os lugares mais perigosos, que seja mantida a salubridade e o ordenamento, garantida a vigilância por nadador salvador. É da responsabilidade dos políticos olhar para esta problema com sensibilidade e respeito.



Apontamento


Hoje os placards electrónicos informativos da autarquia (a necessitarem de reforma e o do passeio 25 de Abril de uma nova localização), informavam que nos dias 14, 15 e 16 de Julho se ia realizar a Festaa do Vinho Verde. Má imagem e aparente falta de coordenação nos serviços que deveriam actualizar a informação da autarquia. Um assunto a rever pois, certamente, muito haveria que anunciar para o corrente fim-de-semana.

sexta-feira, julho 14, 2006

LAMENTÁVEL...

Estão a chegar as férias!
Na política, tudo vai parar ou, pelo menos, ficar em lume brando.
Infelizmente este mês de Julho ficou marcado pelo trágico desaparecimento do Presidente da Junta de Freguesia de Fojo Lobal. É de lamentar mais uma morte devido à pirotecnia, actividade que tem ceifado muitas vidas no concelho de Ponte de Lima. É fundamental que se respeitem todas as regras de segurança e que todos os intervenientes no processo as façam cumprir.
Entre a festa, a romaria e as vidas humanas, fico claramente no lado das vidas humanas. Que os responsáveis políticos concelhios, que tão perto estiveram da tragádia, tirem as devidas ilações do sucedido e saibam agir em conformidade.

segunda-feira, julho 10, 2006

DIABOS COM UNHAS!

O grupo “Unhas do Diabo” conquistou o 1º lugar no concurso “Teatrália”, organizado pelo INATEL. É o reconhecimento nacional de um grupo amador que tem sabido trabalhar a arte de Moliére e preservar tradições, como são o caso da “Serrada da Velha” e do “Testamento do Judas”. Parabéns.

sexta-feira, julho 07, 2006

A ARTE TEATRAL...

A penhora de bens ao Ministério da Cultura é mais uma das famosas rábulas campelianas, que bem pode vir a tornar-se num génio do teatro contemporâneo. Não da escrita, mas sim da representação. Depois de oferecer dinheiro do município para as obras da urgência do hospital de Ponte de Lima, tal como o fez na reconstrução do Teatro Diogo Bernardes, cuja obra arrancou e foi terminada sem qualquer compromisso de apoio do Governo, compromisso obviamente conseguido muito mais tarde (Orçamento do Queijo ainda está por pagar!), agora no palco da Mesa dos Quatro Abades (era mesmo necessário um pouco de pimenta para agitar uma tradição que, de tão repetitiva, pouco interesse suscita), ameaça penhorar bens do Ministério da Cultura por alegado incumprimento de compromissos anteriormente assumidos.

A diplomacia utilizada na questão da urgência do Hospital e da PSP não foi suficiente para convencer a Ministra da Cultura a pagar o que, pretensamente, deve, os tais 150 000 contos.

E vai rábula…

Obviamente, ficamos à espera da resposta do Ministério da Cultura ou da concretização da ameaça, que surgiu precisamente (será coincidência?) num dos momentos mais infelizes de Daniel Campelo à frente do município, ou seja, o anúncio da localização da fábrica do IKEA fora do nosso concelho, uma pesada derrota para quem deu como adquirido esse investimento, anunciado em devido tempo no auditório municipal..

Parece que regressamos ao antigamente, mas sem o fulgor de outrora. Se a peça tiver sucesso, os cofres do município agradecem. Mas que ficamos sem saber o final da história, lá isso ficamos…

terça-feira, julho 04, 2006

NÃO ESQUEÇAM JOSÉ ROSA ARAÚJO!

Este ano passa o centenário do nascimento de José Rosa de Araújo, um vianense intimamente ligado a Ponte de Lima, ao Arquivo Municipal e à recolha histórica e etnográfica do concelho. Não somos, habitualmente, um povo sem memória, e será bom que assim continuemos. José Rosa de Araújo era um Homem bom, amigo de Ponte de Lima onde deixou muitos amigos, e não pode ser esquecido por uma terra que sempre foi muito bem tratada por ele.